8.10.19

Casa das 11 Janelas de volta aos holofotes da arte

O Museu de Arte Contemporânea Espaço Cultural Casa das Onze Janelas reabre nesta quarta-feira, 9 de outubro, a partir as 19h,  com música, projeção de filme, vídeo instalação e exposições que reinauguram as salas Valdir Sarubbi, Gratuliano Bibas e Ruy Meiira. O restaurante volta a funcionar e também será lançado o edital Prêmio Preamar de Cultura Popular. Tudo a partir das 19h, com solenidade e presença do Governador Helder Barbalho. 

Depois de três anos de polêmica e movimento artístico em defesa de seu uso e até ameaça de extinção, o mais importante museu de arte contemporânea da região Norte do Brasil, a Casa das Onze Janelas, estará de volta à cena artística da cidade nesta semana, sem perder sua característica principal, a arte contemporânea, mas também assumindo as novas funções gastronômicas. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Secretaria de Cultura informou que além do rico acervo em exposições, a Casa vai abrigar um restaurante, que precisou de adaptações, como informou a secretaria. 

Fechado desde 2016, o espaço precisava de reparos em suas instalações, desde a elétrica e de ar condicionado - uma vez que seus equipamentos estavam apresentando defeitos devido ao longo período de utilização sem manutenção adequada - até reformulações estruturais e de segurança. O Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio, por exemplo, foi atualizado e todos os extintores mudados de água para CO², a sinalização de emergência foi implantada com placas indicativas de emergência e detectores de fumaça instalados, visando a preservação da vida e do patrimônio histórico.

Com o intuito de aprimorar o modelo de ocupação da área, está sendo construída uma cobertura - a maior intervenção realizada na obra - que vai possibilitar o uso da varanda Guajará em períodos de chuva e sob o sol da manhã. Uma estrutura de metal e vidro será instalada, independente da edificação de alvenaria existente, respeitando, porém, as alturas e características do prédio antigo, de forma a não conflitar com o bem cultural.

Os banheiros já existentes também sofreram pequenas reformulações e foi criada uma área de serviço independente da cozinha. Será reinstalado o quiosque próximo ao píer, a fim de se ter mais uma possibilidade de comércio e degustação de comidas típicas no local. Também foram realizados reparos no trapiche flutuante e na cobertura da Corveta Solimões nas instalações elétricas e de ar condicionado.

O Espaço Cultural Casa das 11 Janelas se configura como um bem arquitetônico onde funciona o Museu de Arte Contemporânea do Estado do Pará - o mais importante museu de arte contemporânea da região Norte do Brasil - e reabre suas portas com quatro exposições montadas a partir do riquíssimo acervo do Estado.

De acordo com Úrsula Vidal, secretária de Estado de Cultura era um dever desta gestão  devolver a Casa das Onze Janelas à população. A Secult também aposta na reabertura nesta época do Círio, quando Belém recebe um número enorme de visitantes que também poderão usufruir da produção artística do Pará e do Brasil. 

“O Espaço Cultural Casa das Onze Janelas é extremamente simbólico para a população de Belém, por se tratar de um museu dedicado à arte contemporânea e por ter sido alvo de polêmica durante o seu fechamento. Reabriremos com quatro exposições e é uma alegria disponibilizar aos paraenses a extroversão deste acervo riquíssimo que o SIMM tem em sua reserva técnica”, diz Úrsula Vidal.

O objetivo é apresentar “às novas gerações de estudantes de artes plásticas, artes visuais, museologia, história e à população em geral, obras que há mais de 10 anos não eram expostas. As exposições têm linhas curatoriais cuidadosas que nos convidam a repensar os dilemas desse momento que vivemos no Brasil. Estamos cheios de expectativa de que esse será um espaço de fruição, não só do acervo, mas de todo o complexo arquitetônico e museal do centro histórico de Belém”, finaliza a secretária.

As exposições

Sala Ruy Meira - “Percursos na Arte Brasileira” - Curadoria do Sistema Integrado de Museus e Memoriais. A exposição traça um panorama da arte brasileira, das primeiras décadas do século XX aos dias de hoje, na qual os artistas da geração moderna dialogam com a produção artística contemporânea paraense. 

Sala Valdir Sarubbi - “Dilemas 2019” - curadoria de John Fletcher. A proposta expositiva ressalta o potencial crítico da arte sobre a realidade atual, a partir de Dilemas pessoais e coletivos, de modo a criar um roteiro capaz de nos fazer agir sobre este período de grande crise que vivemos hoje.

Sala Gratuliano Bibas - “Encontro das Águas – Luiz Braga e Miguel Chikaoka” - Curadoria do Sistema Integrado de Museus e Memoriais - Texto de João de Jesus Paes Loureiro. A mostra apresenta um olhar sobre a Amazônia através do encontro de dois grandes representantes da fotografia paraense: Luiz Braga e Miguel Chikaoka. Dois rios fluentes de histórias pessoais que a invenção, a originalidade, a ética, o humanismo e o compromisso com as atitudes da dimensão artística da fotografia, não afugentou a prática de intensa reflexão por imagens sobre o homem na Amazônia integrado em suas circunstâncias histórico-culturais.

Sala Laboratório das Artes - “Indizível” - Curadoria de Nando Lima - Vídeo instalação que propõe uma experiência imersiva no universo simbólico de Andara, a Amazônia distópica de Vicente Cecim.

Prêmio Preamar de Cultura Popular 

Pensando no acesso democrático ao fomento das práticas culturais, durante a cerimônia de reabertura da Casa das 11 Janelas, o Governo do Pará, por meio da Secult, lança o edital Prêmio Preamar de Cultura Popular, oferecido aos proponentes de projetos culturais que estejam em plena atividade e desenvolvimento há pelo menos um ano.

O edital vai premiar em 2019, com o valor bruto de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), a atuação de até quarenta e sete fazedores e fazedoras de cultura, por reconhecimento à criação, à transmissão e à difusão de práticas culturais referenciadas nos valores da cultura paraense.

Cumprindo a diretriz de política pública do Governo do Pará, que estabelece como prioritária a descentralização das atividades para o interior do Estado, o Edital vai premiar projetos nas 12 (doze) regiões de integração e nos 7 (sete) territórios de vulnerabilidade social, integrantes do programa Territórios pela Paz (TerPaz). No total serão contemplamos 14 (quatorze) nos Territórios pela Paz e 33 (trinta e três) nas Regiões de Integração.

Programação

19h - Projeção do filme Círio de Nazaré (Direção: Alan Kardek  Guimarães)
Local: Aldeia das Onze (Praça da Fonte)

19h30 - Apresentação do grupo musical Quarteto PA
Local: Varanda da Casa (Térreo)

20h - Reabertura da Casa das Onze Janelas (com obras do acervo):

Percursos na Arte Brasileira/ Acervo do Estado
Local: Sala Ruy Meira

Dilemas
Local: Sala Valdir Sarubbi

Encontro das Águas – Miguel Chikaoka e Luiz Braga
Local: Sala Gratuliano Bibas

Indizível – Vídeo instalação da obra audiovisual de Vicente Cecim
Local: Laboratório das Artes.

(Holofote Virtual com informações da assessoria de imprensa da Secult-Pa)
Fotos: Blog da Casa das Onze Janelas / G-1 Pará

Nenhum comentário: