17.10.19

Trio Manari celebra com show chegada do 1º DVD

Fotos do show: Alan Soares
A essência musical e a performance do Trio Manari registrada no primeiro DVD da carreira do grupo. “Sons da Floresta” será lançado com show homônimo neste sábado, 19, às 20h, no Teatro do Sesi. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro ou on line (http://bit.ly/Trio_Manari).

O show de lançamento conta com as 8 músicas do DVD, sendo seis delas, inéditas. “Dançando no Rio”, que está no primeiro CD do grupo, foi regravada, trazendo uma nova roupagem. “A gente está mergulhando mais no universo percussivo nesse momento, fomentando mais a percussão aqui do Norte para que seja mais vista lá fora do Brasil”, diz Kleber Paturi.

“São peças de percussão realmente grandes, com todo mundo fazendo partes diferentes, compartilhando mesmo dos tambores. Os últimos trabalhos que a gente fez foram em cima das músicas das outras pessoas, trabalhamos mais para acompanhar outros artistas, e agora não, agora estamos voltando às nossas raízes. Os tambores estão na frente”, diz Marcio jardim.

Para Nazaco, o DVD traz uma soma de tudo que o grupo já fez. “As ideias, as técnicas e outras coisas bacanas acumuladas nesses anos de carreira. Nas composições do DVD minha parte é mais dos graves, mais da levada. As quebradas ficam mais para o Márcio (Jardim) e o Paturi (Kleber Benigno)", diz Nazaco. 

"É muita figura junto e o grave embola se ele estiver quebrando junto, então a gente decidiu fazer só a levada mesmo para não embolar. Não é uma coisa que em um ensaio a gente possa tocar, é uma coisa complicada pra tocar. Faremos quatro peças só nós três no palco, só a percussão”, complementa.

Participaram da gravação e estarão no show de lançamento, os músicos Marcelino Santos (banjo), Wesley Jardim (baixo), William Jardim (guitarra), Daniel Serrão (sax tenor), Felipe Ricardo (sax alto), Lulu Bone (trombone) e Gerson Levy (trompete). O jornalista e radialista Edgar Augusto, do programa Feira do Som, na Rádio Cultura do Pará, também fez uma participação, apresentando o Trio Manari ao público que esteve na lateia de gravação do DVD.

Um dos projetos selecionados pelo Rumos Itaú Cultural de 2017/2018, o DVD tem direção de Caco Souza, com produção executiva de Aline Vieira, direção musical do Trio Manari e direção artística de Carlos Canhão Brito. Além do patrocínio do Rumos Itaú Cultural, o projeto teve apoio cultural da Pro Music, Loja Rosário - Soluções em Áudio e Música, Reator Cultural Socioambiental, Loja Tambores Zé Benedito.

Referência da percussão na região norte

Gravado em Belém, em dezembro do ano passado, no Teatro Waldemar Henrique, “Sons da Floresta” traz a identidade raiz do Trio Manari, que numa trajetória que tem reconhecimento internacional e se mantém como uma das maiores referências da percussão na Região Norte. 


Márcio Jardim, Nazaco Gomes e Kleber Benigno pesquisam, há 20 anos, a percussão de sonoridades amazônicas, além de instrumentos próprios como o curimbó, feito de madeira rústica e de couro de boi. Isso instigou a produtora cultural Aline Vieira, que propôs ao grupo a realização do projeto. Ela ouviu falar do trabalho dos percussionistas em uma oficina de oferecida pela Escola de Música da UFPA, em 2010. 

“A essência instrumental da Amazônia foi o que mais me instigou a querer saber mais esse processo de desenvoltura do grupo, como conseguem atravessar as barreiras dos sons da natureza e transpor para o instrumento. Logo entendi que para se ter aquele som, o meio de transmissão era a floresta, através dos instrumentos feitos dela, seja o curimbó, seja um ganzá, ou até mesmo a voz como instrumento de fala do nosso cotidiano amazônico”, diz Aline Vieira.

O Trio Manari tem apenas um CD lançado em 2002, com o qual, em 2004, foi premiado em duas categorias no I Prêmio Cultura de Música da Funtelpa e Governo do Estado - melhor CD e melhor CD Instrumental Erudito. Em 2005, esteve no “Ano do Brasil na França”, além de shows em Nancy e do Festival de Jazz de Caiena. 

Entre outras apresentações, em abril de 2006, o show Manari Naná reuniu ao Trio, no “Encontro de Tambores”, realizado no Theatro da Paz, o músico Naná Vasconcelos, um dos maiores percussionistas do mundo. A última turnê foi em 2009, quando o Trio viajou em turnê pela Europa passando por países como Inglaterra e Portugal. 

Kleber Benigno iniciou sua carreira nos anos 1990, com o grupo Mosaico de Ravena. Inicialmente como roadie e depois como percussionista. O músico tem influência do rock e da música latina - estudou dois anos com o músico uruguaio radicado em Belém, Daniel Benitez -, da Música Popular do Brasil e a Cultura Popular da Amazônia. Atualmente cursa licenciatura em música e o técnico em percussão na Emufpa.

Percussionista nascido em família de músicos, Marcio Jardim conheceu a percussão nas rodas de samba em sua casa e passou e logo se identificou com o pandeiro, seu primeiro instrumento. Iniciou os estudos no conservatório Carlos Gomes, em percussão clássica. Hoje cursa  Graduação em Música na UFPA. 

Nazaco Gomes vem atuando em grupos folclóricos de Belém desde os 09 anos de idade; começou seus estudos com o professor de percussão popular Arythanan Figueredo, posteriormente passou estudar no curdo livre de percussão do Conservatório Carlos Gomes. Pesquisador de ritmos brasileiros atrelando sua musicalidade ao estudo dos ritmos e tradições da história do Brasil, tem ênfase nos tambores e ritmos Amazônicos, Latino-Americanos e Africanos. 

MÚSICAS/DVD
  1. Fornada – Trio Manari e Netinho Bass / arranjo: Trio Manari
  2. Suite Percussiva – Márcio Jardim e Netinho Bass / arranjo: Trio Manari e Netinho Bass.
  3. Correndo da Chuva – Nazaco Gomes / arranjo: Trio Manari (Poema “Nós somos da mesma Aldeia” - Eliaquim Rufino).
  4. Titurito – William Jardim / arranjo: Trio Manari e Netinho Bass
  5. Jardins – William Jardim e Wesley Jardim / arranjo: Davi Amorim
  6. Dançando no Rio – Adelbert Carneiro e Trio Manari
  7. Orquestra dos Sapos – Manasses Malcher e Trio Manari.
  8. Sambarimbó – Dj MAM e Marco André/ arranjo Trio Manari 
FICHA TÉCNICA
  • Trio Manari – Os percussionistas Kleber Benigno (Paturi), Marcio Jardim e Nazareno Gomes (Nazaco).
  • Músicos Convidados: Wesley Jardim (Baixo), Willian Jardim (Guitarra), Marcelino Santos (Banjo), Felipe Ricardo (Sax Alto), Daniel Serrão (Sax Tenor), Gerson Levy (Trompete), Lulu Bone (Trombone).
  • Direção: Caco Souza.
  • Direção Musical:  Trio Manari.
  • Direção Artistica: Carlos “Canhão” Brito.
  • Roadie: Elias Pinheiro.
  • Equipe de Som: Silvio Amorim (Técnico De Pa), Júlio Negão (Técnico De Gravação), Sérgio Brito (Auxiliar Técnico De Pa), Herison Williams (Auxiliar Técnico De Gravação).
  • Corte e Edição: Publikmusic, por Hélio Ton Silva.
  • Finalização e Mixagem: Júlio Silva (Negão).
  • Equipe de Luz e Cenário: Patrícia Gondim (Desenho de Luz), Lauro Matos (Cenotécnico), Da Mata (Cenotecnia).
  • Fotografia: Alan Soares | Estúdio A2Ateliê.
  • Produção: Luciana Soeiro.
  • Assistente de Produção: Brena Gama, Raffael Grande.
  • Produção Executiva e Coordenação: Aline Vieira.
  • Comunicação: Cleo Maués (Redes Sociais), Luciana Medeiros (Assessoria De Imprensa).
  • Design Gráfico: Vilson Vicente.
  • Equipe de apoio: Paulo Henrique Andrade, Leandro Souza Ratis, Wyhud Menezes.
Serviço
Lançamento o DVD “Sons da Floresta”, do Trio Manari - Projeto selecionado pelo Rumos Itaú Cultural de 2017. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro ou no sita de www.eventim.com.br (http://bit.ly/Trio_Manari).

Nenhum comentário: