15.10.19

Evento reúne rede paraense de Pontos de Cultura

Direcionado a produtores culturais, mestra ou mestre de cultura, ativista sociocultural, gestora ou gestor público, e lideranças comunitárias em bairro ou Ponto de Cultura, o I Encontro da REDE AJURICABA – Rede Paraense de Pontos de Cultura traz o tema “Mecanismos de Fomento e Financiamento da Cultura: política, economia, criatividade e desenvolvimento”. De 17 a 19 de outubro, em Belém, no auditório do NAEA – UFPa e encerramento na ilha de Caratateua.

O encontro pretende discutir e responder questões sobre como realizar um projeto cultural, buscar sustentabilidade econômica, entender as políticas e mecanismos de financiamento da cultura e as novas práticas de economia colaborativa e criativa, como funcionam e quais são as possiblidades.

Formada há 10 anos, a Rede de Pontos de Cultura do Pará congrega também outros produtores e fazedores de cultura popular e comunitária do estado. Dentre as metas da organização estão a rearticulação de uma política estadual de Pontos de Cultura, a implantação do Sistema Estadual de Cultura (CPF da Cultura); debater mecanismos de financiamento da cultura; contribuir para a popularização da Política Nacional de Cultura Viva e promover vivências estéticas que permitam imersões no ambiente e no imaginário poético amazônico. 

O I Encontro da REDE AJURICABA acontece de 17 a 19 de outubro de 2019, em três locais diferentes, e não simultâneos: no NAEA/UFPA (as exposições e rodas de debates), e nos Pontos de Cultura Ninho do Colibri e Casa Preta (as vivências estéticas), ambos na ilha de Caratateua.

“Temos uma quantidade limitada de inscrições que serão subsidiadas com apoio de alimentação, transporte intermunicipal e hospedagens (para quem vive fora de Belém), e translado para ilha de Caratateua no dia das Vivências Estéticas”, diz José Maria Zehma, da organização. “A intenção é reunir no encontro cerca de 50 representantes de movimentos, coletivos e projetos culturais do estado, bem como também de Pontos de Cultura de todas as regiões do Pará” complementa.

Como se inscrever: Envie seu nome, idade, município em que reside, telefone de contato, com DD, se for de fora de Belém e o nome do coletivo, iniciativa, movimento cultural ou Ponto de Cultura do qual faz parte, para o e-mail redeajuricaba2019@gmail.com  ou WhatsApp (34) 98808-7785 (Louriene Ataíde – produtora) e (91) 98014-0475 (Zehma). Coloque no assunto/título da mensagem: “Solicitação de inscrição I Encontro da REDE AJURICABA” e aguarde a confirmação da participação.

Mais informações: 
https://www.facebook.com/Rede-Ajuricaba-Rede-Paraense-de-Pontos-de-Cultura-503407866484970/ - Créditos de imagens: Louriene Ataide, e acervo Ponto de Cultura Casa Preta e Rede Ajuricaba.

PROGRAMAÇÃO

QUINTA-FEIRA, 17 DE OUTUBRO
Local: Auditório Prof Armando Mendes NAEA/UFPA
  • 8h30 - Abertura do I Encontro da REDE AJURICABA - Participação de gestores públicos, parlamentares, coordenação da REDE AJURICABA, e apoiadores.
  • 9h30 - Roda de debates “Mecanismos de Financiamento e Fomento da Cultura” – com representantes do Ministério da Cidadania – Secretaria Nacional de Cultura/Regional Norte (Lei Rouanet e politica de fomento do governo federal) ; da SECULT (Politica de fomento cultural da SECULT – Editais e ações de fomento da Secretaria), FCP (Lei Semear) e Banco da Amazônia (Política de Apoio e Incentivo Cultural do Banco da Amazônia)
11h – Debate

12h - Intervalo para o almoço

14h - Roda de debates “Por uma Economia Criativa e Colaborativa da Amazônia”, com:
  • Valcir Santos - Ativista cultural, professor universitário e pesquisador. Membro do Forum de Culturas do Pará. Coordenador do projeto “Economia Criativa, Cultura e Território”.
  • Fernanda Martins - Designer, produtora cultural, professora e pesquisadora. É fundadora do projeto “Letras que Flutuam”. Foi representante nacional do Design no CNPC do Ministério da Cultura.
  • Tainá Marajoara - Realizadora Cultural e Chef de Cozinha. Atua a partir de uma nova epistemologia da Cultura Alimentar para o reconhecimento desta como expressão cultural brasileira. É fundadora do Ponto de Cultura Alimentar Lacitata e membro da RAMA - Rede Amazônia que Alimenta a Amazônia de Cultura Alimentar.
  • Preto Michel - Educador social, escritor, gráfico, militante do movimento negro e microempreendedor. Criador das grifes “Nega Neguinha” e “PRETITUDE nus Panos”. Coordenador do projeto “Escambo Literário”.

Mediação de José Maria Reis (zehma): Produtor cultural, professor e pesquisador. Há 10 anos se interessa pelo tema da Economia Criativa na Amazônia. Ganhador do Prêmio “Economia Criativa” do Ministério da Cultura em 2012. Articulador da REDE AJURICABA.

15h30 Debate 

16h - Roda de debates - “Sistema Estadual de Cultura: o CPF da Cultura do Pará em pauta”, com representantes da SECULT, Fórum de Culturas do Pará e ALEPA.

17h - Debate

SEXTA-FEIRA, 18 DE OUTUBRO
Local: Auditório Prof Armando Mendes NAEA/UFPA

8h30 - Palestra “Arte e Cultura Comunitária: como mudar a realidade de sua ‘quebrada’ com um projeto cultural”, com Lilia Melo.
  • Formada em Letras pela UFPA; é professora da rede pública de ensino, premiada como a melhor professora do Brasil em 2018, no ensino médio, pelo Prêmio “Professores do Brasil” do MEC. Idealizadora dos projetos “Juventude negra periférica - do extermínio ao protagonismo”, e “CineClube TF”. 
9h30 - Debate 

10h30 - Formação dos Grupos de trabalhos:
  • SisCult Pará; 
  • Política Cultura Viva e Pontos de Cultura do Pará; 
  • Sustentabilidade Financeira e Cultural, onde cada grupo terá como tarefa pensar, propor e gestar colaborativamente estratégias e ações para cada uma dessas áreas.
12h - Intervalo para o almoço

14 h - Intervenção Artística: Amazônia, imaginário e poesia

15h - Trabalho de relatoria do GT’s - exposição dos resultados dos GT’s, contribuições da plenária do I Encontro, e aprovação final das estratégias

17h - Encerramento dos trabalhos.

SÁBADO, 19 DE OUTUBRO
Local: Ilha de Caratateua

8h30 -  Vivências Estéticas na ilha de Caratateua – PA

9h30 - Acolhida e café da manhã regional no Ponto de Cultura Ninho do Colibri
Manhã de vivências com o Pássaro Colibri do Outeiro.

12h - Almoço no Ponto de Cultura Casa Preta
Tarde com a Sambada da ilha do Coletivo Casa Preta

16h - Mística de encerramento do I Encontro da REDE AJURICABA

(Holofote Virtual com informações da Rede Ajuricaba - Programação sujeita a mudanças e confirmação de nomes dos representats das insctituições convidadas)

Nenhum comentário: