10.10.19

Auto da Lua Crescente apresenta novo espetáculo

Fotos:  Fabrizio Rodriguez
Teatro, dança e música. O Auto da Lua Crescente estreia "O Círio das águas e do tempo", com apresentações neste sábado, 12, às 8h, no Curro Velho, e às 17h, na Casa da Linguagem. O grupo também se apresentará no dia 16, às 9h, no Hospital Ophir Loyola, e no dia 20, às 20h, na Feira Livre do Centur.

O espetáculo "Círio das Águas e do Tempo" vem contando a história de Seu Raimundo, um pescador que sofre um naufrágio, e quase perde a vida. Ao ser salvo, se torna um promesseiro de uma fé inabalável. Em sua promessa se compromete, durante o Círio, atravessar as pessoas em sua embarcação sem cobrar passagem, em forma de gratidão a Nossa Senhora de Nazaré.

O espetáculo fala do destino, das muitas travessias que fazemos na vida. Das escolhas que fazemos e de onde chegamos através delas. Motivados pela nossa fé, crentes de que tudo está entregue nas mãos do divino, mas nós estamos fazendo nossa parte, guiando nossa embarcação. O plácido encontrou a Santa? Ou a Santa encontrou o plácido? ... Nós achamos nosso destino ou o nosso destino nos achou? Ou esse encontro se dá em cada passo que dou?

Neste mês, há quatro  oportunidades para ver o espetáculo, este ano dirigido pela tri e diretora contadora de histórias, Ester Sá. Outros diretores também já foram convidados pelo grupo para fazer a direção de seus trabalhos, que t~em origem em um sonho antigo do fundados do Auto da Lua Crescente, o ator, também diretor de teatro, Mika Nascimento.

Um sonhos que alimenta outros pela cidade

"Sempre sonhei em ter um grupo onde os atores pudessem: Cantar, dançar e atuar", diz Mika, que em 2015 resolveu procurar a coordenação da Fundação Curro Velho, na qual era funcionário. E assim surgiu o grupo, em parceria com o músico Muka de Souza. 

O elenco foi formado por ex-alunos do Curro, que se dedicaram a um ciclo de laboratórios de artes cênicas e cultura popular, que contou com a participação dos idealizadores e também do músico cantor e compositor Allan Carvalho que foi convidado para compor a equipe. Deste resultado, então nasceu às margens da baía do Guajará, em junho de 2015, o grupo Auto da Lua Crescente.

Desde então, o grupo começou a compor espetáculos que reúnem as linguagens do Teatro ,Dança e Música,nos períodos de Junho, Outubro Novembro e Dezembro, nas temáticas Junina, do Círio, Consciência Negra e Natalina respectivamente, e com estes trabalhos circula apresentando pela cidade, atendendo a demandas de apresentações artísticas que o Curro Velho recebe para se fazer presente. 

O Auto da Lua Crescente se denomina um grupo de teatro brincante: Estudantes e pesquisadores que viajam sobre o tempo trazendo lembranças e tradições populares. Preservando a memória em cada espetáculo, contracenando nas danças e no canto. 

O grupo é autoral e compõe o texto, as músicas e a cena. Mika Nascimento ficou dirigindo o Grupo de 2015 até 2017, e atualmente,o grupo recebe também outros diretores de teatro da Cidade, que dialogam com o mesmo e colaboram no processo, enriquecendo o fazer.

Diretores como Alexandre Luz e Ana Marceliano já estiveram junto com o grupo, e este ano, o trabalho que estreia dia 12 de outubro, conta com a direção colaborativa de Ester Sá.
O elenco já teve algumas alterações desde seu início, mas ainda conta, em boa parte com os que iniciaram o sonho.O grupo AUTO DA LUA CRESCENTE agradece a cada um que passou,e sonhou junto, ajudando a fazê-lo criar asas. Este é o 14º espetáculo que fazemos, e como os demais, queremos nos emocionar, deixando parte de nós, semeados nos corações e na memória do público

Levando teatro pela cidade e instituições

O Auto da Lua Crescente vem sendo um grupo que leva o Curro Velho artisticamente para a cidade, pois seus espetáculos são pensados para circular: os elementos cênicos são pensados para se adaptarem e funcionarem em diversos espaços, independente de caixa cênica. 

Por este pensamento os espetáculos podem ser apresentados em quaisquer lugares, como hospitais, escolas, etc... Desde 2015 já realizou apresentações em instituições como Hospital Ophir Loyola, Hospital Gaspar Viana, Hospital Barros Barreto, Abrigo João de Deus, Pão de Santo Antônio, APAE, Unipop, Casa de Plácido, Tribunal Judiciário, Igreja do Perpétuo Socorro, Casa das Artes, Casa da Linguagem, Casarão do Boneco, Concha Acústica do CAN, Teatro Waldemar Henrique, Teatro Margarida Shivazappa,   além de diversas escolas públicas, e na Comunidade da Vila da Barca, dentre outros.

FICHA TÉCNICA

Elenco – Anny Alves, Renan Ventura, Paulo Pensador, Derick, Taynara Garcia, Rafael Mendes, Jany Silva, Julliana Matemba
Músicos – Pawer Martins, Muka de Souza, Pablo de Souza, Gabriel Nascimento, Rogério Silva
Dramaturgia – Paulo Pensador e Derick
Músicas - Instrumental Guitarra Beira de Rio(Pawer Martins e Auto da Lua Crescente) / Amocariu (Saint Clair Du Baixo e Nilson Chaves) Rio Belém(Jany Silva/ Muka de Souza e Auto da Lua Crescente /Naveguei (Paulo Pensador/ Muka de Souza e Auto da Lua Crescente)/Lavadeiras (Muka de Souza e Nóis na Fita)/ Maria Nazinha do Tempo (Paulo Pensador/Muka de Souza/ Pawer Martins/ Rogério Silva e Auto da Lua Crescente)/ Vóis Sois o Lírio Mimoso (Domínio Público)/Um conto de Proa (Derick)
Concepção e criação visual – Geovane Silva Serra 
Fotografias – Fabrizio Rodriguez
Arte Gráfica – Cleyson Oliveira de Oliveira
Costureiras – Nete Ribeiro, Izabel Ribeiro, Sônia Garcia,
Equipe técnica da FCP – Leiliane Carvalho e Vanda Lopes
Logística - Ester Souza
Direção – Ester Sá e Auto da Lua Crescente

PROGRAMAÇÃO

Dia 12 de outubro - Sábado
8h- Espaço Cultural Curro Velho
17h - Casa da Linguagem, até a Passagem da Santa.

Dia 16 de outubro 
09h - No Hospital Ophir Loyola 

Dia 20 de outubro
20h - Feira Livre do Centur

Nenhum comentário: