1.10.19

Mestre Cardoso inspira 2º álbum de Allan Carvalho

O lançamento tem participações especiais de Ronaldo Silva, Nazaré Pereira, do ator e escritor Adriano Barroso e do Boi Lapichinha, composto por artistas da malhada do saudoso boi de Mestre Cardoso, e que virá diretamente de Ourém contribuir com a festa. Haverá ainda exposição, roda de conversa sobre patrimônio cultural e relançamento de um CD do próprio mestre. Tudo nesta quarta-feira, 2, no Núcleo de Conexões Na Figueiredo, às 20h.

“Ouro Fino”, conta Allan Carvalho, foi o último brinquedo construído por Mestre Cardoso, antes dele falecer em 20 de novembro de 2012. E também dá nome ao segundo CD de Allan Carvalho. “Ele estava no hospital e disse para darem um recado para os meninos não deixarem seu nome e sua arte serem esquecidos. Esses meninos éramos eu, Fábio Cavalcante e Ronaldo Silva”, conta o músico e compositor.

O recado serviu de inspiração para o projeto de gravação do CD Ouro Fino tivesse início. Em 2014, com a premiação do edital de “Pesquisa, Experimentação e Difusão Artística", do antigo Instituto de Artes do Pará, atual Casa das Artes, o artista pode estudar a musicalidade da cultura popular, em especial sobre as brincadeiras de boi, tendo como fonte o modo criativo desenvolvido por Mestre Cardoso, o homenageado.

Em 2017, com o Prêmio PROEX de Artes/UFPA, surge o CD que somente agora, com financiamento coletivo e apoio de muitos amigos e profissionais da cadeia produtia da arte. Não satsfeito, Allan também vai relaçar, com recursos próprios, o CD “Galo de Campina”, do Mestre Cardoso. 

Boi Lapichinha
“Esse CD do Mestre foi gravado em 2005, pelo selo do grande amigo e parceiro Fábio Cavalcante. Agora, prestamos esta homenagem lançando um CD duplo, composto pelo álbum Ouro Fino e o Galo de Campina, que virão numa embalagem feita à mão”, continua Allan.

Os dois CDs trazem os quatro eixos mais cantados por Mestre Cardoso. “Ele gostava de cantar o amor às mulheres, o próprio Ouro Fino, para o qual ele entoa canções de garbar o boi, a natureza, pois ele viu de perto, sendo morador de Ourém, como a degradação dos rios e suas nascentes, e os acontecimentos midiáticos que ele via na TV e rádio”, conta Allan.

Além da apresentação das músicas do CD, o público também vai poder ver uma exposição de objeto e pertences pessoais de Mestre Cardoso, a performance de Adriano Barroso, que faz alusão ao espírito iluminado de Cardoso e uma visualidade que nos remete ao cordelismo. 

“Tudo isso está dentro de uma artesania de um produto de multi-linguagens. Fizemos um pacote de memórias que estamos enviando para o Mestre Cardoso”, diz Allan, que também lança, nesta quarta-feira (02), o álbum nas plataformas digitais, com o apoio do selo Na Music. 

CD também será lançado em Ourém e outras cidades

Nos dias 26 e 27 de outubro será a vez de Ourém receber o show do artista, como forma de devolução do carinho à cidade que abraçou o projeto e, principalmente, apresentou o Mestre Cardoso, fonte inspiradora de todo esse processo que segue, após o lançamento, em uma sucessão de ações culturais itinerantes. 

“Depois de Ourém pretendemos passar pelas cidades por onde o mestre passou: Viseu, Bragança, Capitão Poço. E queremos também fazer o caminho inverso de Mestre Cardoso, que veio do Piauí, chegando aqui nos anos 1980”, anuncia o músico. 

Mestre Cardoso, amo do boi Ouro Fino, da cidade de Ourém (PA), nasceu na Parnaíba, Piauí, em 4 de janeiro de 1933, filho de João Cândido Cardoso e Maria Francisca Cardoso. Chegou em Ourém em 1993 e faleceu no dia 20 de novembro de 2012, em Belém, aos 79 anos. Boa parte de suas músicas está disponível no site www.fabiocavalcante.com, registradas em Ourém, entre 2003 e 2006. 

Alem de "Galo de Campina", em 2006, a obra e Mestre Cardoso reaparece no álbum "Bois de Ourém, vol 1", do selo FGC – Produções Independentes que, em 2011, o mesmo presta tributo com o disco "Do meio do Século XX para o XXI", feito com composições do Mestre.

Ouro Fino teve apoio do Núcleo de Conexões Na Figueiredo, FUNCARTEMM, Instituto Arraial do Pavulagem, Estúdio Z, MM Produções, Selo FGC, Raposa Produções Cinematográficas e de todos que contribuíram através do financiamento coletivo (vakinha on line).

Serviço
Data: 02.10.19
Hora: 20h
Ingresso único: R$ 10,00
Local: Núcleo de Conexões Na Figueredo (Av. Gentil Bittencourt, 449. Belém-Pa) Contato: (91) 98150-3240 / raposaresponde@gmail.com

Nenhum comentário: