1.10.19

Um encontro que rendeu mais de 50 composições

Gonzaga Blantez fala ao blog sobre a parceria com Sebastião Tapajós, que já rendeu mais de 50 músicas. Eles apresentam o show "Encontro Amazônico",  nesta quarta-feira, 2 de outubro, às 20h, no Theatro da Paz, lançando o CD homônimo, que traz 10 composições inéditas. 

Gonzaga Blantez possui uma relação profunda com as tradições culturais da Amazônia, com recortes recorrentes em suas composições de ritmos mais dançantes, como o carimbó "Curió do bico doce", tema de "Ritinha" na novela global "A força do querer", que lhe deu projeção nacional e que não faltará no repertório desta noite.

O artista tem 30 anos de carreira e gravou sete discos. Ele e Sebastião Tapajós, que soma mais de 40 anos de uma carreira que gerou divisas através de seu violão, foram apresentados por intermédio de um amigo em comum. Nascido em Alenquer, como Sebastião Tapajós, Gonzaga residiu, por mais de 20 anos, em Manaus, no Amazonas, mas a parceria com o violonista o trouxe de volta ao Pará.

Na tarde desta terça-feira, 01, o ensaio no Theatro da Paz foi descontraído, como um encontro de amigos que se uniram, sobretudo pela música. No palco estarão outros grandes artistas, como Luiz Pardal, Lúcio Mouzinho, Patrícia Bastos, Nilson Chaves e Lucinnha Bastos, além da super banda formada por Igor Capela, violonista e  diretor musical CD e do show; Príamo Brandão, no baixo; Andreson Dourado, no piano, e Márcio Jardim, na percuteria. O ingresso está à venda na bilheteria por R$ 30,00, preço único.

Holofote Virtual:  Conta como é que você foi fazer uma visita ao Sebastião Tapajós e acabou fazendo mais de 50 músicas com ele!

Gonzaga Blantez: Pois é. Conheci o Sebastião Tapajós, pessoalmente, ano passado. Um amigo me levou a casa dele e neste mesmo dia fizemos uma parceria. Posteriormente, nos comunicávamos por celular e ele sempre me cobrava de que a gente devia fazer um trabalho de parceria. A ideia inicial era se reunir para fazer um show, mas há alguns meses fui a Santarém e ficamos juntos e confinados durante sete compondo e fazendo alguns shows pela região. 

Na verdade, compomos para mais de cinco discos, pois fazíamos musicas diariamente, chegamos a fazer até quatro músicas por dia e colocamos este repertório em prática e começamos a tocar. Foi então que veio mais uma ideia de reunir esse material em um disco. Nos cobramos o registro. Um trabalho de dedicação, focado nestas parcerias, e foi difícil para fechar neste disco, muitas músicas bonitas ficaram de fora, que gostaríamos de colocar de cima em outros projetos.

Holofote Virtual: Onde é mais forte a parceria entre vocês?

Gonzaga Blantez: Eu, além de violonista, canto, escrevo, componho. E como o Sebastião é mais compositor e violonista, juntamos a fome com a vontade de comer, o que resultou nesse emaranhado de músicas belas que estão no CD encontros. Cada um tem seu trabalho autoral. Eu já gravei sete discos e ele, eu já perdi a conta. Juntou toda essa nossa experiência de composição pra somar força e fazer este material que chamamos de Encontro Amazônico. 

Holofote Virtual: Além desse show, o que mais você anda fazendo na carreira?

Gonzaga Blantez: O meu momento atual é essa parceria com Sebastião Tapajós. Curió do Bico Doce teve repercussão nacional, e eu também faço shows voltados para a música brasileira e regional, mas o foco mesmo é este projeto de agora. Depois do lançamento no Theatro da Paz, nosso propósito é fazer circular esse disco com shows por todo o Brasil.

Holofote Virtual: Não dá para falar em Encontro Amazônico, sem pensar na situação da Amazônia, fonte da inspiração de vocês e outros artistas...

Gonzaga Blantez: Essa questão amazônica é complicada, não só por causa das queimadas, mas por conta da política brasileira, nessa atual conjuntura e que hoje não nos permite dizer que vivemos num país onde a cultura, a educação e a saúde sejam prioridades, nem segurança. No caso especifico das queimadas, isso gera grande preocupação, principalmente com os ribeirinhos, as pessoas que vivem às margens dos rios, ou no meio da floresta. 

Sabemos que nesse verão intenso, onde tudo fica mais seco, as queimadas são presentes. Isso preocupa e nos faz sofrer, porque é um problema que não é de hoje, vem de muito tempo. Parece que a cada ano que passa vem se agravando mais e influenciando a questão do clima, criando problemas respiratórios na população. 

E como compositor temos que dar nossa contribuição, dentro da arte, de alertar a sociedade que essa não é uma questão não isolada, de quem vive na Amazônia, é do brasileiro. Precisamos nos unir e se preocupar ais com essas questões ambientais de suma importância para o Brasil e para o mundo.

Holofote Virtual: E você resolveu voltar de vez para o Pará?

Gonzaga Blantez: O Pará nunca saiu de mim, sempre esteve comigo, que sigo levantando essa bandeira. Canto a música e a cultura paraense em meus shows, minhas canções e poesia falam da minha terra e da minha gente.

É constate na minha obra, mas também passei 20 anos morando no Amazonas, e acho que isso fez de mim um artista mais Amazônida, cantando a Amazônia de forma respeitosa e universal, unindo esses dois grandes estados, que possuem diferenciada diversidade cultural. Estou de volta, vivendo entre Santarém e Belém. Ficarei circulando nesta região.

Serviço
ENCONTRO AMAZÔNICO – Show de lançamento do CD. No Theatro da Paz, nesta quarta-feira, 2 de outubro, às 20h. Ingressos: R$ 30,00  preço único. Forma de Pagamento: Bilheteria do Theatro da Paz: somente em dinheiro; Site http://www.ticketfacil.com.br : cartões de crédito. Informações: (91) 4009-8758/ 8759/8756 | bilheteria@tdapaz.com.br.

Nenhum comentário: