23.4.20

Dejacir Magno comemora o aniversário #em casa

Foto: Otávio Henriques
O vocalista do primeiro grupo de Mestre Vieira, “Os Dinâmicos”, Dejacir Magno, está no berço. Nasceu em 23 de abril do ano de 1952, Dia do Choro e de São Jorge. "Façam as contas", ele diria. Filho da Ilha das Onças, de Dona Rosa e de Seu Vicente, ele vive em Barcarena desde os seus 15 anos. Este ano, a comemoração é dentro de casa, respeitando o isolamento social, mas com muito açaí, que não pode faltar! Deixamos aqui nossa homenagem a ele, que é também reconhecido como o primeiro cantor a gravar sua voz em uma lambada!

Casado com Izabel, pai de Lizandra e Lizangela, ele leva um estilo de vida calmo. Cedo, escolheu o seu caminho. Na década de 70 trabalhou numa empresa pública, mas logo resolveu ficar por conta própria. 

Trabalha como feirante, função que desenvolve até hoje, paralelamente a atividade artística, iniciada na mesma época. Dejacir já era envolvido com interpretação e composição de músicas e cantava nas pastorais da cidade, até ser descoberto por Joaquim de Lima Vieira, em um concurso de calouros, no qual os candidatos eram avaliados por um grupo de jurados. 

Ganhou o concurso e o prêmio era ser “crooner” do conjunto musical “Os Dinâmicos”, que acabara de surgir e pertencia a Mestre Vieira, que mais tarde ganhou outro nome, Vieira e Seu Conjunto. Fez história ao lado do criador da guitarrada que hoje também é lembrado, afinal, tudo começou com o Choro! 

Capa do Compacto produzido por Vieira, em 1982
“Deja”, como os amigos o chamam, é uma das testemunhas de um fato que se tornou emblemático na história da guitarrada, a do filhote de baleia que encalhou em um braço de rio, na região, e acabou sendo levado por pescadores, entre eles Genaro Apollaro, sem que eles soubessem do que se tratava o bicho, até que este foi levado ao rio em frente a cidade, para acabar morrendo na praia. 

“Eu vi, só não comi”, costuma dizer em suas entrevistas sobre a dita baleia que encalhou nos braços de rio da cidade. Ele viu nascer a letra e música compostas por Mestre Vieira, intitulada A Lambada da Baleia, um dos primeiros sucessos de Vieira e Seu Conjunto, gravado no LP Lambada das Quebradas Vol. 1, LP lançado em 1978. 

Dejacir é considerado o primeiro vocalista a cantar uma lambada, ritmo batizado por Vieira, cuja ênfase sempre foi o instrumental. Foram 16 anos como vocalista de ‘Vieira e seu conjunto’, participando de diversos bailes dançantes, shows e eventos culturais. 

Nos anos 80 viajou com o grupo em turnê pelo Ceará, onde Vieira e o grupo todo se tornaram celebridades. Em meio a isso, também gravou um compacto, produzido pelo próprio Mestre Vieira, chamado Magno, onde cantou Anel, Lambada do Maxixe, Macaco que Pula e Homenagem à Conde, todas composições de Joaquim de Lima Vieira.

Lambada das Quebradas Vol. 2, disco que vendeu mais de
300 mil cópias em 1980. Dejacir é o da ponta esquerda!
Chegou a fundar a banda “Pôr do Sol”, na qual atuava não como vocalista, mas como administrador do grupo. Hoje, mais de 45 anos depois, ele integra novamente Os Dinâmicos, banda retomada em 2011, quando o grupo todo se reencontrou numa entrevista para o documentário Coisa Maravilha, que lançaremos no segundo semestre! 

O reencontro deles, além do documentário e da retomada da banda, gerou também um novo projeto que desenvolvemos entre 2016 e 2018, e estreou na TV em 2019. Eu já conhecia o Mestre, mas entrar em contato com Dejacir e os músicos do grupo de Vieira e Seu Conjunto foi uma inspiração que, com a convivência passei a vê-los como  heróis, me levando a criar o argumento para a série de animação que chamamos de “Os Dinâmicos”. 

Dejacir se transformou em Alado, personagem que, por sua vez, é inspirado exatamente neste jeito que ele tem de cativar os amigos, sendo engraçado, comedido, com certa dose de humor e vaidade, inerente de um vocalista que está sempre à frente da banda, uma observação do nosso roteirista Adriano Barroso.

Extremamente companheiro e fiel escudeiro de Mestre Vieira, Dejacir se emocionou com a série e não perdia um só capítulo na TV Cultura. Espero que em breve algum canal de TV se interesse em fazer um licenciamento para que possamos novamente veiculá-la. Esse post é uma homenagem a ele, mas vou deixar a seguir links para quem se interessar em saber mais sobre toda essa história.

VEJA MAIS

A estreia da animação na TV

Dejacir se vendo desenho animado

Dinâmicos falam sobre a animação

Lançamento do 1o CD dos Dinâmicos em 2015

Clipe Lambada da Baleia

Coisa Maravilha Trailer

Nenhum comentário: