21.12.21

Na Casa do Artista comemora sua primeira década

Série- Vitrines- Quando as luzes apagam.  
De Werne Souza- Aquarela 2021.

Há dez anos um lugar muito especial abria suas portas, em Icoaraci, na região metropolitana de Belém do Pará. Na Casa do Artista você frui arte, troca e compartilha saberes, ouve música e apura o paladar. O decenário se completa hoje, 21 de dezembro, mas a comemoração ficou para depois do Natal, já em clima de confraternização de ano novo, no dia 28, a partir das 19h. O evento conta com exposição, som, conversa, petiscos e cerveja gelada. O passaporte custa R$ 30,00.

A ideia de criar o espaço Na CASA do ARTISTA nasceu da inquietação do artista visual Werner Sousa e da produtora e ativista cultural Auda Piani, que já atuam há muito mais décadas na ativação cultural paraense, ganhando notório destaque em Icoaraci que, para quem não conhece, vale dizer, é um caldeirão cultural, com cena que passa pela ancestralidade do carimbó e do barro da cerâmica produzida na área. 

Uma das primeiras motivações foi abrir um espaço às artes visuais, mas ao longos dos anos, as coisas foram se ampliando a outras linguagens artísticas, objetivando a  fruição e acesso a exposições, saraus, show musicais, peças teatrais e debates conceituais de diversos temas. Asim, usufruímos da presença de poetas, cantores, instrumentistas, filósofos, pesquisadores, cidadãos. 

Entre os temas dos eventos, também são destacados os trabalhos de pesquisa desenvolvidos por Auda Piani, dotada de saberes e práticas culinárias que despertam nossos sentidos durante as programações. Garanto que é imperdível. Atualmente, ela coordena o projeto: Entre Panelas, Memórias e Sentidos.

Despertando sentidos e afetos a cada encontro

Auda é Mestra em Planejamento do Desenvolvimento pelo NAEA/UFPA e Turismóloga. É ativista e pesquisadora nas áreas de Patrimônio Imaterial e Saberes tradicionais, já publicou  Livro e artigos sobre o Movimento Cultural de Icoaraci, Políticas Culturais, Patrimônio Imaterial e Mestres da Cultura(prêmio Rodrigo de Melo Franco/IPHAN). 

Werne Souza tem  premiações e participação em exposições e salões de Artes no Brasil e no exterior. Formado em Licenciatura nas Artes Viasuais na Universidade Federal do Pará e Cenografia na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, ele já coordenou encontros internacionais de Artes Visuais no Brasil e atualmente coordena o Espaço Cultural Na Casa do Artista.

Em tempos de pandemia, tudo ali viveu de forma mais reclusa. E como a maioria de nós, Auda e Werner sofreram perdas. Durante esse tempo, fez uma falta enorme os encontros que vinham ocorrendo em programações trimestrais Na Casa do Artista. Celebremos que estejam de volta, neste final de ano, anunciando os bons ventos. Viva a arte. Vida longa Na Casa do Artista!

Serviço

Dez anos Na Casa do Artista. Evento no dia 28 de dezembro, a partir das 19h, na Rua Padre Júlio Maria, 163, Prox. a Orla de Icoaraci. São apenas 40 convites a 30,00. Reserve o seu já e apoie a Arte. 

Nenhum comentário: