14.12.21

San Marcelo lança o segundo curta em Bragança

Emoção, drama, romance e danças como o brega e o retumbão, além da religiosidade de São Benedito, estão presentes em “Madá”,  curta metragem de San Marcelo, cineasta bragantino que vem se destacando como realizador no cenário do audiovisual paraense. O lançamento é nesta quinta-feira, 16, às 20h, na Casa da Cultura da cidade. A realização é da Sapucaia Filmes, com apoio do prêmio de audiovisual da lei Aldir Blanc, Secult-Pa. 

Destinado ao público adulto, Madá trata de forma leve alguns temas complexos. O drama central é atravessado por cenas do cotidiano da vida e cultura da cidade de Bragança, no intuito de fazer um cinema de entretenimento, sem deixar de lado a função de comunicar e denunciar.

Madá, interpretada pela jovem atriz Luana Oliveira, é dançarina de brega, mas quando descobre que sua banda vai viajar para uma turnê de shows, ela precisa fazer uma opção, entre cuidar da família ou ir em busca de realizar seu sonho profissional. Essas questões emocionais ganham força com a atuação da atriz Astrea Lucena, que dá vida à Rosa do Rosário, mãe de Madá, personagem livremente inspirada na história de vida da maruja Rosa, que faz parte do quadro da Marujada, em Bragança. 

"Fico muito feliz de fazer cinema na Amazônia, é o que eu sempre quis, mas uma boa parte da minha vida eu achei que não era possível”, diz San Marcelo, que vem desenvolvendo séries e curtas que podem ser acessados pelo canal de Youtube da produtora Sapucaia Filmes. 

A produção do filme foi realizada durante a pandemia e o processo foi interrompido e adiado por três vezes antes de iniciar as filmagens. Para poder trabalhar com mais tranquilidade, toda a equipe de técnicos, elenco e figurantes fizeram exames no início das gravações. 

A realização é da Sapucaia Filmes, Edital de audiovisual da Lei Aldir Blanc. Apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Bragança, Secretaria Municipal de Cultura e Desportos, Universidade do Estado do Pará - Liceu da Música de Bragança – Campus XXI, Instituto Federal do Pará – Campus Bragança e Instituto Nova Amazônia - INÃ, Hospital de Clínicas de Bragança, Renata Tecidos, Ótica Sousa e Estúdio de Dança Step By Step.

O acesso à cena do audiovisual paraense

Em 2019, lançou o seu primeiro curta de ficção, “Assustado”, rodado inteiramente em Bragança, realizado com o Prêmio de Produção e Difusão Artística do Programa de Incentivo à Arte e Cultura da Fundação Cultural do Pará.' 

San é  também um dos diretores de "A Pandemia e os Conflitos no Território de Jambuaçu”, assina direção em "A Cidade e o Trem”, lançado recentemente, e do documentário "Inclusão Social e Produtiva dos catadores de materiais através da gestão de resíduos domésticos, e é diretor da série "Saber Bragança", de onde sai o curta "Benzedeira - Maria do Barro", que se destacou da série construindo carreira própria chegando a ficar entre os semifinalistas do Prêmio ABC - Associação Brasileira de Cinematografia em 2021. 

Para entrar na cena do audiovisual, ele iniciou como muitos outros de nós, participando de oficinas, encontros, festivais, conhecendo o meio até que a primeira oportunidade de trabalho aparece e você segue seu caminho. 

Caravana da Imagem, da Central de Produção Cinema e Vídeo na Amazônia, em 2005, e o Aluno Repórter, da rádio educadora de Bragança, são dois projetos importantes na trajetória dele, assim como as oficinas de fotografia que ele fez com vários profissionais. 

“O projeto Aluno Repórter aqui em Bragança, do professor Alberto Amorim, e o fotógrafo Renato Chalu, que me levou pra vários trabalhos fora daqui de Bragança, são pessoas importantes, assim como outras que eu fui conhecendo ao longo do caminho e que me proporcionaram fazer cinema, oficio que hoje eu desempenho ao lado de outros profissionais também talentosos, muitos deles estão na equipe de Madá, só tenho a agradecer a todos pela dedicação”, conclui San Marcelo.

Ficha técnica

Roteiro/Direção - San Marcelo 

1º Assistente de Direção – Felipe Cortez

2º Assistente de Direção – Paulo Cesar Jr.

3º Assistente de Direção - Pedro Olaia

Direção de Fotografia - San Marcelo 

Op. de Câmera – Rodrigo Lima 

1º Assistente de Câmera/Gaffer – Claudio Castro 

2º Assistente de Câmara – Romão Gomes

Direção de Arte - Jef Cecim 

Assistente de arte – Anderson Miranda

Figurino - Patrícia Reis

Maquiagem – Bruna Fernanda

Som Direto – Michael Barra

Sonorização – Ladeilson Tavares

Locução – Beto Amorim

Preparador de elenco - Paulo César Jr. 

Coreógrafo – Julius Silva

Produção Executiva - Cecilia Nascimento 

Coordenação de Produção – Raquel Leite

Assistente de Produção – Adson Pereira e Patrícia Reis

Produtor de Objeto – André Romão

Platô - Pedro Olaia

Canção Original – Judite Nascimento 

Arranjador - Fausto Duantos

Música "Marujinha"” de Almirzinho Gabriel 

Editor – Felipe Negídio

Fotografia Still – Pedrosa Neto e William Mello Alves

Poster e title designer - Mhorgana Santos

Assessoria de Imprensa – Luciana Medeiros

Coordenador de Transporte – Lindemberg Silva

Motorista – Valdir Silva

Segurança - Emerson Pereira

Técnica em enfermagem – Rita Martins

Elenco 

Luana Oliveira – Madá

Astrea Lucena – Rosa do Rosário

Alana Ribeiro – Celina do Rosário

Patrícia Reis – Gisele Ramos

Marília Frade – Roberta Lisboa

Cícero Pedrosa Neto - Paulo de Tasso

Alceny Garrido – Carlos Borges

Juan Muniz – Médico 

Roseti Araújo – Enfermeira

Felipe Cortez – Diego Sousa

Faby Lenise – Thays Cantora da Banda

Hugo Ribeiro – Tecladista

Valdo Ibrahim - Guitarrista

Silvio de Lima - Dançarino

João Alberto – Atendente da Farmácia

Emerson Pereira – Segurança 

Julius Silva - Coreógrafo

Raquel Leite – Avaliadora

Pedro Olaia – Avaliador

Bruna Fernanda – Avaliadora

Lindemberg Silva – Atendente do Teatro do Liceu

Luciana Lemos – Motorista

Rosa Lins - Maruja

Elenco de Apoio

Alice Paes

Ana Beatriz

Andressa Lohana

Brenda Paixão

Carla Bessa

Évora Miranda

Fabricia Mota

Flávia Lobão

Gustavo Sousa

Jamerson Braga

Jay Soares

Jôh Macias

Laura Martte

Porfiro Caeté

Thayse Vitória 

Wells Matheus

Luciana Lemos 

Silvio Ferreira 

Raissa Matos

Romeu Figueiró Jr. 

João Alberto 

Júlia Ribeiro

Serviço

Lançamento do curta metragem "Madá", de San Marcelo - Sapucaia Filmes. Nesta quinta-feira, 16, às 20h, na Casa da Cultura de Bragança. Realização Edital de Audiovisual, lei Aldir Blanc, Secult-Pa, Governo do Estado, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Mais informações: www.sapucaiafilmes.com.br 

Siga no Instagram: https://www.instagram.com/curta_metragem_mada/

Nenhum comentário: