30.9.22

Auda Piani lança receitas com saberes e memória

É mais que um livro de receitas, você entende logo isso ao iniciar a leitura. “Entre Panelas, Memórias e Sentidos” resulta de anos de pesquisa, andanças e panelas no fogo. Auda Pani Tavares costuma dizer que é um livro de receitas e histórias, em que ela narra rituais de pesca, coletas de alimentos entre outras formas ancestrais de se relacionar com a comida. O lançamento será no dia 5 de outubro, a partir das 18h, no espaço Na Figueredo, em clima, sabores e aromas do Círio de Nazaré. Haverá bate papo, sessão de autógrafos e apresentação musical do Carimbó de Icoaraci e Íris da Selva.

Auda Piani veio morar em Belém, na década de 1960, mas sempre voltava nas férias ao Marajó para passar o mês inteiro com os parentes no interior. Ela vem de uma família de onze irmãos, sendo 9 mulheres. Todas cozinham. Muitas das receitas que estão no livro foram aprendidas naquela época, como a receita da maniçoba de sua avó, que ganha interpretação própria, a receita do “Frito do vaqueiro”, da Tia Ray, ou a “Poqueca de peixe” (da prima Gersolina), a “Receita de caramujo com coco”, da Comunidade Quilombola Pau Furado e “Peixe salgado no forno com batata”, entre tantas outras .

"Entre Panelas, memórias e Sentidos" está saindo pela editora Paka Tatu, com apoio de emenda parlamentar.  Dividido em três partes, aborda “A Ancestralidade que Transborda”, “Nossa matriz indígena e o tucupi pixuna, ou Kumaasi” e “Comidas de maré e histórias de pescador”. Além das receitas deliciosas, traz rica narrativa sobre a sabedoria da floresta e dos que dela se alimentam.

“Todas as receitas, as formas de coleta, conservação e temperos têm uma história. Vamos juntos rechear estas páginas, digo juntos porque, tanto a minha habilidade na cozinha, quanto a transcrição de saberes e os métodos para chegar a esse rico manancial são fruto de encontros, de trocas, de aprendizado, parceria, existências e resistências.”, escreve Auda em sua introdução. 

A obra traz capa e ilustrações de Werne de Souza, além de inúmeras fotografias que se relacionam com os textos e receitas que Auda compartilha com os leitores. A apresentação é feita por 12 mulheres convidadas. “Nesse profundo amparo feminino quero fazer um agradecimento especial a todas as mulheres que aceitaram meu convite para realizar a apresentação do livro: Bárbara Lou da C.V.Dias, Eliana Bogéa, Gisele Tavares, Larissa Latif, Lidia Raposo, Luciana Medeiros, Margareth Gondim, Maria José Alcântara, Maridete Daibes, Nailce Ferreira, Neusa Pires Cardoso (Mila), Tatiana Sá.”, cita Auda Piani.

Mestra em Planejamento do Desenvolvimento do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido - PLADES/UFPA, com a dissertação sobre Saberes Tradicionais e Patrimônio Imaterial, que ela pesquisa desde 1996, Auda Piani também passou a pesquisar os saberes culinários, em  2013. Gerencia em Icoaraci, junto com o companheiro, o artista visual Werner de Souza, o Espaço Na Casa do Artista, que além de moradia e galeria, é onde ela põe em prática seu laboratório alimentar. Foi ali que já experimentei algumas das receitas que inspiraram o livro. 

TRECHOS DAS APRESENTAÇÕES

Fiquei feliz com o desafio que Auda me deu este ano, escrever algumas linhas de apresentação do livro. Eis um trecho:  “Nas páginas deste livro há cheiros e sabores impregnados de memórias. Dá para sentir o aroma inebriante da maniçoba, perceber a leveza da infância no Marajó e encher os olhos com a descrição da família à mesa farta no Círio de Nazaré. A leitura é descontraída e cheia de percursos”.

"O livro de Auda Piani – Entre Panelas, memórias e sentidos – promove o resgate da força do nosso cotidiano. Com a lembrança de que esse não precisa ser banal, violento e auto alienante (...)", escreve a cientista social Bárbara Lou da C. V. Dias.

"Reencontrei sensações e imagens do meu convívio familiar que de tão distante, esqueci quem sou. Entre receitas permeadas pela narrativa com cheiros e gostos, voltei ao colo da minha mãe, ao abraço do meu pai, aos afetos da minha meninice ao redor da mesa em família", diz Eliana Bogéa, Defensora de Direitos Humanos.

Em Tarrafal - Cabo Verde
"Eu gosto muito de livro de Auda porque neste livro fala sobre a experiência de como nós fazemos a comida de Cabo Verde e a forma como cozinhar à lenha e em panela de barro, também gostei do prato que ela nos ensinou fazer, frango no tucupi", escreve Neusa Pires Cardoso (Mila), responsável pelo Centro de Artes e Ofícios Olaria Trás os Montes, de Cabo Verde, na África.

"... Essa memória que nos fortalece a existência como na citação recorrente da minha mãe grafada no livro: “ te acalma, que a gente dá um jeito”. Fosse numa receita que desandava ou fosse na vida", cita Gisele Tavares, sobrinha de Auda.

"... Mergulhar nos escritos e imagens que compõem este livro, entre receitas, memórias pessoais, estudos de antropologia e de cultura é um encontro com a ancestralidade e a contemporaneidade entrelaçadas nas formas de conservação e reinvenção de saberes e de técnicas de preparar, servir e compartilhar o alimento (...)", escreve Larissa Latif, pesquisadora e professora em Artes Cênicas e Estudos Culturais.

"... É importante também quando a Auda fala da panela de barro porque é um conhecimento milenar. Quando minha vó curava as panelas de barro com tucupi dava para fazer o kumaasi", lembra a ceramista Lidia Raposo (Etnia Macuxi) – TI Raposa Serra do Sol.


“No livro Entre Panelas, Memórias e Sentidos, Auda retrata realmente as memórias de um passado ainda presente em nossas vidas, viajamos no tempo de nossa infância, de como eram feitos os alimentos e como fazem parte de nossa história”, ressalta Maria José Alcântara, coordenadora do Centro de Ciências e Saberes das Comunidades Quilombola de Salvaterra.

Cabo Verde

“Os caminhos percorridos como Roraima, Maranhão e Minas à partir de sua própria origem pela identificação dos sabores, odores, tempo e espaço da memória nos levam as feituras compartilhadas em cada aprendizado como vivências genuínas, respeitadas e reverenciadas como conhecimento ancestral que se entrelacçam, inclusive entre outros continentes, como Cabo Verde", ressalta Margareth Gondim, Arte Educadora, Artesã, Ativista, Alquimista, Cozinheira .

“Este livro é mais que receitas, ele é um ato político por reunir saberes diversos advindos de nossos ancestrais; por nos mostrar que o ato de comer é sim cultural e que, porque não dizer, de denúncias a tantos descuidos e descasos com o ALIMENTO! (...)”, escreve a professora Msa. Nailce Ferreira.

"É um livro que traz receitas de comidas fantásticas, mas para mim, um livro que conduz em seus escritos; gostos, cheiros e memórias de amor! Memórias de mulheres da beira do rio, da cidade, do mato, ou da periferia, mas sobretudo, de qualquer recanto aconchegante amazônico, e d’outros lugares assemelhados a nós, mulheres deste lugar", diz a atriz e professora de teatro Maridete Daibes.

“Que este livro tenha a acolhida que merece, nos vários setores que podem se beneficiar do que Auda está compartilhando, e que ela fique motivada a dar prosseguimento, na forma de uma série de publicações abordando diferentes realidades amazônicas”, acrescenta em sua apresentação, a pesquisadora Tatiana Sá.

Serviço

Lançamento do livro “Entre Panelas, Memórias e Sentidos”, de Auda Piani Tavares. Dia 5 de outubro de 2022, a partir das 18h, no Espaço Na Figueredo – Gentil Bittencourt, entre Dr. Moraes e Benjamin Constant. Gratuito, sujeito a lotação.

Nenhum comentário: