21.9.22

Live vai debater cultura e pensamento indígena

Neste sábado, 24, às 7 da noite, o professor de filosofia Ernani Chaves e o ator Alberto Silva Neto realizam uma live com a leitura de cinco fragmentos do livro A queda do céu – Palavras de um xamã yanomami, escrito por Davi Kopenawa e pelo antropólogo francês Bruce Albert. As leituras dos trechos do livro, selecionados por Ernani, serão precedidas pela de um texto introdutório também escrito por ele. A transmissão será pelo facebook (alberto.silvaneto.92).

Trazendo como título "O que cai do céu? Cultura e pensamento indígena", a live propõe um debate sobre a complexa relação entre a civilização branca - o povo da mercadoria - e as culturas indígenas das Américas. E, nesse sentido, o livro de Kopenawa e Albert é bastante oportuno, na medida em que, de acordo com o que afirma o etnólogo Viveiros de Castro, essa obra faz uma espécie de contra-antropologia sarcástica dos brancos e sua relação doentia com a terra.

O desejo de realizar essa live (que aconteceria em julho, mas foi adiada) nasceu da nossa experiência com o episódio dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, que completou três meses. Em que pese a repercussão mundial do fato, a situação hoje permanece de extrema vulnerabilidade na reserva do Vale do Javari, onde ocorreu a tragédia, assim como em quase toda a Amazônia – são cinco séculos de uma terra sem lei.

Ernani Chaves é professor titular da Faculdade de Filosofia da UFPA e pesquisador do CNPq. Também atua como professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e Antropologia da Universidade. Alberto Silva Neto é ator, diretor e professor de teoria e atuação cênica da Escola de Teatro e Dança da UFPA. Atualmente realiza uma pesquisa na Universidade sobre processos de atuação como Dramaturgia Pessoal do Ator.

Para participar: https://www.facebook.com/alberto.silvaneto.92

Nenhum comentário: