21.9.22

Tapajazz recebe e doa meia tonelada de alimentos

Guilherme Taré e Lúcia Lisboa, do Tapajazz 
e as representantes de instituições beneficiadas.
Fotos: Sérgio Malcher
Iniciativas simples que fazem a diferença. Foi pensando assim que o "Tapajazz Mostra Belém" arrecadou 455 kg de alimentos, quase meia tonelada, com a troca de ingressos para os shows realizados entre 15 e 17 de setembro, no Teatro Margarida Schivasappa. A cantora Jane Duboc e Amazônia Jazz Banda foram algumas das atrações.

Depois de três noite arrebatadoras de música, o início desta semana foi de concluir a proposta social do projeto. Num clima de muito contentamento pelo resultado alcançado, a equipe capitaneada por Guilherme Taré, produtor da Fábrica de Produções esteve nesta terça-feira (20) no Teatro Margarida Schivasappa para a contagem dos quilos recebidos em troca de ingressos. 

“Minha felicidade é total. Não tem preço poder contribuir com pessoas que estão precisando neste momento de apoio de todas as maneiras, mas ter o alimento é o mínimo que o cidadão precisa ter. O evento é realizado com recursos públicos, então é justo. Ano passado a entrada foi um valor simbólico, mas este ano resolvemos transformar tudo em alimento para beneficiar duas instituições que trabalham de forma séria em seus territórios”, disse Taré, que realizou o projeto Mostra Belém, com apoio da Lei Semear do Governo do Estado, Fundação Cultural do pará e Casa do Paulo. o patrocínio foi da Equatorial Energia.

Arroz, feijão e açúcar  foram os alimentos 
mais doados.
A ação da manhã de terça-feira (2), contou com a presença das representantes das entidades que receberam as doações, a pedagoga Tássia Alves e educadora Lúcia Barreira, do Movimento República de EMAÚS , e dona Vilma Lucia Oliveira Sousa, da Associação dos Moradores da Vila da Barca, que já levaram no mesmo dia os alimentos para suas instituições.

“Ficamos gratos pela iniciativa, pois tem muita gente precisando de ajuda. Além de alimentos, também precisamos de material de higiene, roupas, brinquedos”, diz. “E quem puder colaborar mais com a Associação dos Moradors da Vila da Barca - AMVB, pode entrar em contato pelo telefone: (91) 98305.7629 (Gerson Bruno)”, acrescenta Vila. 

Vilma Lúcia, da Associação da Vila da Barca, também agradeceu a iniciativa e a todos que levaram alimento em troca dos ingressos. Atualmente, a associação lida com cerca de 5 mil pessoas moradoras da área. São crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social e que terão acesso aos alimentos arrecadados.

Emaús vai realizar grande coleta neste domingo

Tássia Alves, pedagoga do Emaús 
A República de Emaús, com sede no bairro do Benguí, trabalha com quase 700 pessoas, entre crianças e adolescentes e de acordo com a pedagoga, impacta diretamente e de maneira positiva o trabalho desenvolvido pela instituição. 

“Num levantamento mais recente, computamos cerca de 657 pessoas, entre crianças e adolescentes, que participam de atividades sócio pedagógica e de aprendizado. Então essas doações de alimentos e materiais é fundamental para que nossas ações sigam no bairro do Bengui”, diz Tássia.

Além dessa possibilidade de contrapartida social aplicada por projetos como o Tapajazz, há outras formas de contribuições que a sociedade pode dar ao movimento de Emaús e outras instituições. O Movimento Emaús, por exemplo, vai realizar a sua 49ª Grande Coleta, evento já conhecido pela sociedade de Belém.  “Vamos dar a largada neste domingo, 25 de setembro, cedo, às 6h30, no bairro do Bengui, um dos pontos de arrecadação, na Av. Padre Bruno. Recebemos qualquer tipo de material em condições de uso, como eletroeletrônicos, eletrodomésticos, móveis, roupas, brinquedos. Tudo isso é recebido pela instituição, restaurado e revertido para a população em atividades educativas”, ressalta.

Haverá ainda um posto na Escola Salesiano do Trabalho e caminhões que circularão todo o domingo por vários bairros da cidade. “Quem quiser doar algum valor em dinheiro, também pode fazer o repasse via chave pix e conta bancária disponibilizada no link do perfil do Emaús, no Instagram (@movimentodeemaus)”, informa Tássia Alves.

9a edição do Tapajazz em Santarém com data marcada

Guilherme Taré falando ao Holofote Virtual 
e redes sociais do Tapajazz.
Após a realização do Tapajazz Mostra Belém, em sua terceira edição, Guilherme Taré já está trabalhando para a realização da 9ª edição do festival em Santarém, cujo palco fica em Alter do Chão. 

"Entre as atrações já confirmadas estão Jane Duboc e Zé Paulo Becker, além de Jaques Morelenbaum, que estiveram em Belém. As demais, devem ser anunciadas em outubro, em tempo para todos que desejem, se agendem para ir. O Tapajazz 9ª edição será de 24 e 26 de novembro”, conclui Taré.

Acompanhem o Tapajazz pelas redes sociais - @tapajazz - e vejam, no canal de Youtube, os shows realizados pela Mostra Belém, desde 2020. É possível também assistir aos shows realizados em novembro do ano passado, em Alter. Em 2021, o festival foi inteiramente dedicado a Sebastião Tapajós, que esteve presente nas apresentações da Mostra Belém. Em Santarém, sua presença já foi inteiramente musical. 

Nenhum comentário: