By Miti Sawaki |
O podcast “Encontarias” é o mais novo projeto do Grupo Folha de Papel. Idealizado pelo ator e palhaço Ajota Takashi, o produto reúne as histórias de Chico Bara e suas experiências com visagens e assombrações. Estreou nas plataformas digitais e hoje tem episódio novo, intitulado "Quem muito quer, com nada fica". Ao todo são quatro episódios nesta primeira temporada.
O objetivo do projeto é manter viva a tradição da contação de histórias e o legado de Raimundo Bragança, avô de Ajota. O personagem Chico Bara nasceu das aventuras que o idoso contava ao neto quando ele era criança. O podcast é uma forma de reviver essas histórias e contá-las para as novas gerações.
“Homenagear o meu avô é um sonho antigo. O pouco tempo que convivi com ele foi intenso e cheio de histórias e ensinamentos. Hoje, os netos e bisnetos já não conhecem a suas aventuras nem lembram o seu nome. Então eu tive a ideia de criar esse podcast para contar essas histórias”, explicou o artista.
O projeto “Encontarias” foi contemplado pelo Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura, executado pela Fundação Cultural do Pará. Além de Ajota, a atriz Tais Sawaki também está envolvida na produção do podcast e participará das narrações em dois episódios. Ela ressalta a importância de evidenciar a cultura local.
“Graças a prêmios como esse, a gente se sente incentivado a produzir e distribuir nossas obras. Sem o edital, acho que não conseguiríamos trazer à tona essas histórias nem fazer com que o público as conhecesse. Por isso o prêmio foi de vital importância”, afirmou Ajota.
“É importante que essas histórias sejam difundidas para perpetuar essa memória. As gerações atuais, muitas vezes, não têm o contato que as gerações anteriores tinham com as histórias contadas pelos mais velhos no interior. Então poder contá-las de forma mais lúdica será muito importante”, disse Tais.
A produtora também comentou sobre suas expectativas quanto ao lançamento. “É uma satisfação imensa fazer parte desse trabalho e acompanhá-lo desde o roteiro até a distribuição nas plataformas digitais. Esperamos atingir o máximo de pessoas interessadas no assunto; e que mesmo as que não se interessam tanto possam curtir as histórias também”, comentou.
O formato de podcast foi escolhido para manter a tradição da oralidade, com a qual as histórias eram passadas. Dessa forma, o Grupo Folhas de Papel espera levar a cultura do Norte do Brasil para as outras regiões.“Não é só a minha história e a do meu avô. Esse trabalho traz um pouco da tradição e da cultura do nosso povo, dos ribeirinhos. É o costume de pegar uma vela ou uma lamparina e nos juntarmos para ouvir as histórias que eles juram de pés juntos que aconteceram. E a gente ficava fascinado por isso. Então poder falar um pouco sobre esses Franciscos, Josés, Marias e Josefas do interior será muito importante para perpetuar a memória deles”, afirmou Ajota.
Os episódios podem ser acessados em todas as plataformas de streaming de áudio. No canal do YouTube do Grupo Folhas de Papel, o “Encontarias” conta com acessibilidade em Libras e legendas para o lançamento do podcast.
“Espero que as pessoas acompanhem e gostem bastante e que em breve a gente possa trazer mais episódios com outras histórias de outras figuras importantes da nossa cultura”, finalizou Tais.
Podcast Encontarias
Episódios
Quem muito quer, com nada fica
Horas da Matinta é Hora de Matinta - Estreia no domingo, 26/11, também às 20h.
Links: Canal no youtube e Spotify
Nenhum comentário:
Postar um comentário