A 1ª Mostra Koringa de Teatro é um projeto contemplado no edital 12/2022 - Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura 2023, do Governo do Estado. Neste final de semana ocorrem as últimas atrações desta primeira edição, que reuniu 8 atrações.
A Mostra de Teatro Koringa apresenta nesta quinta-feira, 30, às 20h, a Leitura Dramática “Médico à Força”, na Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, onde também serão apresentados os espetáculos Enfim Sós (Koringa/Presságio Produções), na sexta-feira, 1º, também às 20h, e no sábado, 2, a peça infantil Histórias de beira rio: contos para esperar a maré encher (Marvin Muniz e Wagner Abapuru), às 18h. Tudo com entrada gratuita.
Nesta quinta-feira, 30, será uma nova oportunidade para ver Salustiano em cena! Às 20h, ele apresenta a Leitura Dramática “Médico à Força”, com a Má Companhia de Teatro. Um texto de Molière na primorosa leitura dramática desse elenco e acompanhada de música original de Raimundo Lima.
Salustiano Vilhena, ou simplesmente, Salu, é nome consagrado das artes cênicas paraense. Ao lado do saudoso Henrique da Paz, fundou nos anos 1960, o Grupo Gruta de Teatro. O artista é integrante de uma geração de artistas que inclui Cleodom Gondim, Claudio Barradas, Geraldo Sales, Nilza Maria e Mendara Mariani, entre tantos outros. Professor aposentado, morador de Icoaraci, ele segue sua trajetória com a Má Companhia.
Na sexta-feira, 1, o espetáculo “Enfim Sós”, traz a marca da Escola Koringa, em parceria com a Presságio Produções, com direção de Elcio Lima e Patricia Rodriguez. Inspirado no conto “A Fogueira”, de Mia Couto, a peça é uma experimentação dramatúrgica, em formato de cordel, que fala de relações humanas, de micro poder, de resistência. E assim, fala-se de gente e do que nos move no mundo: o desejo (e o direito) de sermos felizes, e das forças contrárias, que nos desestimulam. Como fugir dessa realidade? É a pergunta do espetáculo.
E no sábado, 2, é a vez do público infantil ser contemplado, com a apresentação de “Histórias de Beira Rio: Contos e lendas para esperar a maré encher", com direção e roteiro de Marvin Muniz e Wagner Abapuru.
O espetáculo é conduzido por Mundico e Muriquinho, personagens que estão num porto, retornando para a ilha onde moram, mas a maré vazante impede a saída de seu barco. A partir daí, sem ter muito o que fazer até a próxima maré alta, decidem compartilhar causos que há muito se tem ouvido na região, histórias curiosas e fantásticas as quais fascinam o imaginário amazônico.
Noites de imersão na cena teatral do distrito
A 1ª Mostra Koringa de Teatro é um projeto contemplado no edital 12/2022 - Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura 2023, do Governo do Estado.
A programação conta com 8 atrações, que vêm sendo apresentadas desde o dia 9 de novembro, na BPMAR, e que esta semana também chegou à Escola Passo a Passo, em Icoaraci, com a contação de história Ser Diferente é o que nos Une (Raimundo Lima). Trazendo sempre intérpretes de LIBRAS e com entrada gratuita, a mostra ganhou morada na Biblioteca Avertano Rocha, com noites de casa cheia.
O charmoso chalé Tavares Cardoso iluminou-se para receber o público de Icoaraci e de Belém também. “Tivemos a presença de um público empolgado e empolgante, o que nos faz confirmar o que já intuímos: as pessoas querem assistir a teatro em Icoaraci sim”, diz Patricia Rodriguez, da Escola Koringa de Artes, que produz a mostra.
Para ela, a 1ª mostra serviu como aprendizado e experiência para realizar uma segunda edição. “Os aspectos mais relevantes para pensarmos numa continuidade do evento é a percepção do crescimento no interesse dos jovens de Icoaraci em assistir e estudar Teatro, o apoio e incentivo recebido pelo público para que as produções teatrais circulem dentro da Vila Sorriso, contribuindo para uma maior comodidade dos moradores do distrito”, conclui Patrícia.
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira, 30/11
LEITURA DRAMÁTICA
Médico à Força (Má Companhia de Teatro).
Hora: 20h
Local: Biblioteca Avertano Rocha
Faixa etária: 12 anos
Sexta-feira, 01/12
ESPETÁCULO
Enfim Sós (Koringa/Presságio Produções) .
Hora: 20h
Local: Biblioteca Avertano Rocha
Faixa etária: 12 anos
Sábado, 02/12
ESPETÁCULO INFANTIL
Histórias de beira rio: contos para esperar a maré encher (Marvin Muniz e Wagner Abapuru)
Hora: 18h
Local: Biblioteca Avertano Rocha
Livre – Infantil.
FICHA TÉCNICA DA MOSTRA
Curadoria: Patricia Rodriguez
Produção: Escola de Artes Koringa
Assistência de Produção: Luma Matos, Rita Lima, Sofia Alvarez
Cenotécnico: Adailton Lopes
Grupos de teatro convidados: CIA2, Má Companhia, Marvin Muniz e Wagner Abapuru, Presságio Produções, Raimundo Lima.
Intérpretes de LIBRAS: Elizama Pereira, Sara Carriço
Música: Raimundo Lima
Sonoplastia: Felipe Guedelha
Técnico de Som: Felipe Guedelha
Técnico de Iluminação: Fabrício Teles
Comunicação: Holofote Virtual - Com. Arte e Mídia
Mostra Koringa de Teatro
Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura
Realização: Fundação Cultural do Pará
Idealização e Produção: Escola de Artes Koringa.
Apoio: Prefeitura de Belém – Fumbel - Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha; Presságio Produções️; Holofote Virtual; ETDUFPA️; Panificadora Fé em Deus️; Escola Teodora Bentes️; CAPROCÊ️; Duarte Centro de Danças️; Baety Magalhães; Escola Passo a Passo e Raimundo Lima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário