Um dos mestres de carimbó da região do salgado, Tomaz Pinheiro faleceu aos 79 anos, em 2018. Ele foi responsável pela organização de cordões de pássaros e é autor de composições com letras e versos simples, características do carimbó de raiz. Agricultor e folclorista, Tomaz retratou as belezas do município e os hábitos da sua gente através de suas músicas.
Mestre Tomaz nasceu no Município de Santarém Novo, trabalhou como cultivador da terra e do folclore paraense por meio de suas composições musicais inseridas naquele gênero musical. Em certo momento de sua vida, mudou-se para Barcarena e, posteriormente, São João de Pirabas, cidade localizada região dos Caetés, nordeste do Estado do Pará, cuja qualificações são a minha carinhosa atribuição de cidade dos ventos; o fato de estar situada no litoral brasileiro do Oceano Atlântico; e a sua incomparável variedade de pescados”, diz a turismóloga e presidente da Fumbel, Inês Silveira, que coordenou o projeto em sua cidade.
Tomaz participou ativamente da campanha de reconhecimento do gênero e da cultura do carimbó como patrimônio imaterial cultural brasileiro, sendo um dos mestres de cultura inventariado pelo IPHAN, em 2009, ano em que lançou o álbum “Canarinhos de Pirabas”, pelo selo da gravadora Na Figueiredo.
Programação reúne os artistas e grupos da cultura popular
Mestre Tomaz e seu grupo, no doc sobre sua vida e obra, disponivel no Youtube |
Já no sábado, a festa continua, com apresentações de André Sants e banda, de São João de Pirabas; Eduardo Du Norte e Tambores Encantados, e encerrando com Pinduca e Banda, ambos de Belém.
O objetivo é difundir as manifestações artístico-culturais do nordeste paraense, integrando a cultura popular e o turismo a partir dos saberes e conhecimentos dos mestres e mestras da música e da dança, em especial o carimbó.
O projeto de extensão “Festa Cultural de São João de Pirabas: valorizando o turismo e a cultura popular” foi financiado via emenda parlamentar do Senador da República Paulo Rocha. A realização é do Ministério da Educação do Governo Federal, UFPA, Proex, Fadesp e Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA - UFPA).
Serviço
Lançamento do projeto de extensão “Festa Cultural de São João de Pirabas: valorizando o turismo e a cultura popular”. Dias 17 e 18 de novembro, a partir das 19h, na Avenida Beiradão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário