22.11.23

Jambu Multicultural ocupa Memorial dos Povos

Sala Vicente Salles, no Memorial dos Povos
Foto: Amarilis Marisa
Circuito Jambu Multicultural chega com mais de 20 artistas envolvidos, ocupando a sala Vicente Salles e o Anfiteatro do Memorial dos Povos, de 23 a 26 de novembro.  A abertura é nesta quinta, 23, às 18h, com a Mostra Amazônia Multitelas. Anota o endereço: Av. Gov. José Malcher, 257 - Entrada gratuita.

Cinema da Amazônia, democrático, plural e acessível. Uma combinação perfeita proporcionada pelo Circuito Jambu Multicultural à população paraense na segunda edição da Mostra Amazônia Multitelas, um evento que enaltece obras audiovisuais que discutem a Amazônia de forma aprofundada e sem preconceitos. 

Este ano, a Mostra Amazônia Multitelas antecede a programação musical do Festival Jambu Live, como uma espécie de “abertura” para a programação de shows. 

O objetivo, no entanto, é o mesmo: valorizar os fazedores e fazedoras de cultura locais, seja na música, nas artes cênicas ou no audiovisual. A curadoria das obras foi feita pela equipe organizadora do evento e reúne filmes de gêneros e formatos distintos.

Os filmes escolhidos para a sessão especial são: Leona (2023), de Clara Soria e Hugo Resende, que conta em um minidocumentário a história da artista e youtuber trans paraense; Ventre (2018), de Gaia Bê, que traz o diálogo entre uma mulher e um feto e os dilemas enfrentados na tomada de decisão sobre o próprio corpo e Monteiro Lopes (2022), de Bianca D’Aquino, um curta-metragem que de forma criativa narra a paixão entre duas meninas e remonta a criação do doce paraense Monteiro Lopes.

Também serão exibidos, Mandinga (2023), de Adrianna Oliveira e Raidol, em um romance com músicas envolventes do artista Raidol; e Noites Alienígenas (2022), de Sérgio de Carvalho, que apresenta em um longa a vivência de três jovens do Acre frente aos problemas sociais do Brasil e a tentativa de resgatar a ancestralidade amazônida.

Jambu Live realiza sua 4a edição

Dona Onete: homenagem da EMUFPA
Foto reprodução/Internet
O Festival Jambu Live traz como tema Feitiço da Amazônia e uma line-up que reflete puralidade, com a participação do Pagode das Meninas, Tiffany Boo, Anna Suav e Haus Of Ver-A-Queen, além de show homenagem à Dona Onete e outras atrações. 

Em seu segundo ano sendo realizado presencialmente, o festival amplia sua lista de atrações com mais de 20 nomes, incluindo Gielly Lima e Jotta C, selecionados no Aposta Jambu - concurso cultural realizado pelo Festival que visa impulsionar a carreira de cantores iniciantes da região amazônica.

“Quando eu soube que eu fui selecionada, eu fiquei surpresa, feliz, mas eu confesso que eu fiquei bem mais… Como eu posso dizer? Sabe quando a gente está prestes a correr e está no ponto de largada, esperando cortarem o fio e dizerem ‘já’ pra você correr? Essa é a sensação que eu tive. Então foi mais uma questão de eu me sentir muito mais responsável. Eu espero muito que a música que eu transmito possa se conectar com as pessoas. Esse é o meu objetivo”, comenta Gielly Lima, vencedora do Aposta Jambu. 

O Jambu Live nasceu em 2020, em plena pandemia, após perceber-se que os artistas locais estavam necessitando de fomento e incentivo nos seus trabalhos. Realizamos uma primeira edição totalmente remota, com mais de 70 apresentações remotas de artistas. Foram mais de 2 meses de lives. Já em 2022, houve a primeira edição presencial, no Vadião, na UFPA, Este ano de 2023, as atrações são as mais variadas em gêneros musicais, formas de arte, dança e artes cênicas.

Memorial dos Povos - Foto: Amarilis Marisa
Uma das novidades é o novo palco do Jambu Live. Este ano, o Festival será no Memorial dos Povos, em Belém. O novo espaço é fruto da parceria entre o Jambu e a Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL), apoiadora do Festival. 

O Festival Jambu Live é uma das atividades do Circuito Jambu Multicultural, projeto de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA), que consiste em uma série de eventos multiculturais que visam o enriquecimento local, ampliando a visibilidade do trabalho dos fazedores e fazedoras de cultura na região amazônica e possibilitando o acesso de artistas pretos, indígenas, quilombolas, LGBTI+ e pessoas com deficiência nas agendas artísticas e culturais do estado.

O Circuito Jambu Multicultural é financiado por emenda parlamentar do Deputado Federal Airton Faleiro, tem apoio do Na Figueredo, Lo Slow 360,  Fumbel e Prefeitura de Belém, e apoio institucional da Faculdade de Comunicação (Facom), do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa e da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA.

PROGRAMAÇÃO

DIA 23

Mostra Amazônia Multitelas - 18H

Leona (2023), de Clara Soria e Hugo Resende

Ventre (2018), de Gaia Bê

Monteiro Lopes (2022), de Bianca D’Aquino

Mandinga (2023), de Adrianna Oliveira e Raidol

Noites Alienígenas (2022), de Sérgio de Carvalho\

DIA 24 

17h DJ 1 - Coytada 

18h Vozes EMUFPA - Homenagem Dona Onete + Heloiá 

19h Nirah Duarte BREGA 

20h Luizinho Moura SAMBA 

21h Marina Morai MPB 

22h Eduardo Du Norte e os Tambores Encantados 

23h DJ 1 - Coytada 

DIA 25

17h DJ 2 - Márcio Lins 

18h Haus Of Ver-A-Queen 

19h Anna Suav RAP 

20h Aposta Jambu - Jotta C 

21h Lambada Social Club LAMBADA 

22h Aline Alves ROCK 

23h DJ 2 - Márcio Lins 

DIA 26 

17h DJ 3 - Tiana 

18h Boi de Máscaras Veludinho 

19h Zara MPB 

20h Aposta Jambu - Gielly Lima 

21h Tiffany Boo POP 

22h Pagode das Meninas PAGODE 

23h DJ 3 - Tiana

Serviço 

Jambu Live 2023. De 24 a 26 de novembro. No Memorial dos Povos, na Av. Gov. José Malcher, 257. Bairro Nazaré. Entrada: Gratuita.

Nenhum comentário: