21.10.24

A música paraense em destaque no Sonora Brasil

Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro
Foto: Fernanda Brito
O Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso recebe, neste finalzinho de outubro, mais uma edição do Sonora Brasil, ação voltada à valorização, preservação e difusão do patrimônio musical brasileiro. 

A agenda começa hoje (21) e segue até 26 de outubro, de forma totalmente gratuita e com classificação etária livre. O projeto traz à capital paraense uma série de apresentações e oficinas que revelam a diversidade sonora do país e destaca as nuances e fusões da música paraense. 

Em 2024, cinco duplas circularão pelos estados das Regiões Norte e Nordeste e as outras cinco pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, ao todo o projeto passará por 56 cidades realizando um total de 214 apresentações.  Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro levarão a música do Pará.

A abertura nesta segunda (21), foi logo pela manhã com a realização da oficina conduzida por Henrique Albino, um dos destaques da cena musical de Pernambuco. E nesta noite, a partir das 19h, temos apresentação de Mãe Beth de Oxum, figura central da música pernambucana, e a cantora Surama, que apresentam um show potente, acompanhadas por Henrique Albino. 

Naieme
Amanhã (22) teremos a cantora paraense Naieme, às 19h, apresentando a sua musicalidade. Anote também a programação da quarta (23). A partir das 17h, Pelé do Manifesto e a MC Nic Dias, dois dos principais nomes da cena jovem do rap paraense, lideram a roda de conversa “Rap e Identidade Amazônica”. Na sequência, às 19h, haverá o show de Mestre Negoativo e Douglas Din, trazendo as batidas de Minas Gerais para o palco. 

Na quinta (24), às 19h, ocorrerá o show de Seu Risca e Ana Paula da Silva, representando Santa Catarina. Já na sexta (25), às 19h, Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro, pai e filho que são referências da música paraense, trazem para o palco do Sesc Ver-o-Peso a fusão de ritmos amazônicos como guitarrada, lambada e carimbó indo até a música eletrônica e pop. 

No encerramento, no sábado (26), a programação traz uma roda de conversa às 17h, em que serei a mediadora (Luciana Medeiros), de um bate papo com Manoel e Felipe Cordeiro. Vamos discutir a diversidade da música amazônica, acompanhados por outros artistas locais, convidados para a roda. Em seguida teremos show às 19h, quando o palco será tomado pelos sons de Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro, trazendo o encanto do Mato Grosso do Sul. 

SONORA BRASIL  

Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro
A música é uma forma de expressão e comunicação, capaz de despertar sentimentos e emoções. Ela conecta pessoas, territórios, culturas e gerações. É um meio para desenvolver habilidades, preservar conhecimentos e ampliar experiências estéticas e criativas. 

A partir desta premissa, o Sonora Brasil é um projeto que tem como objetivo desenvolver programações musicais com temáticas relacionadas à cultura brasileira. Ele faz parte da proposta de desenvolvimento das artes, com enfoque na valorização, na preservação e na difusão do patrimônio cultural brasileiro. 

Serviço

Sesc no Pará recebe mais uma edição do Sonora Brasil . A programação completa está disponível no site sesc-pa.com.br. Período: 21 a 26/10/2024 - Classificação Livre - Entrada gratuita.  Informações: (91) 3084-0472.

(acompanhe também as nossas redes sociais @holofote_virtual e @holofotevirtual)

Nenhum comentário: