Amir Hadad, homenageado da edição Foto: Divulgação |
Tudo gratuito no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso e outros espaços da cidade. Classificação livre. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada espetáculo.
Este ano a 26a edição do Palco GIratório homenageia Amir Haddad, que completa a 86 anos de vida e 66 de carreira. E nada mais assertivo que trzê-lo à capital paraense. A relação do teatrólogo com a cena de Belém é de longa data. Amir esteve na gênese do Auto do Círio, realizando a primeira oficina de Teatro de Rua e dirigindo as montagens do cortejo nos anos de 1993 e 1994. Este ano, com projeto, ele volta ao cortejo pelas ruas do Centro Histórico de Belém junto ao Grupo Tá na Rua, da qual é fundador.
O Palco Giratório é um projeto reconhecido por fomentar o intercâmbio cultural e democratizar o acesso às artes cênicas. Além da participação de Amir, a programação conta com uma série de atividades que envolvem teatro gestual, mímica, debates sobre políticas públicas e espetáculos baseados em mitologias latino-americanas.
Anota na tua agenda
Mar Acá - espetáculo na programação Foto: Divulgação |
Logo em seguida, às 19h, o grupo apresenta o espetáculo “Mar Acá”, também no Sesc Ver-o-Peso. A peça narra a história do palhaço Lhamichu e sua aventura ao lado de figuras da cultura amazônica, como a Iara e o Curupira. O espetáculo mistura elementos da mitologia latino-americana e técnicas de teatro de mímica, máscaras, origami, bonecos, música ao vivo e acrobacias.
Na terça-feira, 08, às 19h, o Grupo Locômbia volta ao Sesc Ver-o-Peso com o espetáculo “Augusto e o Sorriso da Lua”. Nesta montagem, o palhaço Augusto enfrenta personagens como o Vento e a Morte para resgatar a alegria do mundo ao devolver um sorriso à Lua Minguante. A peça, que utiliza mímica, malabarismo, máscaras, acrobacias e música ao vivo, é uma continuação da pesquisa do grupo sobre o papel do palhaço como transmissor de poesia e esperança.
Tá na Rua |
Amir Haddad explorará como a democratização da arte e da cultura pode contribuir para o desenvolvimento da cidadania e para a formação de uma sociedade mais inclusiva. No mesmo dia, a partir das 18h, o Grupo Tá Na Rua participa de um intercâmbio cultural com o Auto do Círio, em uma apresentação especial na Praça do Carmo, um momento de celebração e integração entre artistas e comunidade. Tá muito imperdível!
Já no dia 10, às 19h, o grupo apresentará “Zaratustra – uma transvaloração dos valores”, no Sesc Ver-o-Peso. Inspirado na obra de Friedrich Nietzsche, o espetáculo reflete sobre a coragem de viver plenamente, transformando perdas em ação e criação. Com mais de 66 anos de carreira, Amir Haddad estará em cena ao lado de seu grupo, trazendo para o público reflexões profundas sobre a vida e a arte, em um espetáculo comemorativo.
Encerrando a programação, na sexta-feira, 11, às 19h, o Auto do Círio, com participação do Grupo Tá Na Rua, parte da Praça do Carmo, na Cidade Velha, em uma apresentação que promete envolver o público em uma celebração cultural vibrante.
Serviço
Palco Giratório chega ao Sesc Ver-o-Peso , com programação de 07 a 11 de outubro. Classificação etária: livre. Programação gratuita (os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada espetáculo). Informações: (91) 3084-0472.
Nenhum comentário:
Postar um comentário