Voo |
Também haverá sessões gratuitas em Acará, Breu Branco, Castanhal, Colares, Goianésia do Pará, Itaituba, Marapanim, Pacajá, Santarém (Alter do Chão) e São Sebastião da Boa Vista. A programação de cada cidade pode ser encontrada no site oficial.
Oficinas, workshops, bate papo e exibições que vão até novembro em algumas cidades. A mostra principal, porém, será no dia 28, marcando a data comemorativa que, há 21 anos, é celebrada com exibição simultânea em diversas cidades brasileiras. No Pará, haverá sessão em 12 cidades, com apoio da Lei Paulo Gustavo/Secult-Pa.
A programação do Dia Internacional da Animação inicia, em Belém, na próxima semana, 26 de outubro, com workshops no Espaço Curro Velho, pela manhã e à tarde. No dia 28, além da Mostra Principal e simultânea às demais cidades, no Palacete Faciola, a programação também oferece ao público o "Estúdio Aberto de Animação", que poderá experimentar técnicas de animação como desenho animado, stop motion, pixilation e dublagem.
Chita |
Entre as técnicas disponíveis no Estúdio Aberto estão o desenho animado, que utiliza lápis, papel e mesa de luz para criar sequências de movimento, e o stop motion, uma técnica que manipula bonecos e objetos quadro a quadro. Outras modalidades incluem o pixilation, que utiliza pessoas reais em vez de bonecos, e a dublagem para animação, onde os participantes aprendem a gravar vozes sincronizadas com personagens animados. As oficinas serão realizadas no Núcleo de Oficinas Curro Velho, em Belém, e contam com o apoio cultural da Fundação Cultural do Pará.
Dia 30, no auditório do Curro Velho, haverá a exibição da mostra ambiental, seguida por um bate papo com o animador Marcelo Marão. Já no dia 31 de outubro, no Palacete Faciola, haverá a exibição do longa de animação “Bizarros Peixes das Fossas Abissais”, às 16h e da Mostra Paraense, às 17h20, seguida de bate papo “História da Animação Paraense e bastidores do DIA PA 2024”.
A produção local da mostra, em Belém, ficou por conta de Thalyne que, pelo segundo ano consecutivo fica com essa missão. "Foi trabalhoso, mesmo já tendo feito isso dois anos seguidos, é sempre bom tentar adaptar as programações aos interesses do público. Esse ano tentamos deixar as atividades mais dinâmicas, com foco em pessoas que não conhecem muito como é feita uma animação, e permitindo que eles experimentem um pouco desse processo", explica Thaly Chrys que, também atua na área da animação, desde 2017.
"Atualmente trabalho principalmente com animação tradicional e com storyboard. Tiver o prazer em animar em um dos curtas que vão ser exibidos na mostra do DIA (Maréu). Fiz storyboard pra dois curta metragens do estúdio Muirak, e estou animando para o curta "Guardiões da Cobra Grande", coletivo Luzko Fuzko, do qual faço parte, os três com previsão de lançamento em 2025.
Altamira como centro difusor da Mostra no Pará
Lenora Down |
A programação começa no dia 28 de outubro com a abertura das sessões, seguida pela exibição da Mostra Nacional, que reúne curtas brasileiros voltados para o público a partir de 14 anos, e pela Mostra Internacional, com filmes de classificação indicativa de 10 anos. A noite termina com uma conversa exclusiva com o renomado animador Marcelo Marão, que compartilha sua experiência e reflexões sobre a arte da animação.
No dia 29 de outubro, Marão conduzirá oficinas de animação 2D, que acontecerão em dois turnos. As sessões da noite incluem uma Mostra Infantil e a exibição do longa-metragem "Bizarros Peixes das Fossas Abissais", dirigido por Marão, seguida de mais um bate-papo com o diretor.
A programação continua em novembro, com destaque para a oficina de stop motion com duração de três dias (4, 5 e 6 de novembro), conduzida pelas animadoras belenenses Luana e Maiara Esquerdo. Todas as oficinas são abertas a participantes de todas as idades, sem pré-requisitos. Para receber o certificado de participação, é necessário que os inscritos compareçam a todas as aulas.
Já as noites de novembro contam com uma série de mostras especiais, como a Mostra Ambiental e a Mostra Histórica Paraense, além de conversas ao final das sessões, permitindo uma troca de ideias sobre os bastidores e o processo criativo na animação.
18 anos de história do DIA no Pará
A mala |
O Dia Internacional da Animação acontece desde 2007 no Pará e em 2024 chega à sua 18ª edição. A primeira exibição do evento no Estado foi realizada em Belém. Essa iniciativa pioneira trouxe uma celebração da animação que cresceria ao longo dos anos, tornando-se uma parte do calendário de eventos culturais no Pará, ampliando a conexão do Estado com o evento.
A coordenação estadual está sendo feita pela artista e pesquisadora Patrícia Lindoso, natural de Altamira (PA), que em sua dissertação de mestrado aborda a presença das mulheres no panorama histórico do cinema de animação paraense, que compreende quase cinco décadas, destacando três gerações de realizadoras.
A primeira, nos anos 1970, com Sandra Coelho de Souza e Maria Sylvia Nunes; a segunda nos anos 1990 com as irmãs Fernanda e Flávia Alfinito; e a terceira a partir dos anos 2010 com uma nova geração múltipla que inicia sua trajetória na animação principalmente através de oficinas e cursos de formação específicos ou de áreas relacionadas à animação.
Nesse contexto, a temática desta edição paraense tem o foco nessas artistas e suas produções e contribuições para a trajetória do cinema de animação do estado do Pará. A vinheta de abertura, feita especialmente para o evento, apresenta um pouco dessa abordagem histórica. Também será exibida uma mostra com um panorama regional de filmes de mulheres da animação paraense como parte da programação paralela.
Coordenar uma mostra de animação, abrangendo diversas cidades, foi também enfrentar desafios. “O processo de curadoria exigiu articulação e planejamento para reunir obras e participantes, além de coordenação com uma programação maior dentro de um evento já consolidado”, diz Patrícia Lindoso.
Ainda assim, segundo ela, há planos de transformar a mostra em um evento marcante no calendário cultural paraense, com mais recursos e continuidade. “Isso permitirá mapear e incentivar novas gerações de animadores, especialmente no interior do estado, consolidando o impacto da iniciativa e fortalecendo o protagonismo feminino na animação, além de contribuir para uma maior representatividade de gênero e regionalidade no setor”, conclui.
PROGRAMAÇÃO BELÉM E ALTAMIRA
26 a 31 de outubro – BELÉM DO PARÁ
WORKSHOPS | CURRO VELHO
DIA 26/10/2024
Manhã
9h30 às 12h | Workshop de animação (Responsável: Thalyne Chrystyna)
9h30 às 12h | Workshop de criação de personagens (Responsável: Gabs Fernandes)
ESTÚDIO ABERTO DE ANIMAÇÃO | CURRO VELHO
DIA 28/10/2024
Manhã
9h30 às 10h | Sessão de Animação Infantil
10h às 12h | Estúdio Aberto de Animação
Tarde
15h30 às 16h | Sessão de Animação Infantil
16h às 18h | Estúdio Aberto de Animação
Local: Núcleo de Oficinas Curro Velho | Rua prof. Nelson Ribeiro, 287 - Telégrafo - Belém - Pará
EXIBIÇÕES E CONVERSAS
DIA 28/10/2024 – Noite | PALACETE FACIOLA
19h30 às 21h30 | Mostra Principal
DIA 30/10/2024 – Tarde | CURRO VELHO
15h às 16h - Mostra ambiental
16h às 17h30| Conversa com o animador Marcelo Marão
DIA 31/10/2024 – Tarde | PALACETE FACIOLA
16h00 às 17h15 | Longa metragem “Bizarros Peixes das Fossas Abissais”
17h20 às 18h15 | Mostra Histórica Mulheres Paraenses
18h30 às 19h30 | Bate papo “História da Animação Paraense e bastidores do Dia Internacional da Animação Pará 2024”
28 de outubro a 6 de novembro - ALTAMIRA
28 DE OUTUBRO (SEGUNDA-FEIRA)
19h às 19h30 - abertura da sessão
19h30 - mostra nacional (classificação 14 anos)
20h30 - mostra internacional (classificação 10 anos)
21h30 às 21h50 - conversa com Marão
29 DE OUTUBRO (TERÇA-FEIRA)
9h às 11h - oficina de animação 2D de lápis no papel com Marão (turma manhã)
14h às 16h - oficina de animação 2D de lápis no papel com Marão (turma tarde)
18h15 às 18h30 - abertura da sessão
18h30 - mostra infantil (classificação livre)
19h30 - longa-metragem dirigido por Marão: “Bizarros Peixes das Fossas Abissais” (2024) (classificação 10 anos)
20h45 às 21h15 - conversa com Marão
4 DE NOVEMBRO (SEGUNDA-FEIRA)
9h às 12h - oficina de animação stop motion com Luana e Maiara Esquerdo (turma manhã)
14h às 17h - oficina de animação stop motion com Luana e Maiara Esquerdo (turma tarde)
18h45 às 19h - abertura da sessão
19h - mostra nacional (classificação 14 anos)
20h às 20h20 - conversa ao final da sessão
5 DE NOVEMBRO (TERÇA-FEIRA)
9h às 12h - oficina de animação stop motion com Luana e Maiara Esquerdo (turma manhã)
14h às 17h - oficina de animação stop motion com Luana e Maiara Esquerdo (turma tarde)
18h15 às 18h30 - abertura da sessão
18h30 - mostra ambiental (classificação livre)
19h30 - mostra histórica paraense (classificação 12 anos)
20h30 às 20h50 - conversa ao final da sessão
6 DE NOVEMBRO (QUARTA-FEIRA)
9h às 12h - oficina de animação stop motion com Luana e Maiara Esquerdo (turma manhã)
14h às 17h - oficina de animação stop motion com Luana e Maiara Esquerdo (turma tarde)
18h15 às 18h30 - abertura da sessão
18h30 - mostra infantil (classificação livre)
19h30 às 19h50 - conversa ao final da sessão
LOCAL: Teatro Municipal Jarbas Passarinho - Travessa Treze de Maio, 201 (ao lado do Cinema Lúcio Mauro), Bairro Jardim Uirapuru, CEP 68372-180, Altamira-PA.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
https://linktr.ee/diadaanimacaopa
https://www.instagram.com/diadaanimacaopa
diadaanimacaopa@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário