Mestre Dikinho - Foto: Pierre Azevedo |
O evento é em Soure, no Marajó, na sede da Associação de Moradores do bairro do Pacoval, a partir das 19h, no próprio barracão onde o mestre formou gerações apaixonadas por carimbó na ilha. E após o lançamento, às 20h, o documentário estará disponível no Youtube, no canal @CarimbódeEncantaria.
Reconhecido através das suas composições de carimbó, toadas de boi, sambas enredo, além de bossas e lundus, o Mestre Dikinho deixou um grande legado na Cultura Popular Paraense. O mestre, que também era poeta, pescador e vaqueiro, faleceu em 17 de julho deste ano, aos 83 anos.
Dikinho Foto: Pierre Azevedo |
O documentário apresenta uma narrativa atemporal, lançando um olhar único sobre os 83 anos de história e obra do mestre, assim, eternizando o seu legado e apresentando os costumes, a biodiversidade e a cultura da Amazônia, com foco no Carimbó e a vida no Marajó.
Tambores do Pacoval e Mestre Dikinho Foto: Pierre Azevedo |
Mestre Dikinho - Conhecido como Mestre Dikinho, Raimundo Miranda Amaral foi compositor, violonista, cantor e artesão marajoara. Cresceu entre campos e rios trabalhando como vaqueiro e pescador, imerso na poesia e encantaria únicas do Marajó. Da sua vivência surgiram canções em vários ritmos: do carimbó ao samba, do bolero ao xote e ao boi. O Mestre passou mais de década junto ao “Tambores do Pacoval” e, também, fez parte do grupo “Os Mansos” nos últimos anos de sua vida, junto aos seus grandes parceiros, Mestre César do Regatão e Yuri Guimarães.
Serviço
Lançamento em Soure/Marajó, na sede da Associação de Moradores do bairro do Pacoval, a partir das 19h. Em seguida, às 20h, o documentário estará disponível no Youtube, no canal @CarimbódeEncantaria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário