11.10.10

Arte Pará: Claudia Andujar fala sobre fotografia e índios Yanomami

Aberto no último dia 07, o Salão Arte Pará seguirá até novembro. Um dos momentos mais importantes desta programação acontece nesta terça-feira, 12, às 16h, no prédio da Rocinha, no Museu Paraense Emilio Goeldi.

"Lá, pela primeira vez em Belém, a fotógrafa Claudia Andujar falará sobre sua produção, destacando o trabalho realizado junto ao povo Yanomami, etnia indígena que Andujar travou contato na década de 1970 e que ajudou por meio de uma longa luta pela demarcação das terras que viriam a se tornar a reserva Yanomami", diz Orlando Maneschy, curador do salão e autor do texto que segue abaixo.

Convidada do 29° Arte Pará, Andujar tem uma sala especial na mostra que aborda distintas relações estabelecidas entre o homem branco e os povos da floresta, Igualmente Diferentes, que conta ainda com Armando Queiroz, artista homenageado neste ano e Roberto Evangelista, além de objetos da própria cultura Yanomami que poderão ser vistos.


Claudia Andujar em sua palestra, às 16 horas, apresenta as relações de alteridade, fruto de sua integração com os índios desta etnia, a partir do estabelecimento de confiança e cumplicidade. Partindo de imagens da série “Sonhos”, em que a artista interpreta o universo comsmogônico desse povo, traduzindo isto em imagens de beleza ímpar, que poderão ser vistas ao longo da palestra, já que a mesma ocorrerá dentro da própria exposição.

Com um fortíssimo senso ético, a artista passou a lutar pelo direito à vida desse povo, exposto a toda sorte de doenças do homem branco, além de ser vitima da exploração de suas terras.

Assistir a essa palestra, na primeira exposição que a artista faz na Amazônia é um momento único e de significativa importância, e em especial diálogo com a obra de Armando Queiroz, artista homenageado, e Roberto Evangelista, revelando processos processos de mergulho no universo do outro, gerando obras de marcante posição política.

Serviço Palestra com Claudia Andujar. Prédio da Rocinha / Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emilio Goeldi. Av. Magalhães Barata, nesta terça-feira, dia 12, 16h. Entrada franca pela lateral do MPEG. Fonte: Orlando Maneschy/Facebook.


Nenhum comentário: