13.10.10

Encontro debate os vários olhares e enunciações sobre a Amazônia

Estão abertas as inscrições para o ciclo de debates Amazônias: paisagens, narrativas, sentidos, projeto contemplado pelo Programa Cultura e Pensamento do Ministério da Cultura.

Programado para acontecer entre os dias 25 e 27 de outubro, no auditório David Mufarrej (Unama), o evento conta com a participação das três maiores instituições de ensino superior do Pará, a Universidade Federal do Pará, Universidade Estadual do Pará e Universidade da Amazônia.

Exposições sobre Benedito Nunes (acima, em foto do acervo da fotógrafa Elza Lima), Dalcídio Jurandir e uma instalação de miriti fazem parte da programação do ciclo de debates, cujas inscrições para participar estão abertas, com vagas limitadas. Saiba mais no blog www.amazonias.blog.br.

A abertura, no dia 25 de outubro, às 19h, será no auditório David Mufarrej, com apresentação do coro cênio da Unama, que fará parte da solenidade de abertura do Fórum de Letras da Unama, evento que acontecrá em mesmo período que o ciclo de debates do Cultura e Penamento.

A programação do Cultura e Pensamento em Belém tem ainda o apoio da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Núcleo de Poéticas da Oralidade, coordenado pela Profª Dra. Jerusa Pires Ferreira, e de outras IES, como Universidade de Brasília; Universidade de São Paulo e Pontifícia Universidad Católica del Perú.

Os debates do Cultura e Pensmaento resultarão em vídeos e revistas. Nos dias 26 e 27, as discussões, palestras e mesas redondas serão marcadas pela diversidade das relações espaço-temporais que projetam sentidos.

Daí o título referir-se a paisagens como espaço e narrativas como tempo, pois a ideia é justamente trazer à tona interpretações dos variados lugares de enunciação da Amazônia, tendo como foco a percepção do modo como o não-amazônida conceitua a região. De acordo com a professora Josebel Fares, da UEPA, vários estudos sobre a cultura da Amazônia, no âmbito acadêmico, têm acontecido na região e fora dela.

Em 2002, realizou-se em São Paulo, um evento que se intitulou Amazônias Paraenses. “Apesar da nominação, contou com a participação de um grupo de estudantes, pesquisadores e professores de outros estados da região, que naquele momento realizavam suas pós-graduações em São Paulo, a maioria ligada aos programas de Comunicação e Semiótica e de História/ PUC”, explica Josebel Fares.

As três IES envolvidas diretamente no projeto deste ciclo – UFPA, UEPA, UNAMA – vem ao longo de suas trajetórias, propiciado a discussão sobre a Amazônia em âmbito local, regional e universal.

“No momento em que professores dos quadros efetivos, militantes nas áreas de Cultura, Comunicação, Arte e Educação, retornam de suas pós-graduações e posicionam-se em programas de pós-graduação, em grupos de pesquisa e na docência em graduação e latu sensu, essas ações tornam-se mais regulares e qualificadas”, diz Fares.

Exposições, música, cênicas - A idéia do ciclo não se encerra em mesas redondas ou palestras com debates. As reflexões propostas por representações da Amazônia no campo artístico, especialmente nas formas visuais, audiovisuais, cênicas e musicais, estarão presentes.

Na abertura haverá apresentação do coro cênico da Unama e, após a cerimônia oficial, serão inauguradas duas exposições e uma instalação na Galeria Graça Landeira. Uma mostra terá como temática o escritor Dancídio Jurandir e a outra, o crítico literário, professor e filósofo Benedito Nunes (Prêmio Jabuti - CRÍTICA LITERÁRIA - 2010).

Outra mostra será a instalação, que reunirá duzentos objetos de miriti, inspirada na espécie "arara juba", pássaro amazônico com penugens nas cores verde e amarelo, e que é símbolo do XVI Fórum Paraense de Letras da Unama, evento que também estará sendo aberto no dia 25, momentos antes da cerimônia de abertura do ciclo de debates.

Serviço
Inscrições abertas para o Ciclo de Debates Amazônias: Paisagens, Narrativas, Sentidos. De 25 a 27 de outubro, no auditório David Mufarrej (320 vagas). Informações no www.amazonias.blog.br. Inscreva-se pelo site e faça a confirmação (R$ 5,00) nos postos instalados na Unama, UEPA e UFPA. Mais Informações: 91 3343.3567 | 3343.3564.

Nenhum comentário: