4.2.11

Marambaia retoma movimento artístico e entra no mapa mundi do FSM

Os ecos do Fórum Social Mundial serão ouvidos, em Belém, no bairro da Marambaia, em Belém. É lá que as sessões cineclubistas do Festival Internacional de Cinema Social, o FEST-FISC Brasil, acontecerão. O momento vai marcar também o retorno do Molcuma.

O FESTE-FISC é uma extensão brasileira do fórum que estará acontecendo simultaneamente em Dakar (Senegal), de 06 a 11 de fevereiro. A programação aqui, de 08 a 10, entra na cena como uma atividade autogestionada, mas expandida, à distância.

O Festival (que está na sua segunda versão) é uma forma de criar mecanismos e oportunidades para o intercâmbio entre realizadores e produtores, das mais diversas origens, com as suas infinitas propostas estéticas, sendo, portanto, um festival aberto para todos os formatos, tecnologias e linguagens.

E será neste contexto tudo a ver que, prestes a completar 17 anos, o Movimento Cultural da Marambaia – Moculma volta à ribalta. De acordo com o artista plástico Cristiano Lima, que coordena projetos infanto-juvenis no bairro da Marambaia, periferia de Belém, esta será uma oportunidade para que os ativistas de todo o mundo vejam com os próprios olhos a arte popular que se produz de forma independente e à margem dos processos institucionais.

“O FEST-FISC é uma vitrine para nós, motivo pelo qual estamos todos empenhados na divulgação destas sessões junto à comunidade, que já se acostumou com projeções cineclubistas e projetos de inclusão social, dos quais participaram milhares de crianças e adolescentes, como por exemplo o Arte na Praça, Pitada de Arte, Sexta Poética, Boi Vagalume, cineclubismo, entre outros”, afirma.

Este ano, a 11ª. Edição do Fórum Social Mundial será realizada na Universidade Cheik Anta Diop e em outros locais de Dacar, capital do Senegal, e celebrará a diversidade da cultura africana e suas perspectivas para o futuro.

O FEST-FISC foi convidado especialmente para integrar as atividades do FSM, por ser reconhecido como uma importante contribuição em eventos anteriores para a promoção dos objetivos históricos do Fórum através do uso da linguagem audiovisual.

Acesse a programação, aqui

Serviço
FEST-FISC Brasil. Dias 8, 9 e 10 de fevereiro de 2011. Na Praça Tancredo Neves, Marambaia, 19H. Parceria FSM / Cinema de Rua / Paracine / UFPA (Antropoligia) / Rede Aparelho / Moculma-Tela de Rua / Cineclube Amazonas Douro. Informações adicionais poderão ser obtidas através do telefone: 55(91) 8330-9435 ou do e-mail: festfisc@gmail.com.

(com informações do FEST-FISC)

Nenhum comentário: