19.2.11

Na quinta edição CCAA Fest chega ao Teatro Gasômetro

O amadurecimento profissional das bandas independentes e a riqueza e a criatividade do rock paraense são apenas dois dos ótimos motivos para realizar a quinta edição do CCAA Fest, com data marcada para 19 de fevereiro, no Teatro Gasômetro, do Parque da Residência.

Na ordem de apresentação, este ano, entraram no páreo, as bandas Carbono XIV, Clepsidra, Cocota de Ortega, Mademoiselle, Myttus, Navalha, Oscaravelho, The Baldelaires, The Lay, Arsenal Vil, Born to Be, Rosa Norte, SK8, Tranze e Trilha Colateral.

“Tivemos várias etapas até chegar a este momento: inscrição, audição e a curadoria de onde saíram as 10 primeiras colocadas. Depois, a novidade deste ano, foi a parceria com MTV, que nos permitiu selecionar, através do voto do público, as outras cinco concorrentes”, explica Gláfira Lobo, a vocalista da banda Álibi de Orfeu, e produtora executiva do CCAA Fest.

O festival acumula investimentos em responsabilidade social e na profissionalização dos músicos. “Esta tendência de qualidade e respeito ao artista, orientando-o sobre os vários aspectos da produção e da postura no palco, já faz parte da trajetória do evento. E eu trago um pouco da minha própria experiência. Já estou acostumada, mas a maioria das bandas que participam é iniciante”, diz Gláfira.

Por isso, uma semana antes da grande noite, a produção do festival e os integrantes das bandas concorrentes fizeram uma visita técnica no Teatro Gasômetro, a fim de fazer um reconhecimento prévio do espaço.

Foi uma oportunidade também para discutir com Gláfira, a questão visual de cada banda e receber informações sobre o posicionamento das câmeras que irão gravar todas as apresentações, resultando, como em todos os anos, num DVD. É uma forma de garantir uma boa performance para as lentes e para o público.

Lapidação - A banda Lapidação Poética é um dos bons exemplos dos resultados do festival. O grupo já participou três vezes do CCAA Fest. Em 2006, foram para a final com a música ‘Palavras Perdidas’, de Paulo de Paula. Mas em 2008, com ‘O conto do criador’, não chegou nem na final. Já em 2009, com a música ‘Que saudade’, garantiu o prêmio da gravação do primeiro CD da Banda, pelo selo Na Music.

“A participação no CCAA Fest foi deveras interessante, sobretudo pela experiência e maturidade profissional que vem sendo estimulada pelo Festival”, diz Andrérick da Lapidação Poética e autor da música premiada.

Hoje, a banda está no estúdio, gravando o 1° CD profissional, “Rio de Sonhos”, que será lançado este ano, trazendo 10 músicas, entre elas, “Que Saudade”, a canção que venceu o CCAA Fest 2009, um blues sobre a dor da separação. “Este ano vamos participar do CCAA Fest como convidados, isto pra gente é uma honra, além de ser uma bela vitrine para apresentarmos com maior amplitude a identidade artística da Banda Lapidação Poética”, finaliza Andrérick.

The Baldelaires, umas das concorrentes
Premiação – Apesar de haver, claro, premiação para os 1º, 2º e 3º lugar, o festival não deixa nenhuma banda sair de mãos abanando. Todas as 75 que fizeram a audição no Ápice, vão receber o DVD com a gravação de sua apresentação ao júri. Para todas as finalistas, o evento oferece cinco DVDs com a gravação do show da final e 15 bolsas de estudo de um ano no CCAA Belém (uma para cada banda).

A grande vencedora grava um CD, ao vivo, no estúdio Ná Music, com 100 cópias já garantidas pelo selo Ná Music. A segunda colocada grava um videoclipe da música, patrocinado pelo Studio Pub. A terceira colocação leva R$ 1.000,00, prêmio oferecido pela Escola G2 MUHSICA. E ainda há a banda revelação, que ganha gravação de uma música no Estúdio APCE.

Serviço
CCAA Fest, neste sábado, 19, no Teatro Gasômetro, Parque da Residência. O evento terá participação especial da Lapidação Poética, vencedora da edição anterior. Ingressos: R$ 10 + um pacote de leite em pó. Estudantes pagam meia. Realização do CCAA, com apoio do APCE Estúdio, Loja Ná Figueredo, Visão, Escola G2 MUHSICA e Studio Pub. Mais informações: 91 4141-5317 / www.ccaabelem.com.br ou 91 8812-0436/81435582.

Nenhum comentário: