18.12.13

A força do samba de raiz amazônica, agora on line

Arthur Espíndola entrevistando Toninho Nascimento
Fruto de uma pesquisa sobre o samba autoral produzido na região amazônica,  o "Amazônia Samba" é um programa feito para a internet. Nesta quarta-feira, 18, além dos dois primeiros episódios, também será lançado o website do projeto. No IAP, às 19h, com entrada franca.

Apresentado pelo cantor e compositor Arthur Espíndola, expressão da nova geração de sambistas paraenses, o programa tem início com recursos da Bolsa de Pesquisa, Criação, Experimentação e Divulgação em Artes 2013 do IAP - Instituto de Artes do Pará.

Em formato de mini documentários, com duração de 30 minutos, cada episódio conta um pouco da trajetória de um personagem da história do samba amazônico, com entrevistas, curiosidades, informações e apresentações musicais. A primeira temporada tem oito episódios, e cada um será postado mensalmente no site da série. 

E aqui, a fala e o violão de Edmundo Souto
Eu, Luciana Medeiros, tomei conhecimento do projeto em uma quinta-feira do mês de novembro, que poderia ter sido um dia qualquer não fosse um fato inusitado, ao menos para mim. 

Ao chegar no Espaço Cultural Boiúna (mais conhecido como Bar do Mário, ali na Pariquis, entre Padre Eutíquio e Apinagés), um lugar já emblemático da boemia e reduto da música paraense, em Belém (famoso também por seus pasteizinhos recheados com jambú), encontro Arthur Espíndola, acompanhado à mesa por dois senhores distintos que conversavam à parte. Falamos de amenidades até que Arthur me conta do projeto "Amazônia Samba", momento em que ele também me apresenta os 'amigos'. 

Para minha surpresa, espanto e alegria, um deles era Edmundo Souto, autor de músicas conhecidas do cancioneiro brasileiro, entre elas, "Cantiga por Luciana", defendida por Evinha no Festival da Canção de 1969. Minha emoção foi imediata e indisfarçável. Não bastava a canção ser linda? Nem eu ter nascido no mesmo ano de seu lançamento? Ter sido batizada pelo nome que tenho, por causa dela? 

Não. Além de tudo, ganhei o ano ao saber que seu compositor é paraense e estava ali tendo o privilégio de conhecê-lo. Ao chegar em casa, relatei tudo no Facebook, como não compartilhar? A postagem rendeu comentários incríveis e várias curtições, que emocionaram até mesmo o Edmundo Souto, vejam aqui.

Equipe atenta ao trabalho, locação floresta
Edmundo Souto está no primeiro episódio da web-série. No segundo está Toninho Nascimento. Ambos são paraenses e estão radicados no Rio de Janeiro há muitos anos. Edmundo é também um dos autores, junto com Danillo Caymmi e Paulinho Tapajós, da indefectível 'Andança', imortalizada por Beth Carvalho. Toninho é autor, em parceria com Romildo, dos dois maiores sucessos de Clara Nunes: Conto de areia e Deusa dos orixás. 

O projeto tem como principal objetivo dar continuidade à pesquisa e difusão do samba autoral produzido na região amazônica, a integração dos ritmos e instrumentos regionais ao samba, e o constante diálogo entre tradição e contemporaneidade no cenário musical.  

Os dois primeiros episódios têm participação dos intérpretes paraenses Pedrão Frade, Gigi Furtado, Yashmin Friaça e Larissa Leite. A conceituação musical do projeto surgiu a partir das pesquisas e experimentações musicais do multi-instrumentista, cantor, compositor e produtor musical de Arthur Espíndola. 

A ideia é ter oito episódios na primeira temporada
Em seu trabalho musical ele começou a inserir os instrumentos típicos da música regional como curimbó, banjo de carimbó, barrica, chocalho, caixa de marabaixo, entre outros, ao instrumental tradicional do samba. E, consequentemente, começou a misturar rítmica e os sotaques da música regional amazônica ao samba.

“Comecei a incorporar o lundu ao samba canção, o samba de cacete ao partido alto, o carimbó, retumbão e o marabaixo ao samba tradicional e etc. E fui percebendo como isso enriquecia o som, e como o público se identificava e reagia bem à isso tudo”, declara Arthur. 

Dessa forma ele concebeu o que gosta de chamar de Samba Amazônico e, paralelamente, passou a pesquisar à fundo as raízes do samba que é produzido na Amazônia. Foi quando se apaixonou pela obra de compositores daqui, que foram gravados por intérpretes de renome nacional como Maria Betânia, Alcione, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Clara Nunes, Elizeth Cardoso, Roberto Ribeiro e muitos outros.

"Foi surgindo uma vontade de mostrar pra todo mundo, que os compositores de alguns dos maiores clássicos do samba eram daqui. Figuras com clássicos compostos como Toninho Nascimento, Edmundo Souto e Chico da Silva”, conta Arthur.

E daí, num 'estalo', veio a ideia do projeto, que acaba colocando sua experimentação musical em contato direto com a pesquisa que ele vinha desenvolvendo sobre a história do samba na Amazônia. 

Para levar adiante a ideia, Arthur começou a pensar numa equipe, que tem entre outras pessoas, a produtora cultural Narjara Oliveira e o diretor Pedro Vianna. “O Arthur tinha uma boa ideia. Nós trabalhamos essa ideia junto com ele, definimos o formato, e sistematizamos o trabalho. A partir daí foi ver o sonho virando realidade”, diz Pedro Vianna.  Eis que surge a web-série Amazônia Samba.

"Estou muito feliz. Esse é um trabalho de um ano. É um sonho que vejo se concretizar. Infelizmente os protagonistas não estarão de forma física no lançamento, mas o programa será apresentado integralmente com as entrevistas deles. 

A ideia é abordar nos próximos episódios toda a história do samba na Amazônia. As escolas de samba, a época de ouro do samba no Pará, até a galera que vem fazendo samba atualmente na Amazônia", finaliza em bom tom, Arthur Espíndola. 

Muito bom. Sucesso ao projeto, uma bela iniciativa!

Serviço
Lançamento da web-série Amazônia Samba. No auditório do Instituto de Artes do Pará - Praça Justo Chermont, 236. Ao lado da Basílica de Nazaré. Nesta quarta-feira, 18, às 19h. Entrada franca. Saiba mais no website do projeto: www.amazoniasamba.com

Nenhum comentário: