16.12.13

Rádio Margarida lança clipes com o Super ECA

Informar, além dos adultos, as próprias crianças sobre os seus direitos listados no Estatuto da Criança e do Adolescente - o ECA. Tudo de maneira lúdica, divertida. Este é o objetivo do DVD Super Eca e seus Clipes Animados, iniciativa da Rádio Margarida. As músicas trazem participações de cantores como Edilson Moreno, Adriana Cavalcante, Gang do Eletro, Renato Torres e Buscapé Blues, entre outros. O lançamento contará com música ao vivo, nesta terça-feira, 17, em duas sessões: às 16h, com plateia de crianças e adolescentes de escolas, creches e instituições que atuam com menores e adolescentes e, 17h, para o público em geral.  Tudo no Cine Olympia, com entrada franca.

O Centro Artístico Cultural Belém Amazônia, conhecido como Rádio Margarida, está colocando à disposição dos educadores mais uma ferramenta em defesa da Criança e do Adolescente: o DVD Super ECA, que tem como objetivo difundir uma cultura de enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente, de maneira lúdica e divertida, para maior absorção das informações contidas no Estatuto da Criança e do Adolescente. 

As canções inseridas nos clipes trazem ótimas participações de compositores, músicos e cantores paraenses.  Ao todo são oito curtas musicais animados, sendo sete músicas de autoria de Buscapé Blues e uma de Renato Torres. Gravadas no Midas Amazon Stúdio, as faixas trazem participações de cantores como Markinho e Banda (Supe ECA), Iolane Nobre e Renato Torres (Gira Mundo), Marcelo Kalunga (Capitão Gotão), Reanto Torres (Um Sorriso), Gang do Eletro (Energia Pura), Ivan Cardoso e Coro Juvenil Florescendo (Bullyng sai pra lá), Adriana Cavalcante e Edilson Moreno (Perigo!) e Coro Juvenil Florescendo (Mundo Colorido).

Cada clipe musical educativo tem até 5 minutos divididos entre a interação com o Super ECA, a personificação do Estatuto da Criança e do Adolescente, o super herói que costura todo o DVD, abordando aspectos complementares do assunto tratado nas músicas. 

À exemplo, no clipe musical sobre saúde e higiene bucal, o personagem demonstra como deve ser feita a escovação correta dos dentes.

Para chegar a este formato, antes da realização dos clipes, foi feito um trabalho de pesquisa para escolha dos temas, percebendo quais dos assuntos ligados ao ECA eram os mais necessários e se encaixavam neste tipo de difusão. 

Em seguida veio a fase de produção propriamente dita com a coleta de informações sobre os temas tratados, a criação de letra e da música dos clipes, depois foram elaborados os arranjos (Luiz Pardal) e finalmente a gravação e mixagem das músicas para que personagens ganhassem seus desenhos animados.


O projeto clipe infantil educativo é realizado de maneira interligada ao projeto Radionovelas Educativas III em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Desde a sua primeira edição no ano de 2007 vem abordando a linha programática de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. 

Estender suas ações e serviços para atender a um público de crianças até nove anos de idade se torna um desafio para a Rádio Margarida, pois dentro deste público específico, está a faixa de idade da primeira infância, que vai de zero a seis anos, sendo a mais desprovida de materiais educativos que tratem de temas e conteúdos de prevenção a violência contra crianças. 

Neste sentido, o projeto elegeu oito temas para tratar nos clipes animados: acidentes domésticos; racismo; bullying; saúde e higiene bucal; esporte inclusivo; Estatuto da Criança e do Adolescente; amizade e vacinação.

Ao todo são três mil e quinhentos DVDs, cuja distribuição é gratuita e direcionada às organizações atuantes no campo de direitos humanos de crianças e adolescentes da Região Metropolitana de Belém e de outras regiões do estado do Pará. O patrocínio é da Petrobras - Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania, Governo Federal , com apoio do UNICEF.

Sobre a Rádio Margarida - O Centro Artístico Cultural Belém Amazônia – CACBA, popularmente conhecido como Rádio Margarida é uma Organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, de utilidade pública municipal, estadual e federal, com inscrição no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Desde sua fundação (1992) vem desenvolvendo programas, projetos e tecnologia sociais, prioritariamente voltadas à defesa da infância e da juventude em situação de violação de direitos, dentro do contexto amazônico e nacional (ver histórico).

Em sua trajetória institucional, a ONG Rádio Margarida tem aceitado desafios relacionados aos Direitos Humanos, principalmente quanto aos Direitos da Infância e da Juventude, no que diz respeito ao enfrentamento, à ameaça e à violação dos direitos, atuando no fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), por meio da formulação e aperfeiçoamento de tecnologias de informação e comunicação que vêm contribuindo à formação de profissionais, produção, veiculação e difusão dos direitos na esfera local, regional e nacional.

Nos últimos anos, a Organização vem desenvolvendo e aperfeiçoando ações sistemáticas de fortalecimento do SGDCD, com algumas tecnologias sociais certificadas, tais como: Radionovelas e Vídeos Educativos, acompanhados de Guias Pedagógicos de orientação e materiais didáticos utilizados por Redes de Proteção à Infância e Adolescência, Agentes e Educadores Sociais, Ministério da Educação / Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade e Ministério da Justiça / Secretaria dos Direitos Humanos.

No ano de 2007, realizou-se o Projeto Vídeos Educativos – trilogia em defesa de crianças e adolescentes produziu-se a tecnologia denominada de vídeo-aula para o Ministério da Educação, sobre violências: doméstica (com situações de violência psicológica, física, abandono, negligência), violência sexual (abuso e exploração) e trabalho infantil; materiais replicados e distribuídos por todo país nos programas: Mais Educação e Escola Aberta.

Meninas do coro Florescer
No ano de 2008, por indicação da PETROBRAS, obteve-se o Prêmio Top Social 2008 da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, pela realização do Projeto Radionovelas Educativas: em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Belém do Pará.

No início do ano de 2011 recebeu-se o Prêmio Anu – prêmio concedido pela CUFA – Central Única das Favelas, pelo Projeto Novas Práticas Educativas, realizado em conjunto com a Secretaria de Educação do Pará. Houve, também, a execução do Projeto Estação Direitos: em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente no Pará, com o Comitê Estadual deenfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes do estado do Pará e Secretaria dos Direitos Humanos – SDH / PR.

“Neste momento também desenvolvemos o projeto Vento Norte, cujo objetivo geral é a criação de instrumentos educativos de proteção e defesa da criança e adolescentes para enfrentamento das ameaças ou violações de direitos facilitadas pelas tecnologias de informação e comunicação para aperfeiçoamento da qualificação dos atores do Sistema de Garantia de Direitos (SGD)”, explica Maria Eugênia Melo, coordenadora do projeto, que tem convênio com a Secretaria dos Direitos Humanos – SDH / PR e CONANDA.

Edilson Moreno
Outro projeto da Rádio Margarida, o Radionovelas Educativas 2012/2013 também tem por objetivo difundir uma cultura de enfrentamento à violência contra a criança e adolescente em apoio a ações estratégicas de organizações atuantes no campo de direitos humanos de crianças e adolescentes da Região Metropolitana de Belém.

“E também visamos a divulgação e efetivação do ECA, por meio de produção de conteúdos e materiais educativos em vídeo, áudio e texto divulgados no portal web/www.radiomargarida.org.br e veiculados em programa semanal de radio difusão”, finaliza Eugênia.

Ficha Técnica

Coordenadora geral do Projeto- MªEugenia Melo
Coordenação executiva- Joana Lima
Coordenação de finanças – Carmen Chaves
Coordenação da criação de desenhos e da edição dos vídeos. = José Arnaud
Composição e supervisão das letras das musicais.  – Osmar Pancera
Arranjos musicais e coordenação da gravação em estúdio- Luiz Pardal
Edição de vídeo- Deco Barros
Criação de desenhos- Gizandro Augusto
Criação de composições musicais- Buscapé Blues
Técnicos de gravação: Márcio Góes/Luiz Pardal
Edição: Jacinto Kahwage/Luiz Pardal/Márcio Góes
Mixagem e Masterização: Jacinto Kahwage/Luiz Pardal
Estúdio de gravação- Midas Amazon Stúdio

Músicas

Super Eca (3:10)
Autor: Buscapé Blues
Interprete: Markinho e banda
Arranjo: Luiz Pardal
Bateria: Edvaldo Cavalcante
Guitarra: Davi Amorim
Piano/teclado/órgão: Luiz Pardal
Baixo: Luiz Pardal

Gira Mundo (2:20)
Autores: Iolane Nobre  e Renato Torres
Interprete: Renato Torres
Voz: Ana Flor
Violões/Guitarra: Renato Torres:
Arranjo: Renato Torres

Capitão Gotão (2:47)
Autores: Buscapé Blues e Mario Costa
Interprete: Marcelo Kalunga
Arranjo: Buscapé Blues
Guitarra/baixo: Jenner Vaz
Bateria: Mauro Vaz
Piano/teclado/órgão: Nei Talismã
Violão: Aurizomar Menezes

Um sorriso (2:10)
Autor: Buscapé Blues
Interprete: Renato Torre
Arranjo: Renato Torres
Voz: Renato Torres
Guitarra: Renato Torres
Contra baixo: Mauricio Panzera
Violoncelos: Arthur Alves
Percussão: Heraldo Santos

Energia pura (2:25)
Autores: Buscapé Blues /Osmar Pancera
Interprete: Gang do Eletro
Arranjo: Luiz Pardal
Guitarra: Davi Amorim
Bateria: Edvaldo Cavalcante
Piano/teclado/órgão: Luiz Pardal
Baixo: Luiz Pardal

Bullyng sai pra lá (2:20)
Autor: Buscapé Blues
Interprtes: Ivan Cardoso e Coro Juvenil Florescendo
Arranjo: Luís Pardal
Guitarra: Davi Amorim 
Bateria: Edvaldo Cavalcante
Piano/teclado/órgão: Luiz Pardal
Percussão: Bruno Mendes

Perigo! (3:15)
Autor: Buscapé Blues
Interpretes: Adriana Cavalcante/Edilson Morenno
Arranjo: Luíz Pardal
Guitarra: Davi Amorim
Bateria: Edvaldo Cavalcante
Piano/teclado/órgão: Luiz Pardal
Baixo: Luiz Pardal

Mundo Colorido (2:48)
Autor: Buscapé Blues
Interpretes: Coro Juvenil Florescendo
Arranjo: Luís Pardal
Guitarra: Davi Amorim
Bateria: Edvaldo Cavalcante
Piano/teclado/órgão: Luiz Pardal
Baixo: Luiz Pardal
Percussão: Bruno Mendes

Coro Juvenil "Florescendo" - Amanda Teixeira, Ana Clara Lima, Ana Júlia Cohen, Letícia Raiol, Maria Rosa Lima e Ranielly Monteiro. Preparação e Regência: Marianne Lima.

Serviço
O lançamento é no dia 17 de dezembro, às 19h, no Cine Olympia. Antes, às 16h, haverá uma pré-estreia para crianças de Escolas, Creches e Instituições que trabalham co menores e adolescentes.

Nenhum comentário: