3.12.13

Espetáculo discute a solidão do homem no mundo

A linguagem do escritor Caio Fernando Abreu, com sua visão dramática do mundo moderno e a busca incessante pelo prazer de viver, inspiram a Cia Cênica de Cínicos na montagem do espetáculo “Santo Anjo do Senhor”. Um jogo entre a solidão e o amor. O espetáculo montado a partir da troca de experiências entre Adriano Furtado, Marckson de Moraes, Beto Benone, Breno Monteiro e Lauro Sousa, artistas integrantes da Companhia Cênica de Cínicos, será apresentado de 6 a 15 de dezembro na Casa dos Palhaços Trovadores.

O espetáculo já esteve em cartaz na cidade. Estreou em junho deste ano e para quem já viu, anote, haverá surpresa nesta nova temporada, como explica um dos integrantes da cia. ”Optamos por a cada nova temporada mudar o ator, ou seja , nesta temporada eu estarei em cena com a direção do Adriano Furtado. Na próxima inverteremos os papeis e o Adriano vai pra cena e em uma futura temporada o Breno Monteiro. Queremos com isso dar a cara da Cia no espetáculo”, explica Marckson de Moraes.

O que muda mesmo nesta nova apresentação são as sutilezas em cena. “Como se trata de um espetáculos construído das impressões do atuante com o espaço, podemos esperar novos jogos e possibilidades”, diz o ator.  A estrutura dramatúrgica, porém, permanece a mesma e o que muda são as temperaturas da cena.

“Na temporada anterior a receptividade do público foi maravilhosa, as pessoas saiam emocionadas com a simplicidade do espetáculo e a poesia que ele carrega. Tivemos um grande desafio em fazer o espetáculo  no festival internacional de teatro do pará recentemente, mas observamos que ele não ficou com as mesmas propriedades construidas na casa dos palhaços trovadores. A Energia do lugar e o domínio do espaço feito pelo ator ganha proporções adversas”, continua.

O espetáculo - Em cena, um homem que contracena com seus medos e desejos personificados na figura de um dragão, revelando e velando suas angústias sobre o mundo. 

Ele vive na expectativa da chegada deste ser mítico, ora no plano real, ora no plano imaginário, e cuidadosamente prepara o seu corpo e o seu lar, sagrados, para receber a sublime visita. 

Este primor se mostra em um cenário bordado em detalhes, com características e elementos da cultura amazônica que delimita os diversos momentos da encenação: momentos de recordação, momentos de solidão, momentos de brincadeira.

Durante as experimentações no processo de investigação para construir um roteiro, as memórias que este ator trouxe à cena nos encaminhou a escolha do texto de Caio Fernando traçando um diálogo entre a sua poesia imagética e a pesquisa da Cia focada nas possibilidades de criação do ator com o espaço. A casa dos palhaços trovadores, um dos vários espaços alternativos utilizados por diversos grupos e Cias da cidade, não foi adaptada para receber o espetáculo. Construímos a encenação a partir da apropriação do ator daquele ambiente.

Santo Anjo do Senhor possui uma dramaturgia não linear que, antes de tudo, mostra a importância e a delicadeza nas relações humanas através de uma simplicidade teatral que transmite uma expectativa de encontro do ator com seu dragão a cada instante da encenação. Um espetáculo intimista e que toma corpo e forma com a plateia presente e participando o tempo todo da cena.

O espetáculo quer discutir e dividir as relações humanas de amor, amizade, de companheirismo. As possibilidades de uma pessoa se encontrar na outra, seja um ser animado ou inanimado, real ou imaginário. Personalizado na figura de um dragão. O que seria esse dragão? O publico deverá assistir pra descobrir. 

“Queremos também ir a outros espaços ou teatros pois isso seria um grande desafio para nós e enriqueceria cada vez mais a nossa pesquisa centrada nas possibilidades criativas que o ator tem a cada novo espaço cênico”, finaliza Markson..

Ficha Técnica

Em cena:  Marckson de Moraes
Direção: Adriano Furtado
Concepção de Cenário e Figurino: Beto Benone
Concepção de Iluminação: Marckson de Moraes
Concepção de Trilha Sonora: Adriano Furtado
Operação: Adriano Furtado, Breno Monteiro, Lauro Sousa
Produção: Companhia Cênica de Cínicos
Apoio: Palhaços Trovadores

Serviço
Santo Anjo do Senhor.  De 06 a 15 de Dezembro, sextas, sábados e domingos, às 20h. Na Casa dos Palhaços Trovadores (Tv. Piedade, 522, esquina com a Tv. Tiradentes). Ingressos R$ 10,00 (com meia entrada para estudantes). Informações: 88035508 / 82913033 / 81118658. 

Nenhum comentário: