Rudá dirigindo Luiz lemos e Milton Aires |
"Tambatajá de Marrí", filme do diretor Rudá Miranda, que estreou no último dia 7, no
Cine Olympia, volta a ser exibido neste domingo, às 17h, no Líbero Luxardo, e ainda terá mais
uma sessão no IAP, na segunda-feira, 16, às 19h. Hoje, porém, a exibição ganha status de maior celebração, pois coincide com a data de aniversário do diretor.
Estou curiosa para ver... O filme traz uma história ousada e foi rodado em dezembro do
ano passado na ilha de Colares, situada na região do nordeste do Estado do Pará, município famoso por sua beleza, mas principalmente por ter sido um local visitado por seres extra terrestres no
final dos anos 1970, de acordo com registros da Operação Prato, realizada pela aeronáutica brasileira, na época. O tema já foi abordado no cinema, no documentário "Chupa Chupa, a história que veio do céu", um projeto Doc TV.
No entanto, o filme de Rudá, que tem cenas ainda em Belém no Rio de Janeiro, feitas
em janeiro deste ano, não foca este aspecto, embora a
atmosfera mística do lugar esteja em seu contexto, mas sob outras
perspectivas. Também não faz uma ligação direta à lenda do Tambatajá, imortalizada na canção de Waldemar Henrique, como o
nome Tambatajá de Marrí pode sugerir.
Tereza Miranda com Élida, que a interpreta no filme |
“Eu sempre quis usar o universo de Colares como o pano de
fundo ou mesmo como tema central de um filme, inclusive eu planejo fazer outros
trabalhos relacionados a ilha. Já a lenda do Tambatajá só tem a ver por se
tratar também de uma história de amor”, diz o diretor.
O roteiro, do próprio Rudá, traz doses de misticismos que nos levarão ao romance que surgirá entre um carioca,
que chega a Amazônia em busca de renovação e, após fazer um tratamento espiritual,
acaba encontrando um pescador da região, por quem se apaixona. A ideia do filme foi baseada
em fatos reais.
“Quando eu era
criança, na ilha de Colares, existia um amigo da minha mãe que se intitulava
assim ‘Tambatajá de Marri’, nome que ele mesmo havia dado para si. O filme
baseia-se numa história real, vivida por ele. Eu acho que o ‘de Marrí’ foi uma
invenção dele para que o seu apelido adquirisse uma conotação "chic' ou
"chique", pois eu já pesquisei essa palavra ‘marrí’ e nunca encontrei
nada. Acho que a intenção era de criar um lugar hipotético, que remetesse à
França, elevando o status do apelido”, reflete Rudá.
No elenco principal estão os atores Luiz de Lemos e Milton
Aires, que fazem os personagens centrais da trama, e ainda Élida Braz, André
Lobato e Renato Torres. Não se trata de um curta, o filme tem mais de 40
minutos, inspirados em histórias da própria
ilha. A direção de fotografia é de Erik Boccio e a produção executiva, de Tereza
Miranda.
Cenas feitas nas belas praias de Colares |
“Há também atores encontrados em Colares (inexperientes) e outros
escolhidos através de audições com estudantes de teatro da UFPA. No elenco temos
uns 15 atores com participação significativa, com falas, e tivemos também muitos
figurantes, a maioria encontrados ali mesmo na ilha de Colares”, explica.
Rudá Miranda é paraense, filho da produtora cultural Tereza Miranda, conhecida como Tereza de Colares a quem o filme é dedicado, e irmão de
duas outras artistas, a cantora Andrea Pinheiro e a atriz clown e professora de
teatro Patrícia Pinheiro, do Grupo Os Palhaços Trovadores. Ele teria nascido em
Colares, em 1977, não tivesse ocorrido o pânico causado pelas tais aparições
dos discos voadores na ilha, levando muitos moradores irem embora, de lá.
“Nasci na época do Chupa Chupa - ou discos voadores - que
assombravam a ilha. Minha mãe, receosa, me veio "ter" em Belém, mas
logo depois voltou para a ilha. Eu cresci aqui no Pará”, diz Ricardo Miranda (nome
original) que, aos 16 anos foi morar no Rio de Janeiro e com 21 partiu para os
Estados unidos para trabalhar como acrobata num circo americano. “Nesse Circo,
o Ringling Brothers, eu trabalhei numa turnê de quase três anos e viajei o país
inteiro”, conta.
Encerrada a circulação circense, Ricardo Miranda (seu nome de batismo) resolveu ficar nos EUA para estudar cinema, um sonho que tinha
desde a infância. “Trabalho com cinema desde 2007, mas de forma esporádica. Tenho
experiência em várias funções, como assistência de produção e edição; Já dirigi
um longa filmado em Los Angeles, que estou editando agora e outros vários
curtas, inclusive dois filmados em película. Fiz videoclipes e comerciais, mas
o que me interessa realmente é o sonho de fazer um cinema autoral”, continua.
Gravações dentro da floresta |
Nunca uma produção de cinema é simples e filmar na Amazônia
prescinde de uma boa logística, no entanto, até mesmo pela relação de Rudá com a
ilha, acabou ajudando para que tudo ocorresse com mais tranquilidade, bem
diferente do que ele vem experimentando em trabalhos feitos nos Estados Unidos.
“Foi um lugar fácil para filmar. Em Los Angeles e
qualquer local dos USA uma produção precisa de inúmeras autorizações. A indústria
do cinema nos USA, principalmente na Califórnia nos impõe uma série de limitações
que só serão superadas com dinheiro.
Lá, precisamos de dinheiro pra tudo. É
também um processo burocrático. Aqui nos filamos na maior tranquilidade.
Utilizamo-nos de luz natural para 95% das cenas, cenários naturais e figurantes
da própria Colares. Foi tudo muito divertido; muito diferente do processo
convencional de um "set" de filmagem. Filmar na Amazônia, nestas
condições, nos proporcionou certa espontaneidade criativa que acabou por contribuir
para a estética e filosofia de produção do filme”, revela.
A ilha de Colares por si só já nos traz o fator inusitado.
Rudá diz que muitas coisas “interessantes” aconteceram durante as filmagens e
destaca dois momentos. “Aconteceram muitas coisas maravilhosas, como a cena que
simulamos uma partida de futebol onde o personagem Ossanha tenta provar que mesmo
sendo homossexual "também" tem a sua masculinidade.
Milton Aires |
Filmamos de um
modo altamente espontâneo e criativo... na realidade filmamos uma verdadeira
partida de futebol, pra valer, com os atores no meio, até eu joguei ...
(risos). Outra cena curiosa foi uma cena que interpretamos uns rituais
performáticos que ocorriam no sítio da minha mãe em Colares. Iluminamos a cena
com luzes de fogueira (já que não existe luz elétrica no meio da floresta). A
cena foi um verdadeiro ritual por si só...”
Depois de toda esta jornada, tudo levou pouco mais de um ano
entre a produção e a estreia do filme, a única coisa que Rudá quer é mostrar o resultado para um público amplo “Pretendo exibi-lo o máximo possível.
Depois que um filme fica pronto a gente quer mostrá-lo e é essa a intenção. O
tamanho do filme, a sua duração (44min), porém, é muito peculiar, isso
dificulta qualquer intenção de comercializá-lo”, diz.
Luiz de Lemos |
E enquanto o Tambatajá de Marrí circula Rudá tenta
viabilizar outras possibilidades de trabalho com audiovisual por aqui.
“Conheci pessoas aqui que estão muito a fim de fazer cinema e isso é ótimo. Tenho outros projetos para a Amazônia e para Colares, mas eles ainda são incipientes e esperam que ocorram logo. E se eles rolarem com certeza irei trabalhar com algumas pessoas que estiveram no set de filmagem de Tambatajá de Marrí”, antecipa o diretor.
“Conheci pessoas aqui que estão muito a fim de fazer cinema e isso é ótimo. Tenho outros projetos para a Amazônia e para Colares, mas eles ainda são incipientes e esperam que ocorram logo. E se eles rolarem com certeza irei trabalhar com algumas pessoas que estiveram no set de filmagem de Tambatajá de Marrí”, antecipa o diretor.
O filme teve um baixíssimo orçamento de pouco mais de 20 mil reais e contou com uma equipe que já trabalhos importantes no circuito audiovisual paraense, além de outros profissionais convidados por Rudá. A produção teve apoio da Sol Informática, da Fundação
Tancredo Neves, RSCA Funds to Research. “E também de outros investidores como
Robério Oliveira, Gabriel Chaves, Ricardão (o seu Hippie) e Conan Transportes
Fluviais”,
finaliza Rudá.
Ficha Técnica
- Rudá Miranda, Diretor, roteirista, produtor e editor
- Tereza Miranda, produtora executiva
- Erik Boccio, Cinematógrafo
- Cezar Moraes. Primeiro assistente de câmera
- Lucas Escócio - Assistente de direção
- Micahel Pateras - segundo assistente de câmera
- Eliana Pires - segunda assistente de direção
- Marluce Jares - Figurino
- Michelini Penaforte - Maquiagem
- Aldo Cardoso - Eletricista
- Letícia Cardoso - Coordenadora de produção (e atriz)
- Beto Pêgo - Fotógrafo das cenas no rio de Janeiro
- Jaqueline Gaia - Assistente de Produção
- Betinho de Colares - Assistente de Produção
- Leo Chermont - Som Direto
- Shaun Burdick - Desenho de Som
Serviço
Tambatajá de Marrí, um filme de Rudá Miranda. Exibição neste
domingo, às 17h, no Cine Líbero Luxardo – Centur (Av. Gentil Bittencourt, entre
Rui Barbosa e Quintino Bocaiúva), e na segunda, às 19h, no IAP – Instituto de Arte do
Pará (Pça Justo Chermont, ao lado da Basílica de Nazaré. Entrada franca.
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