3.9.15

Amazônia na tela em todas as cores e linguagens

A comunidade audiovisual independente entrou em estado de êxtase com o anúncio do resultado da primeira Chamada Pública da Linha de Produção de Conteúdos destinados às TVs Públicas, que contemplou projetos de todas as regiões do país. A quarta-feira, 02 de setembro vai ficar na história. 

O Programa Brasil de Todas as Telas, uma parceria entre a Agência Nacional do Cinema – ANCINE, a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SaV) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), não abriu somente mais uma porta aos realizadores independentes brasileiros, mas deu um salto importante e histórico para o fomento da produção audiovisual fora do eixo!

Das 768 propostas, 94 foram selecionadas, contemplando 83 empresas independentes. Até aí nada de tão novo no ar, o que chamou atenção foi a participação da Região Norte, que concorreu com 30 projetos habilitados na fase final. Ficamos em terceiro lugar, junto com a região Sul, aprovando 18 projetos. Na região Nordeste, foram 16, na região Centro Oeste, 19 e no sudeste 23 projetos aprovados.

No Pará os projetos contemplados foram "Os Dinâmicos", série de animação, pela Central de Produção Cinema e Video na Amazonia, com direção de Afonso Galindo e Luciana Medeiros; “Amazônia ocupada”, da Green Vision, com direção de Priscilla Brasil, “Amazônia Postal”, da Rizoma Produções Audiovisual Ltda., com direção de Gustavo Soranz Gonçalves e Erlan Moraes de Souza; “As lendas da turma do Jambú”, da 3D Produções, com direção de José Paulo Vieira da Costa; “Aurá, eu sou de lá”, da Visagem Serviço de Produção de Video Ltda, direção de Ursula Vidal e Homero Flávio Fortunato e “Squat na Amazônia”, também da Visagem, com direção de Roger Elarrat.

Mestre Vieira e Os Dinâmicos, eles agora vão virar 
animação na Tv brasileira.
O diretor presidente da Ancine Manoel Rangel, comemorou. “É uma felicidade ver o interesse de todo o país para esse edital. Isso demonstra como o brasileiro precisa e quer se ver mais nas telas, se reconhecer no que assiste. 

Serão mais de 200 horas de programação inédita feita por talentos brasileiros, para brasileiros. Será a oportunidade de mostrar nossos diferentes sotaques, nossas culturas diversas – da periferia de uma grande cidade a uma aldeia indígena – que tanto nos une, quanto nos diferencia”, disse ontem em entrveista após a divulgação dos resultados.

O processo foi longo e iniciou com uma caravana de oficinas que foram realizadas em todas as regiões, aind ano início deste ano. Os realizadores tiveram a oportunidade de conhecer bem o edital, discutindo item a item da chamada. Fora isso também foram momentos de grande reflexão sobre a realização audiovisual brasileira, na qual as regiões fora do eixo sul sudeste sempre estiveram menos presentes.

Não à toa os realizadores da região encheram as redes sociais de depoimentos emocionados. Finalmente o reconhecimento chegando. É pra comemorar mesmo, mas é também pra arregaçar as mangas e produzir como nunca. Vai ser lindo demais ver na telinha a convicção e riqueza cultural da região norte. Parabens a todos os contemplados.

Para informações mais detalhadas, acesse: http://www.ancine.gov.br/sala-imprensa/noticias/programa-brasil-de-todas-telas-anuncia-resultado-da-linha-de-produ-o-de-conte 

Nenhum comentário: