9.9.15

Emanuel Franco mostra "Oratórios da Padroeira"

Inspirada na produção artesanal feita com a matéria prima do miritizeiro, a exposição tem curadoria do artista plástico Emanuel Franco e integra a programação especial do Banco da Amazônia em homenagem ao Círio 2015.

A exposição traz 12 oratórios feitos em miriti, confeccionados por artesãos do município de Abaetetuba. São diversos formatos e expressões artísticas. Cada oratório tem exposto uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

No cenário montado no Espaço Cultural, além dos oratórios, há imagens fotográficas documentais do processo de criação dos objetos, registros feitos nos ateliês dos artesãos durante o processo de confecção das peças e artefatos de miriti. 

Segundo Emanuel Franco, a escolha desses trabalhos ocorreu porque a produção artesanal com o aproveitamento da matéria prima do miritizeiro, conhecida como brinquedos de miriti, está presente desde os primórdios nas celebrações religiosas e festejos do Círio de Nazaré, tornando-se um dos ícones da visualidade popular típica dessa celebração. 

“Os objetos confeccionados com esse material constituem um universo diversificado de formas, cores e representações que vão desde o lúdico ao devoto, constituindo-se um acervo sinalizador da produção artesanal popular autêntica da região do nordeste paraense”, salienta o artista plástico. 

Além do “devoto” que se pretende despertar em cada visitante, a exposição também enaltece a crença familiar à padroeira da Amazônia, a qual está presente nos lares da comunidade católica através de um mobiliário em forma de oratório, que preserva imagens religiosas, algumas delas pertencentes a acervos históricos das famílias, servindo para celebrações, rezas, terços, novenas e outras formas de veneração à Virgem de Nazaré. A exposição irá de 9 de setembro a 19 de outubro e o público pode visitá-la de 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. 

Serviço
Exposição “Oratórios da Padroeira” abre nestaquarta, 9, a partir das 18h, no Espaço Cultural Banco da Amazônia – Av. Presidente Vargas, nº 800 – Campina – Belém Data de Visitação até 19 de outubro, sempre das 9h às 17h.

Nenhum comentário: