10.9.15

Banco da Amazônia anuncia programação no Círio

Cartaz do Círio mostra percurso da santa 
Embora esteja marcado para o dia 11 de outubro próximo, várias instituições já vêm, desde o ano passado, se preparando para celebrar a 223ª edição do Círio de Nazaré. Na última terça-feira, 8, foi a vez do Banco da Amazônia reunir a imprensa para falar do que preparou para as homenagens a santa padroeira dos paraenses, em 2015. Foi apresentada a camapanha do Círio, com cartaz e video institucional, reveladas as apresentações culturais, ações sociais e anunciadas algumas novidades.

Além da programação, as homenagens da instituição se estendem às peças de campanha de marketing, onde a cor verde do Banco e da Amazônia se destaca. No cartaz do Círio, por exemplo, é possível ver o percurso feito por Nossa Senhora de Nazaré desde a romaria fluvial até a chegada na Basílica. 

Os principais pontos do trajeto ornam todas as peças da campanha, saindo da Igreja da Sé, passando pelo Ver-o-peso, pelo Banco da Amazônia, onde a santa recebe a tradicional homenagem, passando pelo Teatro da Paz, até chegar a Basílica, compõem a campanha, além de comercial para televisão e mídias digitais, cartaz, ventarola, bonés, pulseiras, fitas e camisas. Segundo o gerente de Imagem e Comunicação,

Luiz Lourenço Neto, o tema faz referência ao sentimento onde todas as vitórias começam. “A campanha se inspirou na energia de quem acredita e por isso alcança. E a fé é quem possibilita este movimento”, relatou o executivo.

É assim mesmo, quanto mais se aproxima o segundo domingo do mês de outubro,  mais entramos no clima dos preparativos para a maior festa religiosa do povo paraense. Aos poucos as ações iniciam, os hotéis lotam suas reservas e pelas ruas, aquele cheiro de maniçoba invadindo as narinas. E isso sem falar das andanças de romeiros com a imagem da santa que seguem por vários lugares. As casas, vilas, condomínios, todos se preparam também para receber a santinha. 

E foi assim também que o Banco da Amazônia deu início, no dia 2 de setembro, a sua programação de homenagens ao Círio de Nazaré, promovendo peregrinações da imagem santa em suas agencias. A primeira delas a receber a ilustre visita da imagem da santinha foi a agência de Castanhal, uma das mais antigas da instituição.

A partir da próxima terça-feira, 15, as procissões irão percorrer as gerências executivas localizadas no Centro de Belém. A última parada, no dia 8 de outubro, terá a presença da Imagem Peregrina e realização de uma missa no auditório Rio Amazonas, na agência matriz, onde nesta semana foi anunciada toda a programação do Banco da Amazônia em homenagem ao Círio de Nazaré.

Música, fé e arte

Exposição “Oratórios da Padroeira” de Emanuel Franco
Dentro da programação, foi aberta, nesta quarta (9), no Espaço Cultural do Banco da Amazônia, a exposição “Oratórios da Padroeira”. Com curadoria do artista plástico Emanuel Franco, a mostra traz 12 oratórios feitos em miriti por artesãos de Abaetetuba, em diversos formatos e expressões artísticas. A exposição ficará aberta até 19 de outubro, das 9h às 17h. 

“A programação do espaço cultural é feita a partir do edital de ocupação, que inclusive está aberto a todos os artistas, até dia 17 de setembro”, explica Valmir Pedro Rossi, presidente do Banco da Amazônia. “Este ano também entramos com patrocinando ao Círio Musical, que é desenvolvido no Centro Arquitetonico de Nazaré”, disse o presidente em entrevista ao blog, que também esteve presente no almoço para divulgação da programação.

Abertura da Exposição “Oratórios da Padroeira”
A programação inclui também uma gincana social, que pretende angariar donativos, como alimentos não perecíveis, material de limpeza e higiene pessoal e material de primeiros socorros. Os donativos serão entregues à Casa de Plácido, espaço de acolhida de romeiros que vêm a Belém participar do Círio.

Aumentando o número de convites do banco este ano, para o Círio Fluvial, está prevista a participação de 300 pessoas, entre clientes, parceiros e empregados, com realização de missa, apresentações culturais e salva de fogos à Virgem de Nazaré.

Instituição recebeu jornalistas e executivos

Almoço do Círio. (Valmir Pedro Rossi, 
Dom Alberto Taveira e Executivos da Fundação Nazaré)
O almoço servido pela instituição no décimo quarto andar da agência matriz já é tradicional.

A deste ano reuniu executivos de meios impressos, rádios, televisões, portais de notícias e mídias digitais.

Todos foram recepcionados pelo presidente do Banco, Valmir Pedro Rossi, pelos diretores de Análise e Reestruturação, Marco Aurelio de Queiroz, e de Gestão de Recursos, Luiz Otávio Monteiro Maciel Júnior, além de gerentes executivos e colaboradores da gerência de Imagem e Comunicação. O arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, também esteve lá, acompanhado do diretor-coordenador da Festa de Nazaré, Jorge Xerfan.

“Nossa programação vai além das ações de marketing que uma instituição como o Banco da Amazônia deve empreender em um momento tão especial como este. O que realizamos durante o Círio é uma forma de homenagear os que vivem na região, fortalecer a cultura do povo paraense e cumprir com nossa missão institucional”, ressaltou Valmir Pedro Rossi, presidente do Banco da Amazônia.

Durante a Trasladação, haverá participação dos padres Gefissom Silva e Antônio Maria, além do Coral Vozes da Amazônia. No domingo do Círio haverá apresentação do padre Antônio Maria, grupo AMA e empregados do banco. Tanto na trasladação quanto na procissão do Círio haverá chuva de pétalas durante a passagem da berlinda. 

No Jantar de Adesão à campanha do Círio, também realizado todos os anos, o Banco pretende aumentar a participação dos convidados e, com isso, aumentar também a arrecadação de recursos com a venda dos ingressos. A renda será destinada para as obras sociais da Fundação Nazaré. Os convidados contribuem para a causa e, entre comes e bebes, também assistirão um show especial do cantor e compositor Vital Lima. 

Nenhum comentário: