18.9.15

Roguesi canta Tim Maia na Black Sou Samba

Mais de sete discos gravados, sucessos premiados e incontáveis regravações de sua obra, feitas por cantores de várias gerações. Marisa Monte, Skank, Paralamas do Sucesso e tantos outros. Conhecido no meio artístico como “síndico”, Sebastião Rodrigues Maia, o Tim Maia, é um dos mais importantes ícones da música brasileira. Homenageá-lo é uma das tradições da Black Soul Samba, que será cumprida logo mais (18), Tábuas de Maré, com o show de Roguesi e sua banda.

A voz rouca e o soul presente em seu trabalho fizeram dele um dos maiores músicos brasileiros.  Em 1957, criou junto com Roberto e Erasmo Carlos, o grupo Sputniks. Depois de passar seis anos nos EUA, voltou ao Brasil totalmente influenciado pela soul music e teve as ideias rejeitadas pela Jovem Guarda. Em 1968 ele lançou o primeiro compacto solo pela gravadora CBS. 

Já em 1969 lançou um compacto contendo “These are the Songs”,  canção que depois foi regravada pela cantora Elis Regina. Um ano depois ele lançou o primeiro vinil em formato LP chamado “Tim Maia” pela Polygram alcançando, durante 24 semanas, o topo das paradas no Rio de Janeiro.

Em 2015, os discos Racional I e II completam 40 anos de lançamento. Na época, ambos foram duramente criticados pela mídia e o sucesso de público foi restrito aos seguidores da seita Cultura Racional, a qual Tim Maia aderiu durante dois anos. Considerados hoje como antológicos, os discos são disputados por músicos e fãs de todo o mundo. 

A busca pelos discos que viraram raridade, se dá menos pelo teor da Cultura Racional, mas bem mais por sua qualidade musical, em faixas que refletem a construção psicodélica da musicalidade dos 70, como as quebras de tempo em “Universo em Desencanto”. 

Os discos também mostram Tim no auge de seu talento musical, como na clássica “Imunização Racional (Que Beleza)”, onde se encontram funk e soul de enorme qualidade, sendo gravada por Gal Costa no disco “Frevo Axé” de 1988.

A homenagem da Black Soul Samba ao músico começou em 2010 e teve participações de Roguesi em metade delas.  A cada show, Roguesi leva ao palco a emoção de interpretar as canções do ídolo Tim. "Sou um grande fã dele desde criança, Tim foi o cara que começou a Black Music por aqui", afirma o músico. No repertório várias fases de Tim Maia com grandes sucessos como “Que Beleza”, “Do leme ao Pontal” e “Acende o Farol”.

Completando a noite de homenagens,  o DJ Bernardo Pinheiro também se apresenta na noite desta sexta com um dos convidados da Black Soul Samba. O DJ preparou um set list especial com versões sampleadas das músicas de Tim Maia. Ao lado dele, Uirá Seidl, Kauê Almeida, Eddie Pereria e Homero da Cuíca se alternam nas picapes, garantindo o melhor da música brasileira - em todas as suas vertentes de soul - no Tábuas de Marés.

Novidades pro Círio - No dia 10 de outubro, na sexta-feira, que antecede o domingo de Círio de Nazaré, a edição especial da Black Soul Samba terá show inédito do pernambucano Di Melo, um do precursores do soul no Brasil. Organizado com o sistema de crowndfunding - financiamento coletivo, o show é aguardado por pesquisadores e entusiastas da música brasileira, em Belém. Até um documentário sobre a vinda do músico a Belém está sendo produzido.

Serviço
Homenagem à Tim Maia na Black Soul Samba - com Roguesi. Sexta-feira, 18 de setembro de 2015. Local: Tábuas de Maré - Rua São Boaventura, 156, Cidade Velha, próximo a Avenida Tamandaré
Ingressos: R$20,00. Informações gerais: (91) 98362 1793.

Nenhum comentário: