24.9.15

Palafita no pôr do sol e ao som de música latina

A festa é comandada pela banda Índios, que traz no repertório muita música latina. A partir desta semana toda quinta-feira, com ingresso a R$ 10,00, começando sempre no por do sol, às 18h, com discotecagem do DJ Fernando Wanzler, vulgo Boye em seguida, show da banda. É pra dançar e se divertir! O Palafita fica na rua Sequeira Mendes, próximo à Casa das Onze Janelas. 

A banda Índios promove um encontro de músicos da velha guarda, reunidos em prol da cultura popular paraense, levando ao público, desde guitarradas ao nosso carimbó, com trabalhos autorais, muita pegada pra fazer todo mundo arrastar o pé e fazer a poeira subir. Todas as quintas no Palafita, a partir do por do sol, com a abertura conduzida pelo DJ Fernando Wanzller que é expert no assunto. 

A formação atual da banda é Danilo D'Deus (voz principal), André Macleuri (guitarra, flauta e vozbaixo), Victor de Lima (guitarra e vocal), Pedrinho Batera, Jano Astete (guitarra e voz), Veudo Silva (percussão), Black Teo (baixo) e Ana Lu Aragão (dançarina). 

A banda Índios é uma criação de Danilo Índio, músico e compositor conhecido por ter inaugurado, nos anos 1990, o bar do Índio, que deu origem ao atual bar Palafita. Naquela época era comum a gente amanhecer por lá, embalados pelas redes disponibilizadas na beira do rio. Oh, tempo bom... de encontros, o mesmo que agora ele volta a nos propor! O show desta quinta-feira terá participação especial da pequena Maria de Nazaré, de 7 anos, que fará duas canções, dando apoio no vocal”, diz Danilo.

Danilo toca violão e já lançou o trabalho Dance Carimbó. Agora está lançando novas músicas, como "Na onda do Carimbó", "Maçariquinho de Maiandeua"(homenagem a Chico Braga), "Onça de Lumiar", "Carimbó da Matinta", “Carimbó na Aldeia", "Ilha do Curuá". São todas as músicas voltadas para nossa cultura, com exceção de ‘Onça de Lumiar’, que é voltada ao Xamanismo, existe um misticismo por trás dessa canção. 

Danilo Índio é um artista ribeirinho, tem residência na Ilha das Onças, mas mora entre Belém e o Rio de janeiro. “Tenho morada na ilha das Onças, do outro lado da baía do Guajará, mas no momento estou morando também na cidade velha. Vivo entre RJ e Belém, com planos de Europa ano que vem. É Deus que vai me levando, eu só obedeço”, diz ele sorrindo. 

O artista possui uma vida toda viajada pelo planeta e uma influência muito grande do country americano, que o leva a nomear algumas de suas criações de "Countrybó", uma fusão entre esses dois rítimos calientes. 

“Minha ideia de misturar inglês nas canções para justamente dar um impulso e levar esse carimbó bem longe e verdadeiramente cruzar as fronteiras”, diz ele que promete levar vários desses carimbos nas festas de quinta-feira, no Palafita. “Vou incluir ainda a oitava composição, com parceria de André Macleuri, ‘Lambada do ìndio’, que foi criada a poucos dias no corredor da Rádio Marajoara”, finaliza.

Nenhum comentário: