26.1.17

Ana Clara estreia um novo show na Casa do Fauno

Ana Clara  começa seu 2017 com um show, hoje (26), na Casa do Fauno. Desta vez, não será um pocket, formato de apresentação muito utilizado pela artista em 2016. Em quarteto, a cantora terá no palco a companhia de Lucas Padilha (violão e guitarra), Manuel Malvar (baixo) e Ulysses Moreira (bateria), além de trazer em participações, três guitarristas parceiros, Marcelo Damaso, João Lemos e Ed Guerreiro. A apresentação inicia às 22h, na Aristides Lobo, 1061, entre Benjamin e Rui Barbosa.

O repertório vai reunir faixas do EP Canções de Depois, de 2014, lançado em CD em edição independente e vinil pelo selo Discosaoleo, e do álbum homônimo, lançado no ano passado pelo selo Na Music. 

“Nas participações especiais, Marcelo Damaso vai tocar ‘Zelda’, ‘Polaroid sem cor’ e uma versão de ‘Bird on the wire’ (Leonard Cohen), que eu venho cantando nos shows desde o ano passado. O João Lemos vai fazer ‘Flores e Refrigerantes’, ‘Ele sabe dançar’ (parceria nossa) e outra versão que venho fazendo, de “These boots are made for walking” (de Lee Hazlewood, clássico na voz da Nancy Sinatra). O Ed Guerreiro é meu parceiro em “Souvenir” (música composta com a Sammliz), mas nunca a tocamos juntos. É a primeira vez que o Ed vai participar de um show meu e que vai tocar essa música comigo”, diz Ana Clara.

A cantora paralelamente às apresentações que pretende fazer ao longo do ano, também está buscando e preparando repertório para um novo álbum. Diz que ainda não tem nada específico, mas acredita que desta vez haverá mais composições suas no trabalho.

“Possivelmente tocando algo também”, complementa ela que toca “um pouco” de microkorg nos shows, mas que não chegou a gravar no EP nem no disco. “Das gravações todas, só toco em “Zelda”, single que lancei no ano passado em parceria com o Meio Amargo”, revela.

Ana quer iniciar o novo trabalho “de mansinho”. Ainda não há nem previsão para gravar. “Meu disco ainda é recente, ainda vou trabalhá-lo, e vou começar aos poucos a pesquisa pra definir a linha do que vem por aí”, diz. Entre os possíveis compositores para o novo disco, porém, ela já revela nomes.

“Tem muita gente que admiro, ainda tô pensando, mas desde já sei que gostaria de ter de novo algo do Toni Soares (que já gravei no EP e no primeiro disco) e andei conversando com o Ronaldo Silva, gostaria de gravar algo dele”, continua. 

Projetos e antigas parcerias se fortalecem em 2017

Antes do novo disco, Ana Clara pretende desenvolver um novo projeto com Lucas Padilha. “Temos muita afinidade e várias composições juntos, queremos gravar um álbum em parceria”, revela. 

Outra parceria feliz de Ana Clara, que se afirma cada vez mais ao longo dos anos é com o produtor, jornalista e guitarrista Marcelo Damaso.

“Conheço o Marcelo há muito tempo e antes mesmo do nosso relacionamento, já conversávamos bastante sobre música, temos muitos gostos em comum”, diz a cantora. Marcelo participa da banda, gravou o EP e o disco e em ambos há composições com letras dele (“O adeus veio depois” e “Céu em dois”, as duas com música do Marcel Barreto, que também participou das gravações). 

“Mas ele não assinou a produção musical desses trabalhos. Eu fiz a direção geral nos dois e a produção musical no EP ficou com a parceria do Ulysses Moreira (responsável pelas gravações e que é também o baterista que me acompanha) e no disco com o gaúcho Iuri Freiberger”, ressalta.

Marcelo Damaso, porém, está sempre presente, trazendo sempre muitas contribuições. 

“Conversamos muito sobre o assunto, tocamos juntos em casa, trocamos ideias, já compusemos juntos. Ele deve estar presente como parceiro no próximo trabalho, mas devo repetir o formato de assinar a direção geral”, revela. 

“Este ano, a banda vai passar por mudanças, com a ausência de pessoas que vinham trabalhando comigo. Ainda estou refletindo sobre os novos direcionamentos, ainda não defini o formato pra esse momento que vai chegar”, continua.

Trabalho na rádio traz referências e novos horizontes

Junto a tudo isso, Ana Clara também é radialista e leva, na Rádio Cultura, um dos programas mais bacanas, na minha opinião, o Caleidoscópio. “Eu amo trabalhar na Cultura”, diz logo. A também jornalista entrou na emissora pouco depois de se formar, em 2006, depois de fazer um teste, e ficou por lá dois anos até que saiu para fazer outras coisas, entre elas, morar fora um tempo, na Europa. Retornou a Belém, e voltou à rádio em 2012.

“Além de adorar a linguagem do rádio, é uma forma de me manter atualizada sobre a música produzida no Brasil e aqui no Pará. Eu acho que isso se mistura na minha formação. Cresci em casa ouvindo música paraense e brasileira, música erudita, jazz – e muitas vezes ouvindo Rádio Cultura. Na adolescência, comecei a me interessar também pelo pop e o rock”, comenta.

“Acredito que todas essas referências se misturam na minha atuação profissional. E a rádio me enriquece com novas descobertas e me coloca em contato com conteúdos que talvez eu não conhecesse por conta própria, fico a par de coisas que vão além do universo daquilo que gosto, do que ouço em casa. Acho importante”, afirma.

No Caleidoscópio, Ana também fala de outras linguagens que não só a música. Este é outro ponto alto para ela que tem oportunidade de trocar ideias e também se informar sobre outras artes. “Estar em contato com outras linguagens que me interessam e que também fizeram parte da minha formação é um privilégio. Trabalhar pesquisando, divulgando e desbravando expressões de arte e cultura”, finaliza.

Serviço
Show de Ana Clara - nesta quinta-feira, 26, a partir das 22h. Valor: R$ 10,00 - incluso na conta. Casa do Fauno - Na R. Aristides Lobo, 1061, entre Benjamin e Rui Barbosa - Belém-PA. Outras informações: 91 3088.5858.

Nenhum comentário: