2.1.17

Ana Lira expõe arte e política na Galeria do Mabeu

Obras criadas a partir de restos de campanhas eleitorais coletados em centros urbanos brasileiros. A exposição Não-Dito, de Ana Lira será aberta em Belém na próxima quarta-feira, 11,  às 19h30, no Museu de Artes Brasil-Estados Unidos (MABEU-CCBEU).  Abordando a crise de representação política, o trabalho da artista pernambucana é vencedor do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea (2015). A mostra fica aberta à visitação até 24 de fevereiro. 

Não-Dito resulta de um processo de pesquisa do projeto Voto!, no qual a artista explorou a atual crise de representação política brasileira, mapeando discursos criados por rasgos, escritos e colagens que foram deixados para trás pela população e transformados pela ação do tempo. 

O resultado foi materializado em 16 peças de acrílico, seis impressos em formato de santinhos eleitorais, sete cartazes, uma lona e um projeto audiovisual, além de materiais coletados nas ruas como panfletos, cartas-abertas, adesivos e cartilhas. A curadoria é de Pablo Lafuente e produção da Proa Cultural.

O conjunto discute as relações de envolvimento e transparência nos processos de representação e o desgaste dos formatos de atuação política. Assim, busca incentivar uma cultura de participação coletiva. Paralelamente à mostra, um grupo de estudos semanal, aberto ao público, vai debater os conteúdos que nortearam a pesquisa artística e propor relações com o cenário local.  

“A pesquisa exposta foi realizada no nordeste, mas a discussão proposta faz sentido em qualquer região do País”, observa Ana Lira, que desde o início do mapeamento, buscou tornar o debate universal e acessível a qualquer público. 

Durante o período expositivo, ela pretende ainda realizar um ciclo de intervenções artísticas nas ruas de Belém. “A proposta é que a exposição seja, ao mesmo tempo, uma plataforma de pesquisa para estudantes, artistas, pesquisadores e outros grupos interessados da cidade e uma forma de continuar desenvolvendo o próprio projeto”. 

A chegada da mostra ao Pará marca um novo formato de atuação do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea,  coma a fusão das regiões Norte e Nordeste como áreas de realização. “Visitei Belém e percebi a potência artística da região. A sequência do prêmio vai fomentar a participação de mais artistas baseados no Norte do País. 

A ida de Ana Lira ao Pará já proporciona trocas diversas com a comunidade artística local, com a equipe de mediação e com o público. Estamos felizes de promover essa articulação”, afirma o representante da Funarte Norte/Nordeste - Naldinho Freire.    

Ana Lira nasceu em Caruaru (PE). Vive atualmente em Recife e seus trabalhos tocam as relações de poder e as dinâmicas de comunicação no campo das narrativas visuais e das publicações independentes. Sua série Voto! foi exibida na 31ª Bienal de São Paulo em 2014.

Serviço
Não Dito, exposição da artista Ana Lira. De 11 de janeiro a 24 de fevereiro. Na Galeria de Arte do MABEU-CCBEU - Museu de Artes Brasil-Estados Unidos. Travessa Padre Eutíquio, 1309, Batista Campos, Belém. Visitação gratuita: segunda a sexta das 14h às 19h e sábado das 9h às 12h. Visitas de grupos e escolas: segunda a sexta, das 9h às 14h, com agendamento. Informações e agendamentos: (91) 3221-6116 ou (91)3221-6143.

(Holofote Virtual com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: