10.8.18

Amostra Aí muda rotina para contar suas histórias

In Bust
A programação do Espaço Cultural Casarão do Boneco, o Amostra Aí, será realizada no segundo e não mais no último sábado de cada mês, mantendo o foco no público infantil e a política de contribuição consciente do pague o quanto puder, oportunizando acesso de diferentes públicos. É amanhã (11), a partir das 18h.

Nesta edição, o evento conta com as contações de história “Ancestral-Es: Canticuentos Afrocolombianos”, com Karol Álvarez e David Cabezas, e “Uma história das histórias do boi bumbá”, com Ester Sá, além da apresentação de Dança Tradicional Argentina, com Sol e Abraão, além do espetáculo “Os doze trabalhos de Hércules”, com In Bust - Teatro com Bonecos.

A artista Ester Sá debruçando-se sobre a obra Boi Bumbá, auto popular do autor paraense Bruno de Menezes, que entre as década de 40/50 pesquisou essa manifestação em Belém do Pará. A pesquisa da atriz resultou no espetáculo narrativo “Uma história das histórias do Boi Bumbá”.

Trata-se de uma releitura poética dessa manifestação. A pesquisa, criação e adaptação do texto, a atuação e a produção são de Ester Sá. Os figurinos e adereços são de Maurício Franco, confecção de figurino de Nanan Falcão, sonoplastia de André Mardock, gravação da trilha, do Estúdio Guamundo, de Renato Torres, instrumentos de percussão tocados na trilha, de André Mardock e transposição de partituras de Armando de Mendonça.

Ester Sá
A segunda história traz dois viajeiros colombianos e pesquisadores da cultura afrocolombiana. “Ancestral- Es: Canticuentos Afrocolombianos” conta, canta e dança as vivências e histórias das comunidades afro em seu cotidiano, sua persistência e esperança. É um encontro com as raízes afro-colombianas, que tem direção de Karol Álvarez e David Cabezas, que se utilizam dos contos originais de Alfonso Córdoba. 

O público também vai conferir a dança tradicional argentina, com Abraão e Sol que viajam a 7 meses pelo Brasil e encerrar a programação vendo “Os Doze Trabalhos de Hércules”, da In Bust Teatro com Bonecos. Nesse trabalho, o grupo foi ao berço da cultura ocidental, pesquisou lendas e mitos, até chegar ao mais famoso episódio da vida de Hércules, grande herói da Grécia Antiga.

A construção dos bonecos e do material de cena foi feita com reutilização de material plástico descartável, e assim o público vai reconhecendo, durante o espetáculo uma série de vasilhames plásticos do cotidiano transformados em deuses e personagens mitológicos – sejam bonecos ou máscaras. É mais um espetáculo do grupo In Bust dentro da sua característica principal: humor transformado em divertimento e poesia, integrando bonecos e atores-manipuladores. No elenco, Adriana Cruz, Aníbal Pacha e Paulo Ricardo Nascimento, com texto de David Matos

Serviço
Mostra de teatro infantil – Amostra Aí – Sábado, 11 de agosto, às 18h. Av. 16 de Novembro 815 (http://bit.ly/OndeficaCdB). Pague o quanto puder.

Nenhum comentário: