24.8.18

Circular premiado na área do Patrimônio Material

O Circular é um dos vencedores do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2018, do IPHAN, na categoria Iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Material. Além do Circular, no Pará também ganharam o Museu Emílio Goeldi, com o projeto: OCA - Origens, Cultura e Ambiente, na mesma categoria, e o Letras que Flutuam, projeto belíssimo também, pela categoria Iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Imaterial. Outras iniciativas também foram premiadas no Ceará, Pernambuco, Bahia e São Paulo, somando oito ganhadores da 31ª Edição do Prêmio.

“Esse premio vem de uma instituição importante para o patrimônio nacional, concorremos com o Brasil Inteiro. É um grande reconhecimento. Estamos orgulhosos de termos sidos escolhidos junto com outros projetos de grande relevância, cada um em sua cidade”, diz Tamara Saré, atual coordenadora do Circular Campina Cidade Velha.

O projeto foi criado em 2013, por Makiko Akao, que coordenou o Circular até 2017. Em quatro anos, o projeto realizou diversas articulações com as áreas do patrimônio, cultura e turismo, e a cada circulação passou a reunir até 5 mil pessoas, que percorrem os espaços culturais parceiros, além dos museus, praças e espaços públicos que também integram o circuito.

“Ao longo dos anos o projeto se fortaleceu ao trazer a participação mais efetiva de moradores dos bairros históricos. Além de manter o formato já conhecido do público, com programações em um domingo, de dois em dois meses, também se firma como um projeto de reconhecimento na área patrimonial. Estou muito feliz e emocionada em termos chegado até aqui”, diz Makiko Akao, idealizadora do Circular.

O Circular Campina Cidade Velha é uma iniciativa da sociedade civil, na construção de uma região voltada à cultura que estimule cultural e, economicamente o turismo sustentável nos bairros da Campina, Cidade Velha e Reduto. A proposta do projeto além disso, é valorizar a área histórica, a melhor apropriação e utilização das estruturas e edificações ali existentes, subutilizadas, sobretudo nos finais de semana, estimulando a criação e fortalecimento de negócios culturais e associados.

“O circular tem trabalhado esses anos todos pra fazer com que formemos um ambiente mais próspero no âmbito da área da cultura e organização social da cultura. E que a gente possa estar gerenciando esse ambiente de maneira que todos que participem e que queiram aderir, façam parte de uma grande rede que pode deixar um legado par cidade, no sentido de bons produtos e de uma relação saudável entre moradores, gestores, poder público e iniciativa privada nesta área”, diz Tamara Saré, atual coordenadora do Circular.

A premiação vem afirmar a consolidação do projeto que em seu quinto ano de existência vem contando com o apoio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura e Edital do Banco da Amazônia, além de uma série de colaboradores, apoiadores e pessoas que a cada edição se juntam ao projeto.

“Com a missão de desenvolver a região de forma sustentável, o Banco da Amazônia vai muito além das ações de crédito e por isso apoia iniciativas como o projeto Circular, realizado em Belém, cidade que tem 402 anos e que, por sua tradição e importância, merece ser reconhecida e ter seu centro histórico valorizado por todos, pelos amazônidas e, agora, pelo Brasil. Parabéns a todos os envolvidos pela conquista desse importante prêmio”. Valdecir Tose, presidente do Banco da Amazônia que vem desde 2016 apoiando o Circular.

Um Fórum para o Centro Histórico de Belém

O Circular Campina Cidade Velha já realizou, de 2013 até este ano 23 edições, lançou um documentário, lançou quatro edições de sua revista digital e segue agora para realizar em setembro o Fórum Circular, que reunirá representantes da sociedade civil, iniciativa privada, da área da pesquisa e do poder público. 

O evento será realizado de 27 a 30 de setembro no prédio dos Mercedários/UFPA. As inscrições serão abertas de forma gratuita na próxima segunda-feira, 27 de agosto, pelo site www.projetocircular.com.br

Link para a noticia da premiação do IPHAN - http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/4782/premio-rodrigo-melo-franco-de-andrade-2018-ja-conhece-seus-vencedores

Nenhum comentário: