24.8.18

Projeções celebram o 34­º aniversário da Fotoativa

Uma seleção audiovisual em torno de memórias, pessoais ou coletivas, estão na IV Mostra de Projeções Fotoativa, nesta sexta, dia 24, a partir das 20h, na praça das Mercês, que faz parte da programação do X Colóquio Fotografia e Imagem que tem como tema “Arquivos e Outras Memórias”.

Para a mostra foram selecionados vídeos em suporte digital, com duração de até quatro minutos. A seleção foi realizada por uma comissão de artistas colaboradores da Fotoativa: Cláudia Leão artista, professora do curso de Artes Visuais da UFPA. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP; Felipe Mendonça videasta e artista visual, graduando do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará; Galvanda Galvão, videoartista, fotógrafa, professora, pesquisadora  de poéticas visuais e escritora, diretora da Sibila Filmes. 

“Qualquer tentativa de ocupação desses espaços públicos é uma possibilidade de criar, de abrir frestas. Desde o primeiro momento em que a Fotoativa vai para esse espaço, já têm tentativas de ocupação. Todas as ações são voltadas para o uso desse lugar. Mas o grande desafio é criar tensões, realizando cada vez mais ações externas”, diz Claudia Leão.

Foram inscritos mais de 90 trabalhos de  diferentes partes do país, que enviaram suas propostas a partir dos seguintes critérios: convergência com o tema Arquivos e Outras Memórias, proposto na chamada; tempo de vídeo e adequação à exibição em praça pública; além da força imagética e do ideário que cada vídeo carrega. 

O tema desta edição, Arquivos e Outras Memórias, propõe refletir acerca do universo dos arquivos, repertórios imagéticos e documentais que reservam, cada qual, sua singularidade. Ainda que lacunar e descontínuo, institucional ou pessoal, um arquivo sempre diz muito acerca das memórias de um lugar, desdobrando-se em histórias possíveis ainda inacabadas, lastros que abrem leituras sobre o nosso presente. 

Dentre inúmeras questões que nos interpelam, somos convidados a refletir sobre como nascem os arquivos, como são constituídos os acervos, de que forma se tornam suporte para a construção de narrativas; como se vinculam a uma localidade, a uma geração, a uma paisagem; como se atrelam a determinado espaço e dele reverberam leituras outras, contextuais, afetivas, políticas.

Serão exibidos: A Eterna Reforma – Filmes da Caverna, A Persistência do Arquivo Queimado – Felipe Pamplona,  Aniversário – Marina Feldhues, Aos que virão depois de mim – Armando Lima, Ay Aypire – Melquior Brito, Boi Pai do Campo – Luiz Adriano, Destino – Moysés Pantolfi, HUM – Andrés Boero, Líquida Natureza – Nailana Thiely, Marvin.Gif – Marvin Pereira, O amor é um exercício literário – Tarcísio Gabriel, Paulão – Lívia Uchoa, Quatro Gerações – Guilherme Bergamini, Solte – Jean Costa, Tá Difícil Atravessar – João Lin, Terra Sem Mal – Viviane Gueller, Tiamat – Marcela Antunes, Triste não, saudade – Mateus Sá.

O Colóquio teve início no último dia 22, em uma realização da Associação Fotoativa e Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará. Realizado desde 2002, o colóquio é um trabalho coletivo de instituições culturais parceiras, e em 2018 acontece nos espaços da Fotoativa, do Centro Cultural Sesc Boulevard, da Galeria Benedito Nunes e da Casa das Artes. 

Serviço
IV Mostra de Projeções Fotoativa nesta sexta, dia 23, a partir das 20h, na praça das Mercês. Entrada livre. Mais informações e a programação completa no: www.fotoativa.org.br/coloquio2018.

(com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: