12.8.18

O Bar do Parque está de volta à boemia da cidade

O boêmio voltou!
A noite de reabertura foi na última quinta-feira, 9, coincidindo com o início do XVII Festival de Ópera do Theatro da Paz, que apresentou a 1a récita de “La Vida Breve”, obra do espanhol Manuel de Falla, composta no mesmo ano em que inaugurava o Bar do Parque, 1904. Coincidência ou não, o boêmio voltou e foi assim...

Há coisas que marcam uma época em sua vida e acho que o Bar do Parque é uma delas na vida de muita gente, dos primórdios até hoje em dia. Saímos da ópera e fomos direto para lá, com a vontade irresistível de celebrar o retorno de um espaço de memórias afetivas e de encontros para nós, e saber o que vinha de novo com ele após tanto tempo fechado. Lá estava. Todo remodelado, mantendo todo o charme ou melhor, com o charme recuperado. O banheiro, por exemplo, está um brinco só (risos)! Encontramos uma cena bem diferente. 

Demorou. Foram dois anos entre o processo de licitação e reforma. Nos últimos sete meses, também foram selecionados e treinados os novos funcionários, e definidos os detalhes do  cardápio e novos mecanismos de atendimento. A iluminação, ainda em processo de finalização, valoriza o entorno e há outras novidades. No lugar das antigas mesas e cadeiras de ferro, mesas e cadeiras de estilo contemporâneo, com sombreiros.

Deck
Na lateral há um deck de madeira com mais mesas. Outra novidade é um cadastramento de cliente que se faz para as mesas. Oi? Não  precisamos fazer, não havia mesa disponível. Lotado, desde a tarde, quando caiu, inclusive uma super chuva. Fomos para o quiosque, o melhor lugar para encontrar quem chegava ou passava por ali, curioso ou feliz com a volta do bar. 

O estilo Art Nouveau do quiosque permanece. A reforma envolveu adequação do sistema elétrico, hidráulico e sanitário do bar em si e dos banheiros feminino, masculino e o vestiário dos funcionários, no subsolo.  

"Muita gente perguntava se aqui seria um restaurante. É um bar mas servindo comidas e há pratos executivo para o almoço.  E estamos com dois chefes o Paulo Anijar e Darlan Claudino, trazendo um cardápio regional, além dos drinks de autoria do Marcos Médice", diz Diogo Gama, um dos sócios, junto com Ricardo Aguilera e Fauzy Gorayeb. 

Ray, um dos garçons da antiga que permaneceu contrtado
Os preços do cardápio variam de médio para alto. Além de petiscos e pratos há também café da manhã, servido das 7h às 10h, com tapioquinhas, pães, sucos. Cervejas e chopp no valor de mercado. Uma porção de unha de caranguejo, com quatro unidades, sai por R$ 18,00. Não vi ainda nem a cara e nem senti o sabor de nada, quando provar alguma coisa eu falo pra vocês. Caipirinha tá cara, custa entre 15 e 20 reais, e há ainda vinhos e destilados. 

“A gente já namorava bastante a ideia de renovar esse lugar. Nossos pais eram frequentadores. Estamos pensando em programação cultural. Enfim, foram meses de trabalho. Investimos nosso emocional também nisso, diz Diogo.  Pergunto se o bar pode voltar a ser 24 horas. “Por enquanto não temos como fazer  essa logística... por enquanto. Pela licitação tem que fechar meia noite, mas podemos ir até mais tarde nos finais de semana", continua. 

Conceito e gente jovem reunidos

Sid Manequim
Para manter a estrutura funcionando, três equipes se alternam nas 18 horas de funcionamento. Houve processo de seleção para chegar aos atuais funcionários. Da turma antiga, ficaram apenas dois garçons, Walter Menezes e Raymundo Barros (Ray), que trabalham no local há 30 anos. 

Alberto Araújo, consultor na área da hotelaria foi responsável por montar e treinar a equipe de mais de 60 pessoas envolvidas nos serviços de atendimento, cozinha e segurança do bar.  Trouxe como unidade conceitual do bar a mistura entre os elementos do passado, da Petit Paris, com os do momento de hoje sob o olhar da diversidade e questões de gênero.

“Investigamos o histórico do Bar do Parque e uma das coisas que estamos trazendo como símbolo é o chapéu, que na época os homens usavam. E fomos buscar pessoas com um perfil do nosso mundo de hoje. Chegamos a personalidades marcantes. Quem foi chamado, passou por treinamento de três meses”, diz Alberto. 

 “Tem negra de tatuagem no rosto, andrógena, bad boy, anão e travesti. Não é mais só a clientela que será diversa, nós que estamos no atendimento, também” diz o transformista Sid Manequim, já conhecido no "metier" da cidade. 

“Estou muito feliz com essa oportunidade, será uma maneira de quebrar paradigmas de algumas pessoas que nunca tenham tido contato com alguém de corpo politico, aparentemente gay, como eu”, continua. “Acredito que a experiência será engrandecedora e muitas surpresas virão. Haverá dias em que também devo apresentar alguns números no deck”, diz Sid, que tem 25 anos e que há 11 anos atua como Drag Queen. 

Juliana
Juliana Xavier, 21, é de Capitão Poço, e se diz animada, por que esse é seu primeiro emprego de carteira assinada. “A minha cidade não é muito desenvolvida, e lá eu não tinha muitas oportunidades, por isso resolvi vir pra Belém pra conseguir um emprego e poder ser independente, e também poder estudar. Será um desafio, nunca tinha trabalhado nessa área”, diz ela.

Juliana quer fazer faculdade de Fisioterapia e não tinha nem ideia do que era o Bar do Parque. Na época em que soube do recrutamento, Juliana foi conversar com alguns amigos e todos disseram que o lugar estava abandonado e perigoso. 

“Eu enviei meu currículo e vim para a entrevista. Estou aqui, encantada. Conheci o Bruno Pellerin, e ele me deu algumas entrevistas para ler e me contou varias histórias do bar.  Também fui conversar com o jornalista Euclides Farias, que me passou informações bacanas, enfim eu me preparei para estar aqui e espero que isso de impulso a minha vida”, finaliza.

Wendd Evelym
Também foi selecionada para trabalhar como atendente, a Wendd Evelym, 20. “É surpreendente. Eu não conhecia essa história do Bar do Parque, e isso me fez conhecer mais também sobre a minha própria cidade. Aqui estou lidando com vários públicos, é uma ótima oportunidade, estou amando toda essa diversidade, dá para trocar ideias e conviver com os colegas, uma experiência única”, comemora. 

Serviço
Bar do Parque - Praça da República, Av. Presidente Vargas - Belém-PA.  Aberto de terça a domingo, das 7h à meia noite, sendo que pode ir até umas 3 da madrugada nas sextas e sábados. 

Nenhum comentário: