29.8.18

Werne Souza abre mostra "Operárias" em Icoaraci

São 10 delicadas esculturas que carregam em si uma narrativa contundente da opressão e ao mesmo tempo da resistência feminina. A abertura é neste sábado, dia 1º de setembro, Na Casa do Artista, em Icoaraci. A programação conta com sarau de poesia com os poetas Marcílio Costa, Antônio Moura e Harley Dolzane, além de um coquetel elaborado por Auda Piani, inspirada em sua pesquisa sobre cozinha e ancestralidade. Itinerante, a exposição segue para a Olaria do Espanhol, no dia 9, e depois chega a Belém, na Casa das Artes, onde ficará aberta ao público de 17 a 21 de setembro, sempre com entrada gratuita.

Corpos femininos são temas recorrentes na arte, muitas vezes criticada por ser apresentada de forma passiva e submissa. A obra “Operárias”, criação do artista Werne Souza, premiado pelo Programa SEIVA da Fundação Cultural do Pará, revela corpos moldados em argila e envolvidos em tecidos. A expressão gestual transmite o estado psicológico das mulheres trabalhadoras nas fábricas, sensibilidade e submissão diante da opressão do patriarcado, ao mesmo tempo em que traz a força para romper com o papel do homem provedor, papel este que por muito tempo garantiu valor e poder masculino. 

Outros artistas dignificaram ofícios como da costureira, cozinheiras, lavadeiras. Werne Souza usa os tecidos envelhecidos associando ao trabalho na indústria têxtil, revestindo a obra também de ideologia. Opressão com resistência. A relação com o têxtil simbolicamente vincula a memória das operárias/grevistas da indústria do vestuário em Nova York no início do século XX, portanto não surgiu por acaso o tecido e os fardos onde as mesmas estão sentadas.

"Operárias"
A representação da violência contra a mulher é expressada também nos remendos do corpo, que mostram visivelmente a mumificação da mulher. Os tecidos escondem e mostram as mutilações do corpo e da alma. Além das referências de gênero essa produção levanta questões como memória e identidade e suscita outro debate interessante que relaciona o fazer tradicional com a criação de uma obra de arte contemporânea. 

A interação com a produção ceramista o esforço de homens e mulheres que dedicam a sua vida a uma produção cultural é evidenciada, revelando um vínculo com a ancestralidade que se refaz no cotidiano das olarias. Compostas com suportes em tecido, os quais também retratam os retalhos dessa existência, as obras traduzem os fardos da luta contra a violência, a exploração e o cerceamento da liberdade sexual.

Outra vertente explorada pelo projeto é o redimensionamento de ideias na produção de arte contemporânea, criando obras com características que usam suportes e/ou lugares diferentes dos tradicionais, incluindo arte em espaços não convencionais. Assim, a exposição “Operárias” pode ser vista três em lugares distintos e com especificidades na forma de expor uma obra de Arte.

Werner Souza:  criação e montagem Na Casa do Artista
Na Casa do Artista e na Olaria do Espanhol, em Icoaraci, serão exploradas as possibilidades estéticas relacionadas aos novos espaços alcançado pela arte contemporânea. Já na Casa das Artes/FCP, a mostra chega ao nicho institucional, sendo exposta de maneira mais convencional.

A escolha do espaço de uma olaria do Paracuri/Icoaraci como troca experiências sobre técnicas utilizadas na cerâmica e realização de uma exposição está permeada de simbolismo. Durante o processo foi exercitado a interação da produção das esculturas com o fazer ceramista nas olarias. Ainda em junho foi realizada Na Casa do Artista um roda de conversa: “Encontro entre A Arte a Ciência e a Sapiência na Cerâmica”, reunindo em diálogo Mestres ceramistas, professores e estudantes de arte da UFPA, artistas e pesquisadores, corroborando para o entrelaçamento de conhecimento e concepções, ancestralidade e contemporaneidade.

Serviço
Exposição “Operárias”, de Werne Souza. Abertura, dia 1º de setembro, às 19h, no espaço Na Casa do Artista – Icoaraci - até 8 de setembro. Olaria do Espanhol, no dia 9 de setembro - Icoaraci. Na Casa das Artes – De 17 a 21 de setembro - Belém. Mais informações: 98891.3224.

Nenhum comentário: