8.1.19

Ateliê Jupati comemora o 1o ano na Cidade Velha

Ateliê Jupati (corredor interno). Foto: Cláudio Ferreira
A comemoração traz ações de fotografia. Nesta terça-feira, 8, às 19h, tem bate papo com Salim Wariss, nos dias 12 e 13, a 1a Foto Feira Jupati, com os fotógrafos Fátima Queiroz (SP), Faustino Castros (CE), Jorge Ramos, Nailana Thiely e Ursula Bahia, e segue a exposição Encontros e afetos em Belém, Mano de Carvalho.

A programação também se estende às comemorações dos 403 anos de Belém, que serão completados no dia 12, mas hoje (8), o papo fotográfico é com Salim Wariss, que falará da sua experiência como fotógrafo de procissões e celebrações religiosas, além de seu trabalho voluntário junto à guarda de Nazaré. O fotógrafo abordará seu trabalho autoral, e estará disponível para trocars idéias de como registrar esses atos e a importância de um estudo prévio sobre o assunto. 

Salim começou a fotografar em 2012, já na captura digital e no decorrer da carreira acabou enveredando pelo fotojornalismo e à fotografia documental. O desejo de mostrar a realidade e congelar momentos especiais são sua busca constante.

“A fotografia foi um dom que Deus me deu. E sendo um presente divino, sempre a coloquei à disposição daqueles que o precisam. Foi assim na Cruz Vermelha e na Camisa 33”, diz Salim, que atua de forma voluntária a trabalhos junto a Arquidiocese de Belém e à Guarda de Nossa Senhora de Nazaré.

Uma feirinha criativa para a fotografia

Obra de Nailana Thiely
Já nos dias 12 e 13 a festa será criativa, comemorando o primeiro ano do Ateliê Jupati, nos 403 anos  de Belém. Haverá venda de diversos produtos como Calendários fotográfico, Cartões Postais, Fotografias Fine-art, Fotos emolduradas e muito mais.

a primeira Foto Feira Jupati proposta da fotojornalista e empreendedora Ursula Bahia que tem como objetivo mostra as diversas plataformas de fazer fotografia, a criatividade vem diferenciar o mercado fotográfico, com o advento do digital a fotografia se “banalizou” o mercado saturado de imagens e novos “fotógrafos”, com isso o mercado vem exigindo novos formas de apresentar a fotografia autoral, documental, de paisagem e etc. 

Com isso é o Ateliê Jupati tem a proposta de mostrar ao público o que esta correndo na cena fotográfica. Com a participação da Fotógrafa Paulista Fátima Queiroz, do Cearense Faustino Castros e dos Paraense Jorge Ramos, Nailana Thiely e Ursula Bahia.  Traz uma variação de produtos diversos para presentear, colecionar e utilitários como Calendários fotográfico, Cartões Postais, Fotografias Fine-art, Fotos emolduradas e muito mais.

A proposta do Ateliê é de apresentar 4 edições por ano da Foto Feira Jupati, focando as datas principais comemorativas da fotografia dia 8 de janeiro dia do fotógrafo, dia 19 de agosto dia da fotografia e 2 de setembro dia do repórter-fotográfico.

Ursula Bahia
A primeira Foto Feira Jupati, idealizada pela fotojornalista e empreendedora Ursula Bahia, tem como objetivo mostrar as diversas plataformas de fazer fotografia com a criatividade, o que ela acredita diferencia o mercado fotográfico. Úrsula discute que o digital banalizou o mercado da fotografia,  hoje, segundo ela, saturado de imagens e novos “fotógrafos”.

"Por isso, o mercado vem exigindo novas formas de apresentar a fotografia autoral, documental, de paisagem e etc. O Ateliê Jupati tem a proposta de mostrar ao público o que esta ocorrendo na cena fotográfica", diz a fotógrafa que também é a gestora do atelier.

A feirinha traz uma variação de produtos diversos para presentear, colecionar e utilitários como calendários fotográfico, cartões postais, fotografias fine-art, fotos emolduradas e muito mais. A proposta do Ateliê é de apresentar 4 edições por ano da Foto Feira Jupati focando as datas principais comemorativas da fotografia, como essas e ainda 19 de agosto, Dia da Fotografia, e 2 de setembro, Dia do Repórter-fotográfico.

Mano de Carvalho expõe Encontros e afetos em Belém

Obra de Mano de Carvalho
E segue aberta, no Jupati, desde dezembro, indo até 30 de janeiro, a exposição "Encontros e afetos em Belém", do fotógrafo paraibano Mano de Carvalho, que revela amizades que estavam ‘guardadas’ na memória como fotografias esquecidas em um acervo pouco visitado.

Após encontros no mundo virtual, estas fotos foram redescobertas e reacenderam afetos, mas a mostra é também o resgate de trabalhos antigos de Mano de Carvalho. Traz fotos do início de sua carreira, captadas ainda em câmeras analógicas. Há material recente, feito com equipamento digital – câmeras e smartphones –, tudo em preto e branco, retratando pessoas de várias cidades do Brasil, de lugares por onde o artista paraibano passou nesses 28 anos dedicados à fotografia, incluindo alguns anos de fotojornalismo.

Serviço
Nesta terça-feira, 8, às 19h, bate papo com Salim Wariss. E Foto Feira Jupati, nos dias 2 e 13, das 9h às 17h. A exposição Encontros e afetos em Belém, de Mano de Carvalho, segue aberta até dia 30 de janeiro. O Ateliê Jupati fica na Trav. Gurupá nº 250, entre Dr. Rodrigues dos Santos e Cametá, Cidade Velha.

Nenhum comentário: