16.1.19

Obra inédita sobre migração portuguesa no Pará

O historiador Antonio Valente Guimarães e sua obra 
‘De Chegadas e Partidas: migrações portuguesas no Pará (1800-1850)’ estuda as dinâmicas migratórias portuguesas para o estado do Pará entre os anos de 1800 a 1850, os deslocamentos, as redes e trajetórias pessoais e familiares dos migrantes. O livro, do historiador Antônio Valente Guimarães, será lançado nesta sexta-feira, 18, no Cabana Clube, em Barcarena. 

O período escolhido pelo autor é marcado por acontecimentos que envolveram o processo de independência, a adesão do Pará e a Cabanagem, movimentos políticos marcados fortemente pelo antilusitanismo. Para o professor Luiz Guimarães, o lançamento na Vila dos Cabanos, é uma grande oportunidade para conversar com professores, estudantes, moradores, que também chegaram ao Pará no processo migratório. 

A história das migrações pelo mundo revela personagens incríveis, exemplos inspiradores de vida que carregam lições. É o caso do português Fortunato Alves de Souza que migrou para o Brasil nos anos 1830. Ele se estabeleceu no Pará, onde adquiriu imóveis nas cidades de Belém e Barcarena. Não foi fácil iniciar a vida em terra estrangeira, mas o migrante que chegou aqui pobre voltou rico para Portugal.

Fortunado é uma das figuras centrais da obra, que está dividida em quatro capítulos e tem um farto documentário histórico. A pesquisa foca na questão da migração de portugueses que fugiram de pressões políticas ou da pobreza e encontraram vida nova em Belém e Barcarena em um período de crescimento na região. Mas a época estudada (1800-1850) é marcada por conflitos no Pará, sendo o principal deles a Cabanagem, movimento popular que toma o poder no estado, por meio da luta armada.

Em meio aos fatos políticos, econômicos e sociais da época, os migrantes portugueses exercem um papel importante no estado. Luiz Guimarães fez um levantamento de mais de 1300 nomes de lusitanos que chegaram por aqui nessa época. “Estudar migração é procurar entender essas lógicas que mobilizam os indivíduos ao logo do tempo”, explicou o pesquisador. “No caso da minha tese, é mostrar uma série de indivíduos portugueses em busca de fazer fortuna e viver outras experiências”, completou, ao dizer também que o livro aborda um tema contemporâneo e conta histórias de sucesso e de fracasso.

Filho de Barcarena, o autor se dedicou intensamente a conhecer ainda a vida de Fortunato, o homem que herdou propriedades no estado como o antigo Casarão do Cafezal, que foi demolido no município. "Ele participou na capital da fundação da Associação Comercial do Pará e do Grêmio Literário Português. Fortunato foi um indivíduo que teve uma vida longa e deixou rastros. Talvez ele seja esse indivíduo que conseguiu realizar o sonho do migrante: fazer sucesso, carreira e fama em dois países”, finalizou Luiz Guimarães, também chamado carinhosamente de professor Leno, em Barcarena. 

Serviço
Lançamento do livro De Chegadas e Partidas – migrações portuguesas no Pará. Nesta sexta-feira, 18, às 20h, na Sala Vip do Cabana Club – Vila dos Cabanos – Barcarena. O preço do livro custa R$ 60,00.

(Holofote Virtual, com informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Barcarena - Márcia Ferreira e Evandro Santos)

Nenhum comentário: