17.8.20

FICCA terá troféus assinados por Paulo Emmanuel

O jornalista e caricaturista, Paulo Emmanuel é o artista convidado este ano para criar os troféus, que serão concedidos pelo V Festival Internacional de Cinema do Caeté – FICCA, em homenagem a ativistas culturais e de direitos humanos paraenses. 

São quatro nomes de grande relevância quando se fala em direitos humanos. Os três primeiros são Padre Bruno Sechi, que nomeia o prêmio de Melhor Longa Metragem, foi criador da República de Emaus, e defensor dos direitos das crianças e adolescentes;  Cláudio Cardoso, escritor e cordelista, ativista cultural literário, defensor dos direitos dos escritores paraenses, é o Prêmio de Média Metragem e o de Curta Metragem, recebeu o nome de Egídio Sales Filho, advogado defensor de grandes causas de direitos humanos no Pará, desde o caso dos padres e posseiros do Araguaia.

"Ainda não fiz algo assim e como o convite foi feito na semana passada, ainda estou pensando, mas sei que vai ser algo diferente. Eu conhecia o Cláudio Cardoso, a gente estava vendo umas reproduções para o livro dele, e os demais homenageados, eu só conhecia de vista, mas são todos pessoas muito importantes e foram grandes perdas. Acho legal a ideia de homenagear", diz o artista.

O FICCA também distingue o cinema documental e vai homenagear outro ativista de direitos negros, afroreligiosos, e de trans, falecido muito antes da Pandemia, o professor e doutor em artes, Arthur Leandro, ex-professor do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará, tendo sido também titular no colegiado setorial de culturas afro-brasileiras, o representando no Conselho Nacional de Política Cultural. 

“A Amazônia é a cereja do bolo das corporações militares e dos grandes grupos econômicos que decidem as políticas públicas internas e as relações diplomáticas do Brasil com os países mais ricos do mundo, razão pela qual os interesses que estão em jogo na Região são capitais para a luta política que travamos de forma criativa e do combate que fazemos com este festival em rede solidária de parceiros como o artista Paulo Emanuel, também ele um ativista cultural da panamazônia”, esclarece o criador e curador do FICCA, Francisco Weyl.

Cartunista está em pré-venda do novo livro

No momento, além de se dedicar a criação dos troféus para o FICCA, Paulo Emmanuel também cuida da pré-venda do livro Humor nos tempos do Golpe, que fica aberta vai até o lançamento. E quem comprar até essa semana será caricaturado no livro. O livro sairá pela IOEPA, com lançamento numa programação especial da Feira Pan Amazônica do Livro, em dezembro.

“Enquanto não entregar o PDf definitivo está aberto, depois disso é aguardar o lançamento e terão uns brindes do estúdio”, diz Paulo Emmanuel que pensa na possibilidade de sorteio de uma peça.

Nascido em Manaus e radicado em Belém, Paulo Emmanuel atua com arte gráfica, diagramação e ilustração de livros, caricatura, modelagem, escultura em miriti e massa de biscuit, animação em stopmotion. É um cartunista com uma longa história, desde a década de 1980, com fanzines  revistas impressas como Pentelho, Humor Sapiens, PUM, ZambraZine, tendo sido cartunista da página dominical Xibé  (A Província do Pará), ao lado de Rony, Junior Lopes, Atorres, J. Bosco, Biratan Porto, Ropi, Luiz Pinto, Félix, e Walter Pinto.

Também fez diversas ilustrações e designers para livros infantis, e de adultos, organizou exposições de cartuns, e conquistou prêmios em salões locais, nacionais e internacionais, como Bélgica e Piracicaba. Em sua trajetória inquieta e inconformada, professasse bicolor, com muito orgulho, e muito amor.

Serviço
O V FICCA recebe inscrições até o dia 7 de Setembro, sendo os prêmios enviados a partir de Belém, até o final de Março de 2021. Mais informações em ficcacinema@gmail.com ou pelo WhatsApp (035) 19 3699.7887. 

Nenhum comentário: