17.8.20

Kamara Kó expande a galeria em ambiente virtual


Foto: Raio Verde
Como espaço aberto para repensar e dialogar com a história, a arte está nos ambientes virtuais para conectar pessoas, e a mudança de perspectiva dos últimos meses acelerou um processo de virtualização, das relações aos encontros por afinidades nas redes. Com esse olhar, a Kamara Kó lança sua Galeria Virtual nesta quarta, dia 19, a partir das 19h, no site kamarakogaleria.com.br, como plataforma de convergência da arte fotográfica paraense.


O espaço presencial, localizado no bairro da Campina, em Belém, desde 2011, sempre foi uma referência com o objetivo de difundir a fotografia contemporânea e promover conexões entre fotógrafos, colecionadores, críticos e interessados nos processos criativos dos artistas da Amazônia. A presença on-line também busca manter a proximidade entre as pessoas que já circulavam no espaço, considerando que essa aproximação pela arte ficou mais favorável com a frequência com que se convive com a web nos tempos atuais, em diferentes países. 

“É uma proposta que desde 2018 vinha acalentando, pois o avanço da tecnologia de informação encurtaria qualquer distância geográfica, principalmente para uma galeria de arte na região Norte”, conta Makiko Akao, fundadora da galeria. 

A galeria ganha assim uma visão ampliada de mundo, com maiores possibilidades de interações nacionais e internacionais, motivando e valorizando a produção paraense. “Hoje em dia as mudanças vem muito rápidas, e a Covid-19 acelerou ainda mais. Penso que haverá ou já está havendo muitas mudanças em todas as áreas, e é claro no formato de galeria de arte também. Acho que é um momento de refletir, repensar e reestruturar nossas ações”, diz Makiko.

O acervo de obras reúne autores consagrados e talentos emergentes, respeitando os direitos autorais, numeração e tiragem certificadas pelos artistas e pela galeria. No segmento educativo, há oferta de cursos, palestras e encontros regulares com profissionais de várias áreas, buscando fomentar a produção, difusão e a crítica sobre o fazer fotográfico e suas implicações.

O novo site continua com projetos especiais da galeria como o Coletivo de Dezembro, Minha Primeira Obra e Experiência Curatorial que iniciou em 2019; e agora em 2020 inicia os cursos on-line coordenados por Miguel Chikaoka. São projetos voltados para construir encontros entre os artistas, curadores, pesquisadores de arte, todos colaboradores da galeria e público em geral.

Inscrições abertas para oficinas e cursos on-line

Foto: Ana Mokarzel
O programa de cursos e oficinas promovidos pela Kamara Kó Galeria tem como propósito acolher pessoas interessadas em conhecer e praticar as possibilidades da fotografia (do fazer fotográfico) enquanto lugar de construção e exercício do pensamento crítico e expansão do ser no campo do sensível. 

Estão abertas para os próximos meses inscrições para os cursos De Olhos Vendados, iniciação à fotografia, até 5 de setembro, com Miguel Chikaoka, que também ministra Fluxos de Trabalho, que inscreve até 12 de setembro. Ainda neste ano, a Galeria Virtual recebe também o curso A Imagem no Regime Estético da Arte Contemporânea, com Alexandre Sequeira, com inscrições no site até 03 de novembro.

O desenvolvimento das atividades ofertadas pelo programa de cursos da galeria, seja de iniciação, aprimoramento ou reflexão, pauta-se no diálogo entre as linguagens do conhecimento e da arte. O tema norteador de cada atividade é trabalhado ao longo do percurso como um fio guia que se lança, em território aberto, de forma fluída e porosa, formando um corpo pulsante à medida que avança rumo ao objetivo proposto. “O cuidado na condução se coloca no sentido de propiciar ao coletivo uma vivência única porque leva em grande conta o conhecimento que se produz na troca de experiências e percepções de cada participante”, diz Miguel Chikaoka.

Serviço
Lançamento on-line da Kamara Kó Galeria Virtual nesta quarta, dia 19, a partir das 19h, no site kamarakogaleria.com.br. Exposição on-line Minha Primeira Obra, até dia 20 de setembro. Inscrições aos cursos: De Olhos Vendados, iniciação à fotografia, até 5 de setembro; Fluxos de Trabalho, que inscreve até 12 de setembro, ambos com Miguel Chikaoka; e o curso A Imagem no Regime Estético da Arte Contemporânea, com Alexandre Sequeira, com inscrições no site até 03 de novembro.

(Com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: