1.8.20

V FICCA recebe inscrições de filmes até setembro

Estão abertas as inscrições para o V Festival Internacional de Cinema do Caeté – FICCA.  Pela segunda vez, o festival será “sediado” na Escola Superior Artística do Porto, ESAP, em Portugal, entre os dias 8 e 10 de Dezembro de 2020.

O FICCA nasceu em Bragança do Pará, Amazônia, Brasil. Caeté homenageia ao rio que margeia o município, localizado há cerca de 2h da capital Belém, capital paraense, na região Norte do país. Há dois anos, o evento vem sendo realizado a partir da cidade do Porto, em Portugal, passando a receber o apoio da Escola Superior Artística do Porto, ESAP. As inscrições dos filmes que concorrerão à seleção no V FICCA, serão realizadas apenas via e-mail (ficcacinema@gmail.com), até 7 de setembro de 2020. O regulamento está disponível no blog do festival, assim como a ficha de inscrição .

O Festival Internacional de Cinema do Caeté dialoga com projetos autorais, poéticos, e musicais, articulados a uma pratica de consciência estética, e de resistência, ecológica, política, urbana, e rural, e que carecem de espaço para ecoar mensagens. Inverte a lógica do mercado, substituí a relação hierárquica pela construção colaborativa do conhecimento, e se materializa de forma coletiva, via redes solidárias - de compartilhamento de conhecimentos/práticas que envolvem e reconhecem as comunidades locais. 

A partir da troca de olhares, e experiências, reúne criadores de diversas linguagens, e circula entre centro e periferia, escolas, comunidades quilombolas, espaços culturais, religiosos, e acadêmicos. Educadores e estudiosos, pesquisadores, e fazedores da arte poética, da resistência, e da educação popular, contra-hegemônicos, entram em simbiose, numa experiência de caráter político, estético, artístico.

Prêmios

O V FICCA irá distinguir o Melhor Longa (Acima de 60 minutos);  Melhor Média (Entre 20 e 60 minutos); Melhor Curta (Menos de 20 minutos); Melhor Documentário (Livre temática e tempo). Os filmes distinguidos como vencedores de cada categoria receberão um DIPLOMA emitido pela Escola Superior Artística do Porto – ESAP, sendo que a organização não fornecerá passagens, hospedagem, alimentação, transporte e diárias, para os representantes dos filmes concorrentes participarem do festival.

Mostras

Os filmes vencedores serão exibidos em sessões organizadas pelas entidades parceiras do certame, no Brasil e em Portugal, sendo ainda disponibilizados parcial ou integralmente em sites, redes, plataformas colaborativas que apoiam o V FICCA.
Entre estas atividades, está prevista a MOSTRA NEGRO FICCA, que seleciona e exibe filmes de autores negros e/ou de temáticas a partir da arte e da resistência negra, podendo estes serem escolhidos entre os filmes concorrentes ao V FICCA ou entre as obras de realizadores negros, e/ou de temáticas negras, que venceram e/ou participaram das quatro edições anteriores do festival.

Realização

Realizado pelo Cineclube Amazonas Douro, em parceria com a Escola Superior Artística do Porto, o V FICCA.

Apoio 

Centro Cultural Cineclube Casa do Professor Praia de Ajuruteua - Bragança; Holofote Virtual; Associação Cultural de Capanema; Academia de Letras do Brasil – Seccional Bragança; ECATU; Rosa Luxemburgo (Centro Cultural e Biblioteca Comunitária); Coletivo Cultural Águas do Caeté; Instituto Saber-Ser Amazônia Ribeirinha; Rádio Web Idade Medi@; Associação Remanescente Quilombola do América; Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos; Associação Nacional de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde; Conselho Nacional dos Cineclubes Brasileiros – CNC.

Mais informações: http://ficcafestival.blogspot.com/

Nenhum comentário: