27.8.20

Instalação "Cobra Norato" reabre espaço cultural

Aos poucos, a vida cultural de Belém vai aderindo ao "novo normal". Hoje (27), a instalação Cobra Norato reabre a programação do Espaço Cultural do Banco da Amazônia, uma inauguração restrita aos artistas, curador e diretoria da instituição e, amanhã (28), às 9h, abre as portas ao público, respeitando os protocolos de saúde como prevenção à Covid-19. O projeto selecionado pelo edital de Artes Visuais 2020 da instituição é fruto de pesquisa sobre esta antiga lenda amazônica ainda culturalmente presente  em diversos municípios paraenses.

Fotografias e um cenário amazônico formam a instalação assinada por Alessandro Pinheiro, Carla Duncan e Oteb Provos White, artistas que somam talentos no coletivo Pupunha com Café. O grupo trabalhou com materiais recicláveis, grande parte de miriti, como forma de ambientar os visitantes nas cidades de Abaetetuba, Cametá e Oeiras do Pará, cidades por onde os pesquisadores passaram, registraram e mergulharam na lenda de Norato. 

O grupo vem construindo uma trajetória voltada para às artes visuais, "com foco no meio ambiente, sustentabilidade, reciclagem, e capacitação através de cursos e oficinas, reflorestamento, defesa em primeira instância do ecossistema, ecologia, fauna e flora, populações ribeirinhas, quilombolas e indígenas e em defesa da Amazônia como polo de equilíbrio da estabilidade ambiental do planeta”, resume, Oteb Provos White.

Para o Banco da Amazônia, a abertura da exposição Cobra Norato, além de marcar a retomada das atividades do Espaço Cultural, possibilita que, uma vez mais, a instituição demonstre seu compromisso com a responsabilidade socioambiental. “Procuramos sempre apoiar ações que fomentam a sustentabilidade, que envolvam temas ambientais e de qualidade de vida, que conscientizem a população para a necessidade de preservação do meio ambiente. E essa exposição vem ao encontro disto”, explica Ewerton Alencar, coordenador de patrocínio do Banco da Amazônia.
            
Visitas poderão ser agendada pelo site

A mostra abrirá para o público nesta sexta-feira, 28, com visitação de segunda a sexta-feira seguindo sempre orientações de prevenção, não sendo permitidas, portanto, aglomerações de qualquer natureza. Além da ambientação física, o público também poderá conhecer a exposição em ambiente virtual, no site do projeto, que agrega ainda informações detalhadas sobre todo o processo de construção e produção da instalação.

Será também, por meio do site, que as pessoas e grupos poderão agendar, com antecedência, uma visita. De acordo com os organizadores, esta é ainda uma ferramenta providencial para um momento diferenciado em que instituição e artistas somam esforços para que todos os protocolos de segurança sejam observados em prol da saúde da comunidade, sem perder de vista a importância de estimular a produção cultural.

Serviço
Exposição Cobra Norato e lançamento do site do projeto. Abertura: dia 27 de agosto de 2020 | Visitação: 28/8 a 2/10/2020, de 9 às 16h | Espaço Cultural Banco da Amazônia - (Av. Presidente Vargas, 800. Centro).

(Holofote Virtual, com informações da assessoria do projeto)

Nenhum comentário: