15.2.22

Lia Apolaro reúne inspirações em livro de poesia

O 1o livro de poemas da escritora barcarenense foi lançado em 2021, com eventos que ocuparam a Biblioteca Firmo Cardoso e o Espaço Coisas de Café, no município. Não pude estar presente, por motivos de pandemia, mas a seguir apresento a vocês, Lia Apolaro, filha de Genaro Apolaro, imigrante italiano que deixou o nome registrado na história de Barcarena (PA) ao comandar, em 1974, a captura de uma baleia que foi imortalizada depois, na letra de “Lambada da Baleia", de Mestre Vieira, o criador da guitarrada.  

Em "Inspirações", Lia revela em tom plural e romântico lugares, momentos, pessoas e coisas que lhe despertaram o gosto pela escrita poética. “A obra reúne desde as ingênuas rimas da adolescência até o jogo mais comprometedor dos versos ocultos nas entrelinhas dos poemas maduros da fase adulta. 

A proposta do livro despertou no professor e escritor Adriano Gomes, a vontade de me presentear com a editoração da obra, e como um ato de pura gratidão, eu o escolhi para prefaciar a obra”, conta a poeta, que  entrou lembra de ter entrado em contato com a leitura e a literatura muito cedo por meio dos livros doados por tios e amigos de sua família. 

Ela diz que sempre viveu rodeada de histórias e de música por toda parte e que os nove irmãos, aliás, são músicos, enquanto ela enveredou pelos caminhos da literatura. “Desde muito cedo, eu já expressava o meu intuito de publicar um livro para que mais pessoas fossem alcançadas pela leitura dos meus textos. Sempre muito comunicativa, fazia questão de criar as histórias ou poemas e compartilhar com as pessoas”, comenta ela, hoje casada com o professor e sociólogo Paulo Melo, e mãe de dois filhos, um casal.

O primeiro livro veio cerca de 40 anos depois que ela escreveu seus dois primeiros contos, na infância. 

“Inspirações” reúne uma coletânea de vinte e cinco poemas, alguns resgatados da fase da adolescência e outros mais recentes. Aos poucos, a ideia de publicar um livro foi ganhando vida. Ao montar a primeira boneca, ela teve certeza de que a realização do sonho estava próxima.  

“A arte do livro ficou pronta e então partimos para a elaboração da capa. É nesse momento que entra em cena o fotógrafo Helly Pamplona, meu amigo e grande incentivador, que me presenteou com diversas fotos de borboletas, dentre as quais escolhi a imagem que mais me chamou a atenção. O trabalho de editoração foi feito por Adriano Gomes. Barcarena ainda é muito carente no que se refere a esse tipo de trabalho, o que, sem sombra de dúvidas, é um dos grandes motivos para que muitos de nossos escritores permaneçam no anonimato”, revela. 

Envolvida com literatura, em seu município, ela promoveu, em novembro de 2018, o projeto "Liberte a poesia", desenvolvido numa cafeteria, em Barcarena. Foi um sucesso. A proposta inicial de libertar os poemas de dentro de uma gaiola, era incentivar a leitura e divulgar algumas de suas produções, mas as coisas tomaram outras dimensões e repercussão e a gaiola contendo poemas passou a visitar escolas, eventos religiosos, festividades no município, faculdades e até mesmo o hospital.  

Lia conta que o movimento cultural em Barcarena por muitos anos girou em torno de alguns grupos e segmentos específicos, faltando incentivo e apoio para que todos pudessem se organizar e buscar reconhecimento e valorização. 

“O que me inspira a escrever é a certeza de que somente assim bons sentimentos e ideais verdadeiros de paz, amor e empatia serão eternizados e compartilhados com um número maior de pessoas, até mesmo de uma maneira que o alcance não pode ser mensurado. A poesia que era somente minha, agora pode ser de tantos quantos se sentirem representados por minhas palavras”, conclui.

Bem vindo! Curtiu a postagem?

O Holofote Virtual é um espaço independente de comunicação e cultura e existe desde 2008.  

Colabore com o blog:

Chave Pix: 

lume.com@gmail.com (Luciana Medeiros / Itaú ag. 0936)

Contato

(91) 98134.7719 (Wap)

Para seguir

https://www.instagram.com/holofote_virtual/

Nenhum comentário: