1.2.22

Cacá Carvalho e o teatro mínimo italiano em SP

Neste final de semana, Cacá Carvalho estará no palco do Sesc Pinheiros, com "Leonardo da Vinci – a Obra Oculta", obra de Michele Santaremo, expoente do teatro mínimo italiano, que propõe em o conceito do espetáculo lido em cena. Esta é a segunda parceria entre os dois. Em 2016, Carvalho montou sua versão de A Próxima Estação - Um espetáculo para ler. A nova temporada é para quem estiver em São Paulo. A estreia será nesta quinta, 3 de fevereiro, às 20h.

O espetáculo reflete sobre a passagem da vida para a morte a partir das invenções do artista italiano renascentista.  “Esse é um trabalho de leitura. É um desafio grande e curioso. Tudo você exprime pelo ritmo do texto, pela qualidade do dizer, no valor que dá às pausas, às vírgulas”, revela o ator Cacá Carvalho, que é dirigido por Márcio Medina.  Em cena, apenas uma cadeira e uma estante de partitura.  O ator também não faz deslocamentos ou grandes gestos. “A pesquisa sobre o teatro lido é muito séria porque quando você tira os efeitos, a cenografia, o trabalho ativa a imaginação do espectador. Esse teatro é uma experiência que coloca o espectador ativo”, diz Carvalho

No texto de Michele Santaremo, Leonardo da Vinci é protagonista, mas nada do que acontece é real. Como inventor, depois de criar tantas máquinas, se debruça na pesquisa para a máquina ideal, capaz de modificar a realidade. Suas obras são caminhos de estudos em que propõe a suspensão do tempo e, consequentemente, da morte. “O ser humano passa a vida inteira sem saber que ele está vivendo para morrer. São reflexões que o levam a descobrir o que é o sentimento, o tempo que criamos. A obra oculta é essa: a obra de si mesmo que precisa cuidar porque vai acabar”, finaliza Cacá Carvalho.


Em novembro de 2021, por conta da pandemia, este trabalho ganhou uma versão em filme, gravada na Casa das Caldeiras, em São Paulo, e ficou em cartaz on-line, no YouTube da produtora Corpo Rastreado. A versão virtual foi indicada ao prêmio APCA de teatro. 

Cacá Carvalho - ator e diretor. Nasceu em Belém do Pará, onde começou a estudar teatro. Em São Paulo, participou da Piccolo Teatro de São Paulo e da montagem de “Macunaíma”, de Mário de Andrade, com direção de Antunes Filho. Na Itália, na cidade de Pontedera fez diversos espetáculos sob direção de Bacci, como “O Homem com a Flor na Boca” e “Um, Nenhum, Cem Mil. Em São Paulo, com o Teatro della Toscana - Teatro Era de Pontedera, fundou a Casa Laboratório para as Artes do Teatro, que manteve por 14 anos. No Brasil, em parceria com Roberto Bacci dirigiu “O Homem Provisório”, a partir de “Grande Sertão: Veredas” e “A Ingratidão é Fria como o Mármore”, estudo sobre “O Rei Lear”, de Shakespeare, entre outros. 

Michele Santeramo – é dramaturgo e escritor italiano. No seu país, ganhou o prêmio Riccione de Teatro, Prêmio Associação Nacional de Críticos de Teatro e o Prêmio Hystrio de Dramaturgia. Escreveu “Il Guaritore”, com o qual foi indicado ao prêmio UBU de Melhor Novidade Italiana. Em 2012 escreveu e produziu “Uma história do amor e do futebol”. Publicou o romance “La revincita” e escreveu “Alla Luce”. Ele conduz oficinas de dramaturgia.

Ficha técnica 

Com Cacá Carvalho

Texto Michele Santeramo

Ilustrações Cristina Gardumi

Direção no Brasil e espaço cênico: Márcio Medina

Assistente de Direção: Victor Mendes

Iluminação: Michele Bezerra

Operação técnica: Fabio Retti e Kenny Rogers

Designer: Danusa Carvalho

Colaboração Artística: Roberto Bacci

Assessoria de Imprensa: Canal Aberto | Marcia Marques

Produção no Brasil: Corpo Rastreado 

Produção Executiva: Thaís Venitt

Realização Sesc - Agradecimentos ao Centro per la Sperimenrazione e la Ricerca Teatrale della Fondaziine Teatro della Toscana - Teatro Nazionale, que produziu a versão italiana do espetáculo.

Serviço 
Leonardo Da Vinci – A Obra Oculta Com Cacá Carvalho De 3 de fevereiro a 5 de março de 2022. Quinta, sexta e sábado, às 20h. *Nos dias 19 e 26 de fevereiro, excepcionalmente às 18h. Ingressos: R$ 30 (inteira), R$ 15 (credencial plena/meia) Local: Auditório (3º andar) Duração: 70 minutos. Classificação: 12 anos. *Informações sobre venda de ingressos no site www.sescsp.org.br

Gostaram da postagem? 

O Holofote Virtual é um espaço independente de comunicação e cultura e existe desde 2008. 

Para colaborar:

Chave Pix: lume.com@gmail.com (Luciana Medeiros / Itaú ag. 0936)

Contato para serviços de comunicação, permutas, anúncios, parcerias:

WhatsApp: (91) 98134.7719

Para seguir :

Nenhum comentário: