15.2.22

Os Falsos do carimbó lança novo single no Apoena

Foto: Marcelo Leal

"De cima do rio Maguari" estará, nesta semana, nas plataformas digitais, e ganha um show de lançamento, no sábado, 19, às 21h, no Apoena. O grupo reúne Melk Moraes, Hugo Caetano e Lucas Di Freitas, primos sanguíneos, que tocam em diversos grupos de carimbó da Vila de Icoaraci, distrito da cidade de Belém. 

O show vem focado na força da tradição rítmica do carimbó, mas com uma visão no futuro, reunindo os elementos tradicionais do pau e corda com uma sonoridade contemporânea de quem vive o carimbó urbano, trazendo os curimbós e  maracas junto a um banjo artesanal,  saxofone e guitarra. O repertório é composto de musicas autorais e dos mestres e mestras de sua convivência que são suas referências. 

A família que forma o grupo carrega uma tradição e atua desde a década de 1980 neste território com o grupo Irmãos Coragem, acreditando no carimbó como um estilo de vida. Além de um ritmo tradicional do nosso Estado do Pará, é também um conjunto de ações que fazem dele uma cultura. A linguagem sonora comunica ao mundo o modo de vida amazônico, coloca no protagonismo poético os trabalhadores e trabalhadoras anônimas e os saberes ancestrais de mestres e mestras. 

Depois de um ano jogando bola "Os Falsos do Carimbó" voltou às atividades nos palcos com a reabertura das casas de show, aos domingos na sagrada roda de Carimbó do Coisas de Negro, e esse ano tocaram no II Festival de Carimbó de Icoaraci, que teve toda a sua programação em formato de live, e No Psica Festival já com a formação atual.

Músicos:

Melk Moraes (Melkinho) – Banjo, Curimbó, Maraca Efeitos

Hugo Caetano (Kamundongo) – Banjo, Curimbó Maraca

Samara Cheetara – Maracas, Efeito

Arilson DiPreto – Curimbó, Congas, Atabaque

Lucas Di Freitas ( Pescada)  - Banjo, Curimbo, Maracas.

Jhon Machado (Lion) - Curimbó

Participações especiais: 

Mestre Ney Lima pela Paz

Ariel de Icoaraci

Ararê Cia de Dança do Ventre

Irís da Selva

Dan Luz

Produção Executiva e Artística:

Bruna Suelen

Ana Oliveira

Texto: 

Hugo Caetano

Revisão e Edição: 

Bruna Suelen/Samara Cheetara/ Melk Moraes/Lucas Di Freitas.

Serviço

Show de lançamento neste sábado, 19, no Espaço Cultural Apoena - Duque de Caxias, 450 - altos. Ingresso R$ 15,00. Participação do Mestre Ney, Ariel de Icoaraci, Ararê Cia de Dança do Ventre, Íris da Selva e Dan Luz. 

Curtiu a postagem? 

O Holofote Virtual é um espaço independente de comunicação e cultura e existe desde 2008. 

Para colaborar:

Chave Pix: lume.com@gmail.com (Luciana Medeiros / Itaú ag. 0936)

Contato:

WhatsApp: (91) 98134.7719

Para seguir:

Nenhum comentário: