24.8.22

Boulevard & Gardênias no Margarida Schivasappa

Inspirada na peça “Paparazzi”, do dramaturgo Matéi Visniec e seu universo de desencanto, a performance Boulevard & Gardênias, criação coletiva, estreia em sessão única, nesta quarta-feira, 24, a partir das 20h, no Teatro Margarida Schivasappa.

Por Nando Lima
(diretor do espetáculo).

Em cena, o Ator/Manipulador Jef Cecim e o performer Dudu Lobato, que conduzem-se entre imagens quebradas e personagens falsos, ideias grotescas e inclinações ao bizarro do cotidiano. Tudo ali, é material para a destruição, para estilhaços de linguagens, um pastiche feito de teatro de formas animadas, de vídeos, músicas, sonoridades eletrônicas, textos “nonsense” e absoluta rebeldia avessa ao bom mocismo vigente, a chatice do mundo e das artes atuais, não há aqui mensagens edificantes nem corretas, não há bandeiras nem “lugar de fala”.

​A reunião desses artistas incluindo a mim, na direção, deu-se no Estúdio REATOR no início de 2019, lugar/laboratório onde se exercita o desmanche das regras, o experimentalismo, e as dificuldades de sempre buscar o frescor e o prazer do desconhecido e das releituras, de virar ao avesso obras e artistas que admiramos.

Nesse caso específico, olhamos também para Arthur Omar, Tadeusz Kantor, Pedro Cabrita Reis, além de revisitar "LIMITE" o filme de Mário Peixoto. Não temos pretensão de inventar novidades, mas somos despudorados na deglutição, o risco é nossa pauta, e por isso resolvemos nos apresentar no Projeto Pauta Livre da Fundação Cultural do Pará.

Para tanto nos reunimos novamente agora em agosto de 2022, e repensamos todo o trabalho, nossa Boulevard agora será o palco do Teatro Margarida Schivasappa completamente desconstruído, cenograficamente nossa exploração unirá recursos tradicionais da maquinaria, porém virada ao avesso e para tal usamos o metaverso Second Life para fazer uma maquete virtual, ter uma pré-visualização do espaço cênico e aprimorar a encenação.

​Como resultado a performance surgida: “Boulevard & Gardênias” apoia-se no “vaudeville” porém num tom distópico, perto do sarcasmo, que tenta desencarcerar também os espectadores da vitrine das vaidades em que nos acostumamos a frequentar. Buscamos exacerbar os subtextos, as ironias, em busca de um tratamento de choque; ou como diria o Jef, - Choque de monstros!​

Monstros materializados nas figuras e personas como a “TransHumana Máquina de Bebidas”, composta com um velho manequim e uma caixa de som, ou “Gertröix, a Polaca” uma “boneca de vestir”, objetos de interação que são próteses para os performers Dudu e Jef, delinear suas ações e colocarem as intenções em movimento.

Compondo a cenografia Imagens de vídeos grafitam texturas sobre placas de poliestireno, situando ou insinuando essa realidade polidimensional, criando um ambiente, um “plano geral” construído durante a ação pelos performers que algumas vezes aparecem com máscaras de animais, pontuando quase uma fábula que tramita entre o fogo da luz solar e a escuridão urbana.

Entre brancas flores macias e perfumadas e o asfalto negro e rígido, situa-se a condição humana, a percepção, o sensório, as regras e o caos das atitudes diárias, vivemos em uma época avassaladora. Nossa humanidade está sob ataque, a pergunta é – E quando foi que não estivemos? Quando essa condição/cidade foi outra?

Boulevard & Gardênias, deplora os gestos dos velhos humanos que se refletem nessa poça turva, a urbe coalhada de becos onde pisamos nas tábuas de palcos podres, e então e por isso sugerimos: queimem os teatros, não precisamos deles.

SERVIÇO

​Performance: Boulervard & Gardênias

Onde: Teatro Margarida Schivasappa - Edital Pauta Livre - Fundação Cultural do Pará.

Quando: 24 de Agosto 2022

Hora: 20H

Ingressos: 10,00 (meia para estudantes)

Ficha Técnica

Confecção de objetos | bonecos = Jef Cecim

Figurinos = Jef Cecim | Nando Lima

Costuras = Telma Lima   

Cenografia | iluminação = Nando Lima

Montagem de iluminação = Claudio Castro

Portaria = Cristina Pessoa

Fotografias = Dudu Lobato

Vídeos = arquivos REATOR - Jef Cecim - Dudu Lobato

​Citação = "LIMITE" Mario Peixoto (1931)

​Sonoplastia = Nando Lima

Pesquisa musical = Nando Lima | Jef Cecim | Dudu Lobato

Citações ambiente sonoro = Felix Blume - Hisoul - ToileTROLLtube

Músicas

Boulevard Of Broken Dreams - autores Al Dubin / Harry Warren voz Marianne Faithfull

As Tears Go By - autores Keith Richards | M. Jagger | A. Oldham voz Marianne Faithfull

Longo Caminho do Sol  autores   J. Silva | C. Dinucci | T. Salgado Harres | E. Climachauska

Vozes Jards Macalé | Romulo Fróes

Trevas - autor/voz  Jards Macalé

Ne me Quitte Pas - autor Jacques Brel - voz Maysa Matarazzo 

Dos Gardenias - autora Isolina Carrillo - voz Ibrahim Ferrer

Voulez-vous de la canne à sucre - autor H. Varna, Léo Lelièvre

Voz Joséphine Baker feat. Adrien Lamy

"Die Moritat von Mackie Messer" - autor Kurt Weill, Bertolt Brecht

​Atomic Flash Deluxe - autor/voz Nina Hagen

Agradecimentos 

Sandoval Gomes Santos

Apoio

Padaria Camões - Holofote Virtual

Produção

Estúdio REATOR

Direção

Nando Lima

Personas

Homem 1 e Homem 2

Les Animäuxxx

Gertröix, a Polaca

“The MAN”

Maka

Le Pyrogirl

FulAninha, a Colegial

MaryGanJá!

Bøllan, a Drag

Nina ChïPhony

Die Mënsch-Mäschinë, a máquina TRANSMANO

Dona Peïda

Seu Brøkø

Participação especial

Mortinha da Silva e Nua de Fudê.

(Holofote Virtual com Estúdio Teatro)

Nenhum comentário: